Pia de Urso, um passeio pelo Trilho da Amazónia

Aproveitar o feriado de 10 Junho, visitar o Centro de BTT da Pia do Urso para fazer o percurso mais exigente o P4.

O Centro de BTT da Batalha, na aldeia de Pia de Urso, é o primeiro do país a ser reconhecido pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Com balneários, instalações sanitárias, área informativa e zona de lavagens e pequenas reparações para as bicicletas, embora fechadas devido ao problema que todo o Mundo enfrenta Covid-19.

Pia do Urso

 

O Centro tem uma extensa rede de percursos num total de 265 quilómetros, distribuídos por 7 rotas de diferentes níveis de dificuldade.

Esta infraestrutura turística e desportiva, está preparada para receber praticantes de qualquer condição física e técnica.

A nível turístico, um passeio nesta localidade da Estremadura é caracterizado pelas paisagens de beleza natural, algumas protegidas, e pelos caminhos rurais, que nos põem em contacto com a natureza do Centro de Portugal.

A nível técnico, os percursos distribuem-se em 4 níveis de dificuldade (fácil, moderado, difícil, e muito difícil), pelo que os praticantes podem escolher os mais adequados de acordo com a condição física.

 

A rede de percursos de Pia de Urso é reconhecida nacionalmente pela qualidade dos inúmeros single tracks, zonas técnicas e precisamente pela oferta de qualidade turística e ambiental que pode proporcionar aos ciclistas, percorrendo os concelhos da Batalha, Porto de Mós e Leiria.

Visita ao Centro BTT Pia do Urso

A visita a este Centro de BTT e à localidade de Pia de Urso, pode ser complementado ainda com atividades pedestres e de escalada, e à oferta cultural e vários eventos que decorrem durante o ano no Concelho.

O desafio foi lançado por Rui Bastos ao companheiro Luis José, claro que ia sair empeno hehehehe, mas a estes dois sempre malucos por Aventuras ainda se juntou o Mário Pereira, iniciante nestas Aventuras e maluquices.

O dia iniciou bastante cedo, 06h30 e a viagem iniciava em direção ao Centro de BTT, onde nos esperava 4 atletas da zona, Martinho Fortunato Ferreira, Miguel Mbike, José André e Flavio Rufino, conhecedores dos trilhos e que voluntariamente se ofereceram para servir de guias, embora o trajeto tenha algumas placas e ser totalmente disponibilizado o track de GPS.

Apresentações feitas e vamos lá tentar concluir o percurso P4.

Pia do Urso

Mas o que é que significa P4?

Segundo indicações é o percurso com nível de dificuldade MUITO DIFÍCIL, é um percurso exigente, mas muito gratificante.

Convém ser feito por atletas com boa preparação física e em dias de muita luz, para se conseguir fazer o trajeto de 92,5kms num tempo estimado entre 5h30 e as 09h.

Percurso em forma de 8, podendo ser iniciado em dois locais, no Centro BTT Pia do Urso ou na Cidade de Batalha, percorrendo os três concelhos, com vários tipos de trilhos, incluindo secções técnicas e com declives fortes.

Este percurso para além de ter um grau de dificuldade muito exigente, dá a quem se aventura percorrê-lo umas paisagens e momentos que certamente irão ficar na memoria.

No topo de cada subida a paisagem é deslumbrante. Após uma paragem na cidade da Batalha para um reforço alimentar a meio da manhã, era tempo que rumar a mais um dos muitos trilhos memoráveis.

Trilho da Amazónia, um belo single track

Batizado de Trilho da Amazónia, um single track que atravessava uma zona de densa vegetação, sobe e desce constante, sempre ao lado de uma ribeira, e que no final só nos deu vontade foi de voltar para trás e refazer tudo de novo.

Fomos tão bem recebidos na Batalha que voltamos ao mesmo estabelecimento para almoçar e se o reforço alimentar já nos deixou fã então as belas bifanas com bacon e um queijo derretido caíram que nem ginjas.

Mas ainda faltava o regresso e a parte mais dura do percurso, pois o Centro de BTT Pia do Urso ainda ficava para lá das Serras que avistávamos, pronto era preciso trepar aqueles estradões de gravilha, mas o bom ambiente permanecia sempre no grupo e a entre ajuda era o truque para a união.

MiguelMbike que infelizmente teve de abandonar a aventura logo aos 15kms por um problema físico, ia apoiando o grupo e recolhendo algumas fotos, mas a surpresa foi na chegada a meta final desta aventura. O mesmo brindou-nos com um manjar, bifanas, fruta, sumos e uma bela cerveja fresca para o último brinde.

Para além de momentos memoráveis da prática desportiva, ficou também o registo de novas amizades que se uniram através do desporto.

Pia do Urso

Em relação ao Percurso efetuado, aconselho vivamente a aventurarem-se nele pois por mais palavras que possa tentar escrever nestas linhas seriam sempre poucas para vos tentar transmitir paisagens, a beleza e dureza dos trilhos.

Metam as bikes nos carros, juntem uns amigos e visitem.

Visualize também

Centro BTT Santa Comba, belo local para treinos

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Rui Bastos
Fotos: Miguel Mbike

Parceiros