Patrícia Sampaio conquista Ouro

Patrícia Sampaio
Portugal fechou a participação na Taça da Europa de Juniores – Gdynia 2017 no 6º lugar (entre 18 países) ao conquistar uma Medalha de Ouro através de Patrícia Sampaio e duas de Bronze por Felipe Cruz e João Fernando .
A prova decorreu este fim-de-semana (8 e 9 de julho) no Gdynia Arena, fazendo parte da “IJF World Junior Tour” e contando para o Ranking Mundial de Juniores, da Federação Internacional de Judo.
Nos tapetes estiveram 335 Atletas (206 masculinos e 129 femininos), em representação de 18 Países.
A Seleção Portuguesa esteve presente com 12 atletas: Patrícia Matias (-48 kg), Wilsa Gomes (-57 kg) e Patrícia Sampaio (-78 kg) no feminino e Lucas Catarino (-55 kg), Felipe Cruz (-55 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Miguel Pisco (-60 kg), Henrique Lopes (-73 kg), João Almeida (-73 kg), João Fernando (-73 kg), Miguel Alves (-81 kg) e Jaime Santos (-90 kg) no masculino, que foram acompanhados pelo Treinador – Marco Morais.
No primeiro dia de competição entraram 9 judocas lusos nos tatamis polacos.
Felipe Cruz e João Fernando obtêm Bronze
Na categoria masculina mais leve (-55 kg), Felipe Cruz alcançou a Medalha de Bronze depois de 3 vitórias.
Nos -73 kg, João Fernando repetiu o feito do seu compatriota e subiu ao Pódio após 5 triunfos.
Francisco Mendes, Patrícia Matias e Wilsa Gomes também se destacaram ao chegar à 5ª posição.
O segundo dia de prova contou apenas com 3 portugueses, mas todos atingiram posições de relevo.
Miguel Alves (-81 kg) não começou da melhor forma, mas somou 2 vitórias nas repescagens que lhe valeram o 7º lugar.
Jaime Santos (-90 kg) começou a vencer, mas foi afastado na ronda seguinte. Nas repescagens somou mais duas vitórias, acabando por ceder no combate pelo Bronze, terminando numa honrosa 5ª posição.
Patricia Sampaio o maior destaque português
O maior destaque luso na prova foi Patricia Sampaio.
A judoca portuguesa da categoria -78 kg teve um primeiro combate bastante equilibrado, apenas decidido em ‘ponto de ouro’ com um ‘shido’ (penalização) para a sua adversária.
Na semifinal venceu a atleta da casa, Paulina Dziopa por ippon, o mesmo resultado que viria a obter na final contra a canadiana Allayah Copeland em apenas 1 minuto e 12 segundos.

Patricia Sampaio subiu assim ao lugar mais alto do pódio, fazendo soar o hino nacional e terminando a participação portuguesa com ‘chave de ouro’.
Fotos: EJU