MARTA CARVALHO UMA AFIRMAÇÃO DAS SUB-23
As corredoras sub-23 foram as mais fortes na geral absoluta da Taça Carlos Silva e Sousa, segunda prova da Taça de Portugal Feminina, disputada hoje em Albufeira.
Marta Carvalho (Cantabria Deport/Rio Miera) foi a primeira a cortar a meta, seguida pela vencedora da Volta a Portugal Feminina Cofidis de 2023, Valeria Valgonen (Soltec Iberoamerica).
Num percurso de 77 quilómetros, o pelotão de elite e sub-23 chegou praticamente compacto à reta da meta, mas duas corredoras arrancaram com maior poderio e discutiram entre si a vitória, com o pelotão a ficar-se pela disputa do terceiro lugar.
Leia também
CICLISMO INTERNACIONAL DENTRO DE FRONTEIRAS
Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
Duelo entre duas sub-23 Marta Carvalho e Valeria Valgonen
Num duelo entre duas sub-23, Marta Carvalho levou a melhor sobre a russa Valeria Valgonen, ambas com 2h00m44s, menos dois segundos do que o grosso do pelotão.
A terceira sub-23 foi a argentina Julieta Benedetti (Maiatos), primeira na geral da Taça nesta categoria.
As melhores corredoras de elite cruzaram a meta no pelotão principal, com mais dois segundos do que as melhores do dia.
Entre a elite venceu a ucraniana Kateryna Velychko (Matos Mibility/Flexaco Cycling Team), que é também a primeira na geral da Taça.
Seguiram-se Celina Carpinteiro (CDASJ/Cycli’Team Município de Albufeira) e Susana Freitas (Vertentability Cycling Team).
As juniores cumpriram 64 quilómetros e a melhor foi Rita Tanganho (CDASJ/ Cycli’Team Município de Albufeira)), mas o comando da Taça pertence a Bruna Gonçalves (Cantanhede Cycling/VESAM).
Maria Coimbra venceu nos 51 quilómetros destinados às cadetes, assumindo a primeira posição na Taça de Portugal.
As melhores veteranas foram:
Susana Alemão – master 30;
Irina Coelho (CDASJ/ Cycli’Team Município de Albufeira) – master 40 ;
Rosa Marques (Academia Ciclismo do Alto Minho) – master 50;
e a master 60 Leontina Palhas (Vertentability Cycling Team).
A correr em casa e como equipa organizadora, a CDASJ/ Cycli’Team Município de Albufeira ganhou por equipas, embora a geral coletiva seja encimada pela formação Matos Mobility/Flexaco Cycling Team.
O ciclismo vai pedalar do Algarve para o Alentejo, onde, em Moura, vai disputar-se, neste domingo, a terceira prova da Taça de Portugal Feminina.
A Corrida da Liberdade começa às 10h00.
As corredoras de elite e sub-23 irão enfrentar 95,3 quilómetros, as juniores 76,6 quilómetros, as cadetes e as masters terminam a corrida aos 57,5 quilómetros.