Mathias Vacek com 19 anos vence 6ª etapa do UAE Tour

Mathias Vacek

Mathias Vacek

Mathias Vacek foi o vencedor da sexta etapa do UAE Tour após uma fuga, que o pelotão deixou adiantar e depois não conseguiu apanhar por apenas 15 segundos.

Leia também sobre o evento

Almeida e Guerreiro mantem TOP 10 na vitória da etapa de Philipsen

João Almeida e Ruben Guerreiro no Top 10 do UAE Tour

João Almeida sobe para sexto na geral dos Emirados Árabes Unidos

Emirados Árabes Unidos, Guerreiro e Almeida a 16 segundos do líder

Philipsen vence primeira etapa na Volta aos Emirados, João Almeida com o mesmo tempo do vencedor

João Almeida estreia-se na volta dos Emirados Árabes Unidos pela nova equipa

Página do evento.

Texto: Henrique Dias // OPraticante.pt
Fotos da organização

João Almeida mantêm o 6º lugar na geral

Portugueses continuam no Top10

Ruben Guerreiro da EF Education – Easypost foi 25º e João Almeida da UAE Team Emirates em 58º da etapa, ambos a 15” do vencedor da etapa.

Na geral João Almeida mantêm o 6º lugar a 30” e Ruben Guerreiro o 9º lugar a 42” do líder da prova, Tadej Pogacar.

Mathias Vacek com dezanove anos o vencedor da etapa

O jovem Mathias Vacek de dezanove anos, foi um dos três Gazprom-RusVelo numa fuga de seis homens e foi o mais rápido no sprint final, vencendo Paul Lapeira (Ag2r Citroen) e o seu companheiro de equipe Dmitry Strakhov, segundo e terceiro respetivamente

Mathias Vacek
Foto: Yasser Abras

Mathias Vacek é um ciclista profissional de segundo ano, salientando-se os seus dezenove anos, até ao dia de hoje sem qualquer vitória, este foi um grande momento na sua carreira.

O ciclista checo tinha uma expressão de incredulidade, enquanto comemorava com os seus companheiros de equipa Gazprom-RusVelo, e parecia ainda não ter absorvido o momento quando prestou declarações após a corrida.

Ainda não consigo acreditar, é incrível. Ainda sou muito jovem, tenho dezanove anos, esta vitória significa muito para mim. Eu ainda não consigo acreditar!” referiu

Pensei: hoje vou tentar entrar no separatista e ver como fica. Eu só queria ter a camisola preta [para a classificação dos velocistas] para [companheiro de equipe, Dmitry] Strakhov.

Aos 100 km só temos um minuto, mas forçamos muito, muito, muito mesmo. E no final eu ganhei o sprint. Inacreditável!

A 10 km do final ainda tínhamos 1:15, então naquele momento eu estava 100% focado no sprint e em vencer a etapa.

Tadej Pogacar mantêm a liderança geral

Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) venceu o sprint à frente de Dylan Groenewegen (BikeExchange-Jayco) pelo sexto lugar 15 segundos atrás de Vacek, com Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) aninhado com segurança no grupo para defender sua liderança geral antes da decisa etapa de amanhã sábado.

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) ainda lidera, Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) encontra-se a quatro segundos, com a maior ameaça da geral Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) em terceiro a 14 segundos.

Mathias Vacek

Como decorreu a etapa até à vitória de Mathias Vacek

A penúltima etapa do UAE Tour ofereceu a última oportunidade para os velocistas vencerem uma etapa antes da final de amanhã (sábado) em Jebel Hafeet.

Com condições calmas, pouco vento, uma rota mais urbana de ida e volta do local da Expo no Dubai, que evitou as estradas desérticas expostas a ventos cruzados de algumas das etapas anteriores, havia pouco a incomodar os ciclistas que se protegiam no Top10 da GC.

Seis ciclistas escaparam pela estrada logo no início da etapa: Paul Lapeira (Ag2r Citroen), Johnatan Canaveral e Alessandro Tonelli (ambos Bardiani-CSF-Faizane), além do trio Gazprom-RusVelo de Mathias Vacek, Pavel Kochetkov e Dmitry Strakhov.

Dada a simplicidade da etapa de 180 km em torno dos subúrbios e arranha-céus de Dubai, as equipas dos velocistas não se esforçaram muito por conseguir alcançar os fugitivos.

Fuga chegou aos cinco minutos

Aos 43 km a diferença entre o pelotão e grupo de fugitivos era de pouco mais de um minuto, tendo atingido um máximo de quase cinco minutos no início da fuga.

Eles pareciam ter a vantagem sob controle durante a maior parte da etapa, com o tempo a ser reduzido para pouco mais de um minuto na parte final.

Mas depois de atingir a marca de 10 km a vantagem era de 1:15, tudo ficou a favor dos fugitivos.

Os seis homens na frente recusaram-se a desistir e concederam apenas alguns segundos a cada quilômetro para o pelotão.

Mathias Vacek

Quando chegaram a 5 km da meta com uma vantagem de um minuto, ficou claro que os velocistas integrados no pelotão haviam perdido a oportunidade de um deles ser o vencedor, que o vencedor da etapa seria do grupo de fugitivos.

Com força em números, a pressão agora estava na Gazprom-RusVelo para aproveitar ao máximo a situação e conquistar a vitória, com uma vantagem numérica de três contra dois.

Kochetkov foi o homem que liderou o quilômetro final e liderou o sprint final, mas também Vacek e Strakhov fizeram um sprint final, com Vacek a ser superior.

Quando lhe perguntaram no final se ele havia sido escolhido pela equipa para ser o vencedor, Vacek revelou que suas táticas não foram planeadas.

Não tínhamos táticas, só queríamos ir até o final. Tentamos todos correr, e eu tive o melhor sprint. Obrigado também aos outros colegas da equipa”, disse.

A etapa final

A sétima etapa terá início em Mubadala Stage – Al Ain e términus em Jebel Hafeet após 148km.

Esta é a etapa de montanha clássica do UAE Tour.

A primeira parte segue a rota habitual em torno de Al Ain, passando por muitos de seus pontos turísticos mais conhecidos (Al Ain Zoo, Al Qattara, Al Hili, Al Ain Oasis).

No regresso após um longo loop no deserto para Green Mubazzarah, com os ciclistas a terem 10km finais da subida de Jebel Hafeet, uma subida que será o ‘juiz’ final na decisão do vencedor.

Últimos kms

A subida final serpenteia ao longo de curvas fechadas numa estrada de 3 faixas.

A inclinação inicial terá cerca de 8-9%, com um aumento para de 11% a 3 km do final.

Há uma descida muito curta no último km antes da última rampa.

Parceiros