PASSEIO DE CICLOTURISMO DA CGTP 2023
Em dia da comemoração da Implantação da República Portuguesa, centena e meia pedalaram por três concelhos com o Passeio de Cicloturismo da CGTP 2023.
Desfrute de mais fotos sobre o evento aqui.
Fonte: José Morais
Fotos: Revista Notícias do Pedal
Passeio de Cicloturismo da CGTP, um clássico da modalidade
Foi esta quinta-feira dia 5 de outubro para a estrada o 31º Passeio de Cicloturismo da CGTP, no dia que se celebrou mais uma vez a Implantação da República.
A Implantação da República começou-se a celebrar a partir de 1910, quando o nosso país deixou de ser uma monarquia, passando a ser uma república
Deixaram assim nessa altura os monarcas de governar, passando a ser republicanos, numa altura que se mudou tanto o hino, como a bandeira.
A CGTP promove há 31 anos este evento, que é já considerado um clássico da modalidade, onde ontem voltaram a marcar presença cicloturistas que estiveram na primeira edição, e fazem sempre questão de ano para ano virem pedalar neste evento.
O inicio
O passeio teve concentração pelas 8 horas junto à Reitoria da Cidade Universitária ao Campo Grande em Lisboa, pelas 9 horas era dada a partida, com um passeio a percorrer três concelhos, Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira, numa extensão de 50 quilómetros.
Na Reitoria da Cidade Universitária ao Campo Grande, se iniciou, passando pela Av. Padre Cruz, Lumiar, Calcada Carriche, Olival Basto, Santo António dos Cavaleiros, Loures, São Julião do Tojal, Bucelas, Vila de Rei e Alverca, aqui no Jardim foi feita uma paragem, tendo sido oferecido as todos os participantes um abastecimento de água e fruta.
Depois da pausa, os cicloturistas regressaram à estrada, percorrendo a Nacional 10, com passagem pela Póvoa de Santa Iria, Santa Iria Azoia, São João da Talha, Sacavém, Portela, Ralis, Rotunda do Relógio, Av. do Brasil, e a Cidade Universitária, local da partida, onde o evento terminou cerca das 12,35 horas.
Foi um passeio muito interessante, com alguns pontos de maior dificuldade, mas superados pelos participantes, o caso da subida São Roque para São Julião do Tojal, a subida para Bucelas, e o Cabeço da Rosa para Alverca, com o restante percurso propício para rolar.
Uma tradição para se manter
Para a organização, este foi mais um grande passeio, e nas palavras de Libério Domingos, o mesmo foi “Mais uma jornada de convívio, e assinalando também o aniversario da Central Sindical da CGTP que completou 53 anos de existência.
Sendo de salientar que este passeio se realiza há 31 anos, e será uma tradição para se manter.
Entendemos que o desporto deve fazer parte da nossa vida, na ação sindical também se pretende implementar essa prática, e ao mesmo tempo chamar mais jovens para a pratica desta modalidade”.
Num passeio que juntou cerca de centena e meia de participantes, teve uma participação feminina reduzida apenas a três, a Mónica de Trajouce, a Joana que veio do Montijo e a Elsa que veio de Cascais, que no final estavam todas satisfeitas com o passeio.
As cicloturistas reconheceram “fizemos questão de marcar presença neste dia feriado de comemoração, de participar neste passeio de Cicloturismo.
Tivemos em algumas partes do percurso dificuldades, mas foram superadas, estando satisfeitas com a nossa prestação“.
Como balanço final, foi um excelente passeio, que teve o apoio dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, onde os seus serviços não foram necessários o que é positivo.
O acompanhamento da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa, com cinco motos e uma viatura, que deram a toda a caravana a segurança necessária, num excelente trabalho feito, em coordenação com a organização, e da parte desta também um elogio, pela forma como conduziram o passeio.
Pouco mais para dizer, ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.