Paranhos, Tradição regressou as ruas

Paranhos

Foto: Objectiva em Movimento

A Volta a Paranhos encontra-se integrada nas Comemorações de 108º Aniversário do Sport Comercio e Salgueiros, que o Clube levou a efeito pela 62ª edição, aquela que é a mais histórica competição de Atletismo de Estrada, que se realizou na Cidade do Porto e das mais emblemáticas do país.

Por aqui passaram os nomes mais importantes da História do Atletismo Nacional: Carlos Lopes, Fernando Mamede, Armando Aldegalega, António Pinto, José Regalo, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Manuela Machado, Albertina Dias e tantos e tantas outras que marcaram a História da nossa Prova e do Atletismo Nacional e Mundial!

Foto: Objectiva em Movimento

Sport Comércio e Salgueiros

O Sport Comércio e Salgueiros é um dos clubes mais antigos de Portugal e um dos mais populares da cidade do Porto, e no âmbito das comemorações do seu aniversário, organizaram a Volta a Paranhos.

Clube centenário fundado a 8 de dezembro de 1911, nem sempre viveu de glórias e grandes momentos, mas sempre deixou vincada a sua garra e espírito de luta naquela que é carinhosamente tratada como a “Alma Salgueirista”.

Foto: Objectiva em Movimento

62ª Volta a Paranhos

O mês de dezembro é o mês de São Silvestres, mas por entre as diversas corridas noturnas, está uma corrida histórica de Portugal e por muitos considerada, a mítica, falamos da Volta a Paranhos, que este ano voltou a fazer parte integrante das comemorações do aniversário do Sport Comércio e Salgueiros.

Paranhos

A 62ª Volta a Paranhos foi composta por uma corrida cronometrada dez quilómetros e uma caminhada de quatro quilómetros sem fins competitivos

Depois de uma semana com boas temperaturas, os atletas tiveram uma surpresa inesperada com a chuva a aparecer no dia da prova, mas não impediu que faltassem a mais uma edição histórica da Volta a Paranhos.

Paranhos
Foto: Objectiva em Movimento

Levantamento dos dorsais

Os atletas chegavam ao local da partida e dirigiam-se ao as Instalações do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde para levantarem o seu kit e dorsal, apesar de muitos atletas já terem levantado no dia anterior para chegarem ao dia da prova tranquilos e concentrados.

Depois do levantamento os atletas faziam o seu aquecimento e colocavam a conversa em dia entre todos.

Com a corrida quase a iniciar-se, todos se dirigiam para a sua boxe de partida, concentrados para nos seus objetivos, uns em ritmo competitivo, outros em modo lazer.

Paranhos
Foto: Hélder Marques

62ª Volta a Paranhos com percurso de dificuldade media

Pelas 10.45h deu-se o tiro de partida na Rua Alfredo Allen, junto ao Polo Universitário e a freguesia de Paranhos foi invadida por mais 2000 participantes, que deram animação as suas ruas.

O trajeto da prova é condizente com a antiguidade da prova, pois é um percurso à antiga, num sobe e desce constante e a exigir força fisica aos atletas.

Foto: Objectiva em Movimento

Depois da partida no empedrado, a corrida começava logo com uma subida e em ruas estreitas que levava os atletas até à sede do Salgueiros.

Após uma pequena volta de cerca de 2 km com uma passagem de novo pelo pórtico da partida, passando nas imediações do antigo estádio Vidal Pinheiro. os participantes iniciavam a segunda parte da prova.

Os atletas podiam recuperar na descida da rua da Constituição para compensar o tempo perdido na parte inicial.

Paranhos
Foto: Objectiva em Movimento

Não faltaram espetadores ao longo da prova a aplaudir os participantes, motivando-os com palavras e palmas, uma prova muito acarinhada pelos habitantes da freguesia, que nos passeios ou das janelas das suas habitações, também davam as suas palavras de apoio aos participantes.

Aos 5km houve um posto de abastecimento de água para hidratação dos atletas.

Últimos quatro quilómetros foram um verdadeiro sobe e desce, até se fazer nova passagem no último quilometro rumo à meta.

Fábio Oliveira – ACD São João da Serra

Fábio Oliveira vence a 62º Volta a Paranhos

O grande vencedor de mais uma histórica edição foi Fábio Oliveira da ACD São João da Serra com um tempo final de 30.24min.

Fantástica prova deste atleta, tenho acompanhado a sua evolução e posso disser que temos aqui um atleta de alto nível, o trabalho que desenvolve têm-se traduzido nos resultados nas provas em que tem competido.

O Praticante esteve a conversa com o vencedor desta edição Fábio Oliveira.

Paranhos
Foto: Hélder Marques

Qual o sentimento ao venceres esta 62ª edição da Volta a Paranhos?

Senti me muito bem, para mim era um objetivo vencer esta prova mítica, não só por ser uma prova muito importante mas por causa de toda a confusão do ano passado em que fui vencedor mas com alguns contratempos!
Mostrei que estou num bom momento de forma, o que me deixa feliz e muito animado para esta época em questão!

Sem nunca deixar de salientar e parabenizar os meus adversários!

Foto: Objectiva em Movimento

Que achas desta prova histórica do nosso país?

Eu gosto muito, fiz pela primeira vez no ano passado, esta é a segunda vez que participo e gosto muito de tudo… O percurso, a organização e o facto de correr nas ruas do Porto motiva me muito mesmo!

Foto: Hélder Marques

Como vai a tua evolução e quais as tuas ambições no futuro próximo ?

A minha evolução vai fantástica, ainda custa a crer que comecei a correr à 2 anos e já venci muitas provas de grande valia!
Ainda espero evoluir mais, trabalho diariamente para isso e muito mais.
As minhas ambições para o futuro passam por esta época estar muito bem na são silvestre do Porto e após isso chegar na máxima força ao campeonato nacional de estrada!

Ainda penso na possibilidade de fazer uma maratona esta primavera.

Os meus objetivos a longo prazo passam por um dia vestir a camisola de Portugal e representar o meu país com o maior esforço, dedicação e orgulho!

Na segunda posição ficou Rui Muga do Clube Atlético de Mogadouro com tempo final de 30.52min e na terceira posição pertenceu a Rúben Sousa do Sporting Clube de Portugal com tempo final de 30.53min.

Paranhos
Marisa Barros – Sport Comércio e Salgueiros – Foto: Objectiva em Movimento

Marisa Barros vence no lado feminino

Na competição feminina, a grande vencedora da prova foi para a experiente atleta da casa Marisa Barros do Sport Comercio Salgueiros com um tempo final de 34.39min.

Mais uma vitoria de muitas nesta Volta a Paranhos de Marisa Barros, que tem tido nestes últimos anos excelentes resultados.

Uma atleta que dispensa apresentações, pelo seu historial desportivo, no entanto nunca é demais relembrar alguns dos seus sucessos desportivos. Marisa Barros é uma atleta portuguesa, especialista em maratonas.

Obteve o primeiro lugar na Maratona do Porto em 2007, com os mínimos para os Jogos Olímpicos. Participou nos Jogos Olímpicos de 2008, ficando no 32.º lugar, em 2009, foi sexta no Campeonato Mundial de Atletismo e segunda na maratona de Osaka 2010 com 2h25.45.

Em fevereiro de 2011, atingiu o terceiro lugar na terceira Maratona de Yokohama, no Japão, com a marca de 2:25.04, ultrapassando Manuela Machado na lista dos melhores tempos portugueses, logo atrás de Rosa Mota.

Nona no Mundial de Daegu 2011, em Novembro de 2012 voltou a arrecadar o terceiro lugar na Maratona feminina de Yokohama, décima segunda nos jogos olímpicos de Londres 2012.

O Praticante esteve também a conversa com Marisa Barros.

Foto: Objectiva em Movimento

Marisa, qual foi o sentimento ao vencer mais edição da Volta a Paranhos?

Senti-me muito feliz em vencer a volta a Paranhos pois é uma prova do Clube que eu represento e na rua foi muito o apoio das pessoas por eu representar o Salgueiros. Por isso foi muito bom vencer em casa.
Acho uma prova fantástica que conseguiu resistir no tempo, mesmo na altura que correr não era moda. A organização está de parabéns, pois mesmo com muita chuva a prova correu muito bem.

Quais as tuas ambições no futuro próximo?

As minhas ambições é continuar a treinar para conseguir manter-me mais uns aninhos no atletismo e conseguir mais algumas vitórias

Marisa Barros também deixou a sua opinião sobre o nosso trabalho …

Foto: Hélder Marques

Parabéns pelo trabalho realizado e que continuem a dar foco a minha modalidade que é o atletismo. E obrigada por dar oportunidade a atletas de se expressar.

Na segunda posição do lado feminino ficou Sara Pinho do São Salvador do Campo com um tempo final de 34.56min e na terceira posição foi ocupado por uma grande promessa Jessica Pontes do Sporting Clube de Braga com o tempo final de 34.58min.

A Volta a Paranhos atribuiu para alem dos prémios à geral, prémios para os diversos escalões, quer masculinos quer femininos.

O Praticante esteve a conversa com Carlos Gomes, uma figura importante do Sport Comercio Salgueiros e declarou tudo sobre esta 62ª edição da Volta da Paranhos e sobre o seu Salgueiros.

Paranhos
Carlos Gomes – Foto: Hélder Marques

Carlos, que achas-te desta 62ª edição do Volta a Paranhos?

Achei uma prova muito participativa apesar da chuva que apareceu em toda a prova. Com a presença da elite nacional do atletismo em grande número.
Foi uma corrida fantástica , com muito apoio nas ruas , a freguesia de Paranhos saiu à Rua para apoiar os atletas.

Uma prova muito bem organizada pelo Salgueiros, uma prova mítica e a mais antiga de Portugal.

Foto: Objectiva em Movimento

Em relação ao vosso Salgueiros, um clube centenário e um dos mais antigos do pais.. como vai o crescimento?

A nível de futebol sénior temos o objetivo de subida de divisão aos campeonatos profissionais, a nível de formação temos cerca 400 miúdos federados.

O Salgueiros sempre foi um clube eclético, cada vez mais com o aparecimento de modalidades amadoras, como o Running que recentemente venceu um prémio de mérito desportivo, o bilhar, o futsal, o atletismo onde temos uma brilhante equipa, os ea sports, ou seja, o Salgueiros movimenta em sua casa, mais de um milhar de praticantes, mais fisioterapeutas, treinadores e diretores…
Vai abrir também uma casa da formação em Paranhos, já possui uma Casa ou uma Sede Social também em Paranhos e tem agora o seu campo próprio no Complexo Desportivo de Campanhã, onde jogam os Seniores e algumas camadas jovens.

Temos também o Pólo FADEUP onde a formação e de vez em quando o Running e o Atletismo fazem seus treinos …
O Salgueiros está vivo e em crescimento !!!

Foto: Hélder Marques

E no final deu a sua opinião sobre o nosso Praticante e deixou rasgados elogios:

Acho uma excelente iniciativa , acompanho as crónicas das provas e são bastante produtivas e esclarecedoras.

Parabéns ao Praticante por divulgar o atletismo e sintetizar aquilo que é uma prova com tudo ao pormenor.

Paranhos
Helena Santos – OPraticante.pt

62ª Volta a Paranhos foi um sucesso

A edição deste ano da Volta a Paranhos teve um total de 1857 atletas que terminaram a prova dos 10km e juntamente com os presentes da caminhada foram um total de mais de 2500 participantes que marcaram presença neste evento de aniversário do Salgueiros.

A Volta a Paranhos é cada uma prova emblemática da cidade Invicta que faz parte do calendário de “provas obrigatórias” a realizar pelos amantes de corrida.

Faça sol, frio ou mesmo esteja a chover como ocorreu, amadores ou profissionais, os atletas marcam ano após ano presença nesta corrida.

Paranhos
Lénio Marinho – Salgueiros Running e Nuno Fernandes – OPraticante.pt – Foto: Objectiva em Movimento

Opraticante.pt marcou presença nesta edição da Volta a Paranhos

A equipa do Opraticante.pt esteve representada por oito atletas com os seguintes resultados:

Paranhos
Adelaide Veludo e Filomena Soares

Paulo Lopes – 43.05min. / Marco Ferreira – 44.12min. / Adelaide Veludo – 51.38min. / Patrícia Silva – 54.15min. / Tiago Lopes – 54.17min. / Nuno Fernandes – 1h08min. / Helena Santos – 1h12min./ Filomena Soares – 1h14min.

Patricia Silva e Tiago Lopes – OPraticante.pt – Foto: Objectiva em Movimento

Classificações.

Evento 2019.

Página do evento.

Sitio oficial do evento.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto:Tiago Lopes
Fotos: Objetiva em Movimento e Hélder Marques

Parceiros