PARATEQBALL, LISBOA ASSISTIU A DEMONSTRAÇÃO

ParaTeqball

Foto: ©FTEQBALLPT

O ‘Lisbon – European Teqball Tour 2022’ terminou, após 3 dias de jogos entre os Melhores Teqers do Mundo, no Complexo Desportivo do Casal Vistoso, mas antes assistiu-se a uma demonstração de Parateqball.

No último dia do evento foram discutidas as finais de ambas as categorias e entregues os primeiros títulos internacionais do ano.

Leia também

ALAN CAVALCANTI E RAFAELA VEIGA EXCELENTES NO ‘EUROPEAN TEQBALL TOUR’

LISBON – EUROPEAN TEQBALL TOUR, ELITE CONFIRMA FAVORITISMO

Casal Vistoso recebe a Elite do Teqball Mundial

European Teqball Tour 2022 em Lisboa

Página do evento

Página da Federação Teqball Portugal

“Esta modalidade é um desporto de rápida reação”

Madjer, um dos melhores atletas de futebol de praia de sempre, foi o Embaixadores da competição e marcou presença na prova este domingo.

A ligação ao Teqball penso que vem sobretudo pela parte técnica. Após 22 anos de futebol de praia, onde também fazíamos vólei de praia, é algo natural.

Ainda não sabíamos da existência do Teqball e nos treinos da seleção já metíamos aquelas mesinhas de esplanada e trocávamos umas bolas.

Esta modalidade é um desporto de rápida reação, a bola vem rápida e temos de ser rápidos a decidir.

Além disso também temos de pensar rápido e estar concentrados, principalmente pela regra de não podermos tocar duas vezes com a mesma parte do corpo.” referiu Madjer sobre a modalidade.

Madjer embaixador do evento – Foto: ©FTEQBALLPT

Presidente da Federação Teqball Portugal – Károly Henczi declarou sobre o ‘Lisbon – European Teqball Tour 2022’ “O evento foi um imenso sucesso.

É um grande reconhecimento por parte da Federação Internacional de Teqball pelo trabalho que temos desenvolvido em Portugal.

Desenvolver uma modalidade nova é um trabalho muito duro e difícil.

Têm surgido muitos obstáculos, mas temos conseguido superá-los com muito empenho e resiliência, e falo em nome de todos da nossa federação.

Esse trabalho culmina de certa forma hoje, mas seguimos caminhando com cada vez mais atletas e clubes afiliados.

Portugal sem representação nas semi-finais

Sem representação portuguesa, começaram com as semifinais das Duplas Mistas.

Os húngaros Csaba Banyik e Zsanett Janicsek bateram o par brasileiro Leonardo Santana e Rafaella Fontes por duplo 12-8, fechando a partida por 2 sets a 0.

Na segunda semifinal, foram os brasileiros Leonardo Almeida e Vânia da Cruz a garantirem o lugar na final, derrotando os sérvios Nikola Mitro e Maja Umicevic por 2-0 (12-8 e 12-5).

Foto: ©FTEQBALLPT

De seguida, entraram em campo as Duplas Masculinas.

A primeira semifinal foi vencida pela dupla húngara Csaba Banyik-Adam Blazsovics, por 2-1 (12-4, 9-12 e 12-5), num jogo equilibrado contra os franceses Julien Grondin-Hugo Rabeux.

Os sérvios Bogdan Marojevic-Nikola Mitro ultrapassaram os romenos Apor Gyorgydeak-Szabolcs Ilyes na segunda semifinal, conseguindo um triunfo por 2-0 (12-7 e 12-8).

Nos Jogos de Atribuição do 3º lugar, a dupla Santana-Fontes do Brasil venceu na categoria Mista, enquanto os franceses Grondin-Rabeux triunfaram nos Masculinos, conquistando a Medalha de Bronze.

ParaTeqball
Foto: ©FTEQBALLPT

Demonstração de ParaTeqball no Lisbon – European Teqball Tour 2022

Antes das grandes finais realizou-se a Demonstração de ParaTeqball, a vertente adaptada do Teqball, que envolveu 4 Teqers húngaros.

Conforme habitual no ParaTeqball, cada dupla contou com um dos atletas com a perna amputada, jogando de moletas ou prótese.

No final, os dois ParaTeqers – László Attila e Keresztes Zsolt, referiram que “Tivemos a sorte de entrar neste desporto e criar uma nova modalidade adaptada.

Sinto-me feliz por jogar e o Teqball dá-me motivação para me levantar todos os dias, ir treinar e trabalhar.

Quando jogo não sinto que não tenho uma perna, estou apenas focado na bola e toda a dor desaparece.

O primeiro passo é começar e continuar a treinar. Com prática e motivação todos conseguem jogar.

Foto: ©FTEQBALLPT

Primeiro título internacional atribuído em Lisboa

Na Final das Duplas Mistas, os húngaros Banyik e Janicsek bateram os brasileiros Lindoso de Almeida e Vânia da Cruz por 2-1 (12-7, 7-12 e 12-7) e conquistaram o primeiro Título do ano na respetiva categoria.

O último jogo do evento opôs a dupla Banyik-Blazsovics da Hungria aos sérvios Marojevic-Mitro.

Após um primeiro set equilibrado, os sérvios não deram hipótese no segundo e fecharam o jogo em 2-0 (12-10 e 12-3). Bogdan Marojevic e Nikola Mitro sagraram-se Campeões nas Duplas Masculinas.

Secretário-Geral da FITEQ – Marius Vizer Jr. – Foto: ©FTEQBALLPT

Secretário-Geral da FITEQ – Marius Vizer Jr. no encerramento do evento manifestou “Foi um prazer realizar esta prova em Lisboa, uma cidade fantástica. A Federação Portuguesa é uma das melhores no Teqball.

A competição foi perfeita em todos os pontos de vista. A pandemia não ajudou no desenvolvimento ainda maior da modalidade, mas somos a que mais cresceu a nível mundial.

Já temos 132 federações nacionais reconhecidas e planos de desenvolvimento em todos os continentes.

Tal como todas as federações desportivas, temos como objetivo ser uma modalidade olímpica. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance. O futuro é laranja.

Parceiros