Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Maria Martins conquista primeira medalha feminina

A portuguesa Maria Martins foi ontem a terceira classificada na prova de scratch do Campeonato da Europa de Pista, em Apeldoorn, Holanda. É a primeira medalha do ciclismo feminino português em Europeus de elite.

Maria Martins conquista a primeira medalha do ciclismo feminino português

A prova de 10 quilómetros, 40 voltas à pista, foi disputada em ritmo elevado, mas sem grandes ataques ou mudanças de velocidade. As movimentações mais fortes aconteceram nas últimas dez voltas.

Maria Martins
Maria Martins à direita – Foto: Bettini – UEC

Maria Martins esteve sempre atenta, seguindo as adversárias mais conceituadas nos momentos fulcrais da prova. Já dentro da última volta, a corredora ribatejana teve a frieza e a inteligência para aproveitar uma nesga na parte de dentro da pista, ultrapassando por aí a espanhola Ana Usabiaga, chegando, assim ao terceiro lugar. A britânica Emily Nelson conquistou o título europeu e a irlandesa Shannon McCurley ficou com a medalha de prata.

Foi a primeira vez que Portugal conseguiu subir ao pódio de um Campeonato da Europa de Elite no setor feminino. “A Maria esteve muito bem durante toda a corrida, tanto na gestão da energia ao longo da prova como na capacidade para esperar pelo momento certo para atacar a medalha”, explica o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Maria Martins e Gabriel Mendes

Maria Martins “Esta medalha é muito especial”

Esta medalha é muito especial, por ser a primeira em elite, mas também por surgir ao cabo de uma época muito longa. Significa que estamos no bom caminho para aquele que é o principal objetivo, lutar pela qualificação olímpica em omnium. Este resultado funciona como uma motivação extra”, confessa Maria Martins.

Rui Oliveira alcançou um resultado de relevo

Rui Oliveira foi o outro português em pista na jornada de arranque deste Europeu. O gaiense também alcançou um resultado de relevo, sendo o quinto classificado na prova de eliminação. “Foi uma corrida muito nervosa e muito exigente. Houve necessidade de vários momentos de recolocação. O Rui esteve muito bem, regressando à pista com um resultado que considero muito bom”, assegura Gabriel Mendes.

A prova de eliminação foi ganha pelo italiano Elia Viviani, que foi acompanhado no pódio pelo francês Bryan Coquard, segundo, e pelo polaco Filip Prokopyszyn, terceiro.

Hoje novo dia de competição

A Equipa Portugal compete novamente na jornada de quinta-feira. O sub-23 Iuri Leitão estreia-se entre a elite às 18h30, na disciplina de scratch. Às 19h25 Maria Martins compete em eliminação.

Texto: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta