Mundial de Stick-Fighting GSBA em Lisboa
O Mundial de Artes Marciais de Bastão em Lisboa, com o Mundial de Stick-Fighting GSBA
Vai realizar-se de 18 a 22 de Julho o Campeonato Mundial de Stick-Fighting da Internacional GSBA (Global Stick and Blade Alliance) com a organização da ADQ – Associação Desportiva de Queijas / GSBA Portugal.
Este evento, que vai contar com a participação de 12 países (Austrália, Alemanha, Canadá, França, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Suiça, UK, USA) e mais de 150 atletas, irá eleger os campeões do Mundo em combate de bastão.
Campeonato Mundial de Stick-Fighting da Internacional GSBA
A GSBA Internacional, cujas raízes começaram com a Federação Mundial de Esgrima Kali Arnis (WEKAF – World Eskrima Kali Arnis Federation) nasceu em 1989 e tem como missão promover e desenvolver as artes marciais com armas a nível mundial independentemente do estilo, e foi fundada em Julho de 2012 com 6 países membros incluíndo a Austrália, Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Estados Unidos da América.
Em 2017, contava já com 14 países membros, com a entrada do Canadá, Grécia, Índia, Noruega, Polónia, Portugal, Filipinas e UAE, e mais recentemente a França e a Irlanda.
Esgrima Lusitana
Em Portugal esta modalidade teve origem na Esgrima Lusitana, uma técnica de luta com varapau que remonta ao séc. XIV e que é a única arte marcial de origem Portuguesa.
No seu palmarés Portugal tem um Campeão do Mundo, titulo conquistado no Hawaii em 2016 por Carlos dos Santos, Mestre do núcleo de Defesa Pessoal Artes Marciais (DPAM) da Associação Desportiva de Queijas (ADQ), que é também Tetra-campeão Nacional, e tri-campeão Europeu. Em 2017 Portugal levou uma comitiva de 9 atletas ao Europeu na Polónia, e trouxe na mala 6 medalhas (3 ouro, 2 prata, 1 bronze).
O Nacional da modalidade, que ocorreu no passado mês de Abril, e contou com a participação de mais de 130 concorrentes, apurou cerca de 50 atletas de diversos escalões para integrar a seleção nacional.
Unidade de Intervenção da GNR participa no evento
Para além destes atletas civis, vindos das diversas escolas de artes marciais por todo o país, este evento contou com a participação de uma equipa da Unidade de Intervenção da GNR, treinada também pelo Mestre Carlos dos Santos e que irá pela primeira vez na história desta Instituição participar num evento misto com civis a nível mundial.
Stickfighting em cadeira de rodas
Será também apresentado durante este evento, o novo projecto de prática da modalidade de Stickfighting em cadeira de rodas.
Sitio oficial do GSBA.
GSBA no facebook.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto / Fotos: Organização