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Dor ciática, o que é e como preveni-la?

A dor ciática é um conjunto de sintomas causado por inúmeros factores, tais como: fraqueza muscular, adormecimento ou formigueiros numa perna. Estes factores provocam uma compressão do nervo ciático próximo da sua origem (que se situa na região lombar e na região do glúteo). A dor ciática não é uma patologia ou uma síndrome, mas provoca uma dor que se inicia na região inferior das costas e desce até ao pé, passando pelo glúteo.

Quais são as causas da dor?

A dor aparece devido á compressão do nervo ciático. Esta compressão pode ser causada por uma hérnia discal (a causa mais comum), um aperto do canal onde passa a medula espinal, contratura muscular á volta do nervo ciático, um desalinhamento de uma vértebra, por síndrome do piramidal, entre outras, sendo estas as mais comuns.

Quais é que são os sintomas da dor?

A dor ciática pode surgir de várias formas:

  • Dor lombar aguda;
  • Dor que vai descendo para a perna, joelho, podendo chegar ao pé sob a forma de formigueiros, afectando só um dos lados (raramente afecta os dois);
  • Dor pode agravar-se quando passa muito tempo na posição de “sentado” ou de “pé”;
  • Espasmos musculares na zona afectada e sensibilidade ao toque;

Como é que se trata a dor?

Grande parte dos tratamentos da dor ciática resolvem-se sem cirurgia. Na fase aguda da crise ciática, o indivíduo deve:

  • Realizar repouso absoluto, numa posição que lhe seja confortável;
  • Aconselhar-se com o seu médico de forma a recorrer a medicamentos anti-inflamatórios para reduzir a dor e a inflamação, ou relaxantes musculares para atenuar os espasmos musculares;
  • Aplicar calor no local afectado ou um banho quente para ajudar a aliviar os espasmos musculares

Em casos em que a dor é severa, deve-se:

  • Aconselhar com o seu médico para sejam efectuados os testes e avaliações necessárias para se diagnosticar a origem dos sintomas e perceber que tipo de tratamento se deve aplicar ao indivíduo;

Como se previne a dor ciática?

Para diminuir a probabilidade de contrair estes sintomas, é fundamental manter-se uma boa postura para proteger a coluna e reduzir o risco de aparecimento de uma hérnia discal, e consequente dor ciática. Como tal, deve-se adoptar uma postura correcta em todos os momentos do nosso dia, sejam eles momentos de lazer, profissionais, etc. A prática de exercício físico fortalece os músculos das costas e abdominais, músculos fundamentais para se proteger o nosso pilar, que é a coluna vertebral.

Que tipo de exercícios posso realizar para prevenir a dor ciática?

Nas fotos que são apresentadas neste artigo, podem servir de exemplo para atenuar o conjunto de sintomas que provoca a pressão do nervo ciático.

Bons treinos!

Texto: David Silva

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