Todos os caminhos foram dar a Azinhoso – Mogadouro

BTT Azinhoso 2017

No dia 13 de agosto de 2017 todos os caminhos foram dar a Azinhoso – Mogadouro

Azinhoso um terra com história

Azinhoso é uma pequena freguesia situada no nordeste transmontano, que dista cerca de 6 km da sede de Concelho, Mogadouro, e de 80 km da sede de distrito, Bragança.

Foi vila e sede de concelho até ao século XIX, com foral de D. João I em 1386 e foral novo de D. Manuel I em 1520.

Teve misericórdia e hospital, fundados em 1647, fruto da importância que então detinha.

O seu nome deriva da remota existência de azinheiras (Azinhoso nas Inquirições de 1258), localmente conhecidas por carrascos.

Atualmente esta aldeia tem como pontos de interesse Igreja Matriz de Santa Maria e o Pelourinho de Azinhoso.

Sendo uma aldeia com poucos habitantes, é nesta altura do ano que a mesma vê a sua população aumentar com o regresso de migrantes e emigrantes.

IV BTT do Azinhoso

Pelo 4ºano consecutivo, o atleta de BTT, Jorge Batista, e a Junta de Freguesia do Azinhoso (organização) levaram a cabo o IV BTT do Azinhoso em honra das Festas de Santa Bárbara, com o intuito de promover a modalidade no distrito, bem como o turismo na freguesia e no concelho de Mogadouro.

A organização, com a colaboração da Câmara Municipal de Mogadouro, proporcionou condições para que atletas de todo o país se pudessem descolar à zona, desfrutar da hospitalidade transmontana e praticar o seu desporto favorito.

Para isso, à semelhança das edições anteriores, a Câmara Municipal de Mogadouro disponibilizou dormida para os atletas que desejassem participar neste evento de BTT.

Esta pequena, mas simpática e acolhedora aldeia encheu-se de cor e alegria para receber atletas oriundos do norte ao sul do país e além fronteiras ( Espanha), representantes de várias equipas, que para além de participar no evento, vieram com o intuito de conviver e conhecer a zona.

Todos os caminhos convergiram para Azinhoso

Sabendo que não é fácil a participação / deslocação destes atletas, devido à localização geográfica de Azinhoso, para se ficar com uma ideia de como a deslocação dos mesmos honrou a organização, é digno de referência algumas das localidades de origem dos atletas, nomeadamente Beja, Alfundão, Brejos de Azeitão, Quinta do Conde, Almada, Almeirim, Charneca da Caparica, Caneças, Torres Vedras, Escalos de Baixo, Lousada, Braga, Bragança, Caçarelhos, Urrós, Mogadouro, Azinhoso, Sampil de Espanha e Zamora.

Apesar das várias equipas representadas, esta prova tem um ambiente festivo de convívio, amizade e amena cavaqueira muito marcado, para além da vertente competitiva.

A prova era constituída por maratona e meia maratona, com prémios para os três primeiros classificados à geral masculinos e femininos de cada distância.

BTT Azinhoso 2017

Maratona e Meia Maratona dois desafios

A maratona tinha cerca de 45km com +/-1100 de acumulado. Já a meia maratona contava com cerca de 28 km com +/- 500 de acumulado.

Por volta das 8h os atletas começaram a chegar e a dar outra cor e vida a esta pacata aldeia.

Em pleno dia de verão, poucos minutos depois da hora marcada, foi dada a ordem de partida e os atletas, após cerca de 1 km de partida controlada, fizeram-se aos trilhos para a maioria dos participantes ainda desconhecidos.

Apesar das distâncias serem, inicialmente, consideradas curtas, o percurso e o acumulado, aliados ao calor e à terra muito seca, que originava muita poeira, assim como as subidas acentuadas e descidas com algumas pedras, vieram a provar que as mesmas estavam mais do que adequadas ao tipo de prova.

Este ano o percurso passava pela zona histórica da vila de Mogadouro, levando todos os atletas a fazer um “assalto” ao castelo da vila e os atletas da maratona a “subir” ao ponto mais alto do concelho, a Srª da Assunção, na serra da Castanheira.

Como tudo o que sobe desce o percurso era caraterizado por subidas longas e descidas acentuadas.

Os atletas puderam usufruir das mais belas paisagens da zona, passando por locais com vistas fantásticas.

Organização cinco estrelas

A destacar que a prova tinha ao longo do percurso vários pontos de fácil acesso de carro ligeiro, para que os acompanhantes dos atletas os pudessem ver, apoiar e tirar fotografias.

Terminada a prova e após a entrega dos prémios, seguiu-se um almoço em ambiente familiar com sorteio de várias ofertas dos patrocinadores oficiais da prova, Nutrimania Sports Nutrition e 360º Bike / Trail.

Apesar das longas distâncias que a maioria dos atletas tiveram que percorrer para se deslocar até esta aldeia, no final do evento todos, de uma forma geral, se manifestaram satisfeitos pela forma como foram recebidos, com a organização, o percurso, os abastecimentos e o almoço da prova e manifestaram vontade em regressar no próximo ano com mais elementos de cada equipa.

Resta-nos aguardar para ver se se irá realizar a V edição do BTT do Azinhoso.

As classificações foram as seguintes:

 

Pódio feminino Meia Maratona

Meia Maratona

Óscar Garcia – Lopenta, foi o vencedor, Carlos Augusto 360º Bike / Trail em 2º lugar e em 3º lugar Rui Rego – individual

Sónia Ruivo – 360ºBiketrail/Mundimat venceu / Sandra Augusto – 360ºBiketrail / Mundimat em 2º lugar e 3ª Marcela Pereira – Monóptero Bikers.

Maratona

1º lugar João Casado – Clube Falcões da Planície / 2º lugar Luís Marques – 360ºBiketrail / Mundimat / 3º lugar Bruno Fernandes – Não é Só pedalar.

Nas senhoras só duas participantes a vencedora foi Márcia Salvador – Giant, seguida de Céu Pinto – BTT Mirante – Caneças.

Visualize mais fotos aqui.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / fotografias: Sofia Pimentel Batista

Parceiros