Norte a Sul em bicicleta sem travões

norte

César Modesto

Uma inédita e ousada aventura está a ser levada a cabo desde ontem, pelo ciclista César Modesto, começou a percorrer Estrada Nacional 2 de Norte a Sul, numa bicicleta de pista, de carreto preso e sem travões.

Com uma única mudança, quer seja a subir ou a descer o ciclista não pode deixar de pedalar sob o risco de cair, o que faz desta ideia um feito inédito e muito arrojado, que exige um grande esforço físico, digno de entrar no livro dos “Recordes”.

O feito torna-se ainda maior se atendermos às muitas subidas e grandes descidas, por vezes arriscadas, que vão exigir muito esforço da parte do ciclista.

A estrada nacional 2 é a mais extensa via do país, que vai de Norte a Sul, de Chaves a Faro, com 738 quilómetros, passando por 35 municípios, 11 distritos, 4 serras e 11 rios e se afirmou como uma rota para frequentes “travessias” de carro, moto, autocaravana, de bicicleta e até à boleia.

Pela sua extensão e caraterísticas, tornou-se numa estrada mítica à semelhança do que acontece com a Norte-Americana Route 66, e ao longo do percurso é possível encontrar pontos para carimbar o passaporte da viagem.

De tal forma que é frequente grupos de ciclistas juntarem-se para cumprir este desafio de percorrer a Nacional 2 em bicicleta de estrada.

norte

Inédita e ousada aventura de Norte a Sul por César Modesto

O ciclista César Modesto, de 31 anos, designer gráfico de profissão, natural de Alcanena e residente em Alcobaça, quis fazer o mesmo percurso mas de uma forma diferente e inovadora: por isso quis utilizar uma bicicleta de pista, que considera “a maneira mais purista de sentir a bicicleta”.

César Modesto conta já com alguns desafios conquistados nesta filosofia de pedalar, o mais recente a escalada à Torre da Serra da Estrela, em 2021.

Há muito que começou a pensar também neste enorme desafio: percorrer a mítica estrada nacional 2 em bicicleta de carreto preso e sem travões. Para concretizar o feito na Nacional 2, nada melhor que o dia 22/2/22.

César Modesto conta realizar este feito em três etapas.

A primeira etapa de 236 quilómetros entre Chaves e Penacova, a segunda etapa terá 260 quilómetros entre Penacova e Montemor-O-Novo e a terceira e última etapa terá 210 quilómetros entre Montemor-O-Novo e Faro.

Para assinalar um desafio inédito foi criada toda uma imagem gráfica e César Modesto, contou o apoio de Luís Fava.

Criaram uma imagem da decoração da bicicleta e vestuário personalizado, onde predomina o preto do asfalto, as linhas brancas das marcações no piso e os marcos amarelos que assinalavam os quilómetros.

O arrojado projeto conta com o apoio da “RodaGira” uma empresa de bicicletas que se dedica à produção de bicicletas de pista, responsável pela construção e personalização do quadro. Juntou várias entidades que o apoiam nesta proeza.

A par disso César Modesto quis aliar uma causa solidária no âmbito das bicicletas propôs-se desenvolver uma angariação de fundos.

Os fundos angariados serão para apoiar as equipas de formação do Alcobaça Clube de Ciclismo.

Definiu como objetivo tentar angariar um euro por cada quilometro percorrido e para isso criou uma campanha através da plataforma GoFundMe.

norte

Apoiar o Alcobaça Clube de Ciclismo

Acolhemos esta ideia de braços abertos principalmente pelo contributo que este desafio representa ao nível da promoção do ciclismo e do Clube.

Valorizamos muito um feito que sai fora do habitual e entra na galeria dos feitos notáveis o que nos faz reconhecer o mérito e valor do César Modesto.

Se daí puder resultar algum apoio financeiro para o Clube, ele é sempre muito útil.

No entanto a iniciativa vale por si e temos que destacar que percorrer a nacional 2, neste tipo de bicicleta é algo que deve merecer a nossa admiração” palavras proferidas por Joaquim Marques presidente do Alcobaça Clube de Ciclismo.

Parceiros