Mértola cativa com a sua beleza

Mértola é sede de um dos municípios mais extensos de Portugal, com 1 292,87 km² de área e 7 274 habitantes, subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Beja e de Serpa, a leste pela Espanha, a sul por Alcoutim e a oeste por Almodôvar e por Castro Verde.
A vila de Mértola deve ao rio Guadiana grande parte da sua importância histórica. Porto fluvial em permanente contacto com o mar foi, ao longo de milénios, um importante entreposto comercial por onde passaram os metais preciosos extraídos no interior alentejano (Aljustrel e S. Domingos) e os cereais cultivados nos terrenos férteis da região de Beja.
Aproveitando o posicionamento excecional de um esporão rochoso que separa as águas do Guadiana da ribeira de Oeiras, a antiga cidade de Mértola era já célebre entre os geógrafos da Antiguidade pela imponência das suas fortificações. Desde o período pré-romano que Mértola foi um importante entreposto comercial onde chegaram e se fixaram as gentes e circularam os produtos dos mais díspares lugares do mundo mediterrânico antigo. Na combinação destes múltiplos fatores Mértola teve uma importância histórica que o pequeno burgo atual apenas longinquamente deixa adivinhar. Permanecem contudo, no património monumental e nos vestígios arqueológicos, as provas desse passado tão significante no contexto da construção e organização do território do sudoeste europeu.
Mas se ao nível do Património monumental e arqueológico Mértola é uma referência, fruto de uma investigação histórica-arqueológica com mais de 40 anos, a nível ambiental e paisagístico é praticamente inigualável. Inserida no Parque Natural do Vale do Guadiana, Mértola possui um relevo único e uma fauna e flora ímpares que em muito propiciam as atividades de ar livre.
Aproveitando todas essas características, a Câmara Municipal de Mértola em colaboração com o Clube de Futebol Guadiana, realizou no dia 8 de maio a atividade Trilhos de Mértola – Trail Run. Esta primeira edição foi composta por um Ultra Trail de 44 km, um Trail Longo de 23 km e uma caminhada de 10 km e contou com a presença de mais de 300 participantes que puderam desfrutar da beleza da paisagem e ao mesmo tempo confirmar a dificuldade dos trilhos traçados. As margens do rio Guadiana e da ribeira de Oeiras, as zonas florestais, os caminhos romanos, as muralhas e todo o património histórico e paisagens espetaculares, aliados a um percurso duro e exigente resultaram num excelente e surpreendente evento destacado e enaltecido por praticamente todos os participantes.

O vencedor do Ultra Trail, Manuel Augusto da equipa Intermarché VRSA Trail Runners, estava extremamente satisfeito e surpreendido com a qualidade dos percursos, referenciando que o Trilhos de Mértola tem tudo para se tornar numa referência a nível nacional.
A organização congratula-se com o sucesso do evento e assume agora a responsabilidade de organizar as futuras edições tendo em conta que tem um potencial paisagístico incrível para a realização deste tipo de provas.
[divide icon=”circle”]
Classificação geral:
23Kms Masculinos
1º José Francisco Ventura Pica – Restaurante “O ADRO” – 2h21m02s
2º Davide Reis – Intermarché VRSA Trail Run – 2h22m17s
3º Antonio Manuel Amante Antas – Furões do Alentejo – 2h22m39s
23Kms Femeninos
1ª Sílvia – Évora Night Runners – 3h06m48s
2ª Ana Martins – Furões do Alentejo – 3h22m42s
3ª Monica Quartin Silva – Salamandrecos – 3h23m25s
44Kms Masculinos
1º Manuel Augusto Manuel Augusto – Intermarché VRSA Trail Runners – 4h30m17s
2º Romeu Colaço – Gin. Qtª do Valbom – AAAlcochete – 4h41m41s
3º Sérgio Morgado – Salamandrecos – 4h51m21s
44Kms Femininos
1ª Susana Soares – Os Chaparros – 5h52m45s
2ª Isabel Moleiro – SS CGD – 5h56m40s
3ª Maria Rodrigues – ATR-Algarve Trail Running – 8h07m48s
[divide icon=”circle”]
Fotos de: Armando Caiadas