5 MINUTOS COM MIGUEL ARSÉNIO PADRINHO DA AMIZADE
A nossa equipa de reportagem esteve à conversa com Miguel Arsénio, de 26 anos de idade, que representa a equipa SportHG – AMLSport e vai ser o padrinho do Trail da Amizade.
5 MINUTOS COM INÊS MARQUES MADRINHA DA AMIZADE
5 MINUTOS COM LULÍS EMBAIXADOR DA CAMINHADA
Do Futebol, passando pelo BTT – MTB ao ciclismo o inicio da sua vida desportiva
“A prática desportiva foi-me sendo incutida desde muito cedo; na verdade, faço desporto desde os meus 5 anos.
O meu pai era um excelente futebolista, tendo passado por vários clubes de divisões superiores do futebol português.
Por influência dele, comecei por praticar futebol, tendo inclusivamente representado grandes clubes como o Sporting Club de Portugal.
Quando fiz 10 anos, e num campo de férias, experimentei fazer BTT – MTB (bicicleta).
Eu era novo e sempre gostei muito de dar uns “saltos”, fazer acrobacias e de tudo o que fosse desportos radicais outdoor; então, e influenciado por um monitor dos tempos livres, iniciei a minha aventura no ciclismo de montanha.
Nesta modalidade consegui ser campeão regional em todos os escalões por onde fui passando, até abandonar aos 19 anos de idade.
Nesta prática, consegui o Título nacional de XCO-MTB e também de Maratonas no escalão de Juniores. Fui, ainda, atleta da Seleção Nacional de XCO-BTT.
Depois dos 19 anos, sempre impelido pela prática ativa de desporto, mudei de rumo e fiz uma época de ciclismo semiprofissional, tendo corrido pela equipa SICASAL.
Acabei por saturar, até porque o que sempre alimentou a minha prática desportiva foram as vitórias, e abandonei o ciclismo e o desporto por completo.” começou por nos dizer Miguel Arsénio sobre o inicio da sua carreira desportiva
“Absolutamente viciado pelo trail”
O trail aparece depois do abandono do ciclismo como refere “Dois anos mais tarde, após ter deixado o ciclismo decidi voltar a praticar desporto, e, desta vez, o Trail Running.
Apareceu o convite por parte de um colega de trabalho… experimentei… e fiquei imediatamente e absolutamente viciado nesta modalidade.
Além do mais, consigo aliar a prática desportiva a outros gostos pessoais que tenho: sou um amante da natureza e dos desportos ao ar livre, bem como adoro explorar e passar dias na natureza.
A prática de Trail Running permite viver tudo isso em cada momento que o pratico.“
E no seu currículo já existem vários resultados de nível
Vencedor final Taça de Portugal 2019
Campeão Nacional de ultra trail 2022
Vencedor Louzanskyrace
2º lugar Cortina Trail – Lavaredo 2022
Vencedor Salomon Ultra Pirineu 100kms 2023
Vencedor maxi-race Annecy 2023
2º lugar Transgrancanaria 2023
Facebook “Trail da Amizade“
Instagram “Trail da Amizade“
Youtube “Trail da Amizade“
Miguel Arsénio vai ser padrinho do Trail da Amizade
O Trail da Amizade é uma organização do Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda (IPSS) contando com o apoio da Junta de Freguesia de Santiago da Guarda, do Município de Ansião, de OPraticante.pt como média partner e outros agentes da região e do país.
“Confesso que fiquei bastante surpreendido.” mencionou Miguel Arsénio.
Acrescentando “Inicialmente, quando fui desafiado para ser o padrinho do Trail da Amizade, fiquei algo reticente sobre se aceitaria ou não – acabei por aceitar.
Depois fui igualmente desafiado a sugerir uma madrinha.
E o que é facto é que, também com a minha sugestão, teremos uma madrinha que também é TOP – a Inês Marques.“
Salientando que não sentiu dificuldades na sua preparação para o evento “Nada. Já visitámos o local da prova (eu e a Inês) bem como tudo o que Santiago da Guarda tem para nos oferecer.“
“Já e fiquei bastante surpreendido pelo potencial que a zona tem para a prática da modalidade, mas também com o que a zona tem para oferecer em termos culturais e de património histórico a visitar, com imensas referências aos nossos antepassados – sobretudo épocas medievais e romanas.
Uma zona riquíssima em História. Convido deste modo todos sem exceção a virem conhecer Santiago da Guarda e o Trail da Amizade.“
“Há que treinar. O percurso será acessível, mas algo técnico e com a dureza implícita à região e especificidades do trail e na envolvente.
Também, e uma vez que o Trail da Amizade está inserido nos Circuitos Nacionais de Trail, é também uma oportunidade para lá irem pontuar para eles.” refere
O meu maior desafio é conciliar toda a minha pessoal, profissional e desportiva
Sobre os próximos objetivos em mente após este evento, disse-nos
“Desde que regressei ao desporto, nomeadamente na prática de Trail Running, que me move e motiva a vontade e o desejo em me tornar num dos melhores do mundo, sobretudo em corridas de Longa Distância, Endurance ou 100 Milhas.“
“Felizmente tenho um apoio incondicional da minha família – a 100%.
E este apoio é de maior relevância e importância, porque me permite dedicar tempo suficiente à modalidade e isso reflete-se depois em termos de rendimento em prova.“
“Nos meus tempos livres trabalho em serralharia – um trabalho duro mas necessário, porque vivo sozinho com a minha mulher.
Então, tenho de conseguir conjugar e organizar tudo isto – a minha vida profissional com a vida desportiva e familiar.
Esse é o meu maior desafio, até porque temos muitos animais em casa (como coelhos, galinhas e alguns pássaros) e um cadela muito especial com quem adoro passear e correr (é muitas vezes a minha companheira de treinos); temos também uma horta onde plantamos vegetais e frutas, porque tento sempre comer o que colhemos em casa.
Ora, conciliar tudo isto e ainda manter o alto rendimento desportivo é o meu maior desafio.” concluiu Miguel Arsénio sobre os sacrifícios se tem de fazer para se conseguir para conseguir resultados.