PORTUGAL CONTINUA NA LUTA PELA PRESENÇA NO EUROBASKET FEMININO
Share the post "PORTUGAL CONTINUA NA LUTA PELA PRESENÇA NO EUROBASKET FEMININO"
A Seleção Nacional feminina venceu a Grécia por 66-60, em Odivelas, e assim segue na luta por um inédito apuramento para o EuroBasket 2023.
Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol
Fotos: SportFlash / FPB
Seleção Nacional na luta por um inédito apuramento para o EuroBasket
Portugal, que ocupa o segundo posto do grupo G, tem o jogo decisivo no próximo domingo (16 horas), fora de portas, diante da Grã-Bretanha, que está no terceiro lugar.
Portugal esteve praticamente durante todo o encontro no comando do resultado, numa partida em que demonstrou uma solidez defensiva a toda a prova.
Ao intervalo a equipa das quinas ganhava por 30-22, com destaque para a tremenda prestação de Maria João Correia, autora de 18 pontos.
No regresso dos balneários não se alterou a toada do jogo, com a formação lusa a manter a congénere helénica à distância, até que o cenário se interveu no arranque dos derradeiros 10 minutos.
A Grécia, que acabou por garantir a qualificação, chegou a passar para a dianteira, mas a nossa Seleção reagiu em grande estilo e acabou por cavar um fosso de seis pontos.
A Seleção Nacional apontou nove triplos e o seu trabalho defensivo refletiu-se em outros tantos nove roubos de bola, que acabaram por “empurrar” as helénicas para 22 turnovers.
“Estou sem palavras, estou tão orgulhosa desta equipa”
No rescaldo do Portugal vs. Grécia, em declarações à FPBtv, Maria João Correia, a MVP do embate, foi a voz da satisfação:
“Estou sem palavras, estou tão orgulhosa desta equipa. Ninguém tem ideia daquilo que trabalhamos e os anos que levamos para conseguir estar nesta situação.
É a primeira vez que temos esta hipótese de chegar ao EuroBasket. Quero agradecer em meu nome, e de toda a equipa, a todas as pessoas que vieram, foi incrível!
Ver um pavilhão assim é sinal de que o basquetebol está a crescer em Portugal, e isso é brutal.
Só espero que continuem a ver a modalidades, precisamos de todos vocês. Ver toda esta gente, pessoas que conhecemos e que nos dão segurança, é muito importante.
Esperamos dar o prazer de nos verem pela primeira vez num Europeu”, disse.
“Estamos a uma vitória de conseguir o nosso objetivo”
Já Ricardo Vasconcelos, selecionador nacional, abordou a forma como Portugal contrariou o poderio grego:
“É um trabalho fantástico deixar a Grécia com apenas 60 pontos marcados. Obriga a um sacrifício, desgaste físico e mental.
Não conseguimos só com emoção e vontade entrar na cabeça da outra equipa, porque foi aquilo que fizemos na primeira parte.
Obrigámos uma equipa super madura e super experiente a perder a bola por 16 vezes, fizemos um trabalho espetacular.
Há um fator novo, que foi o facto de termos estado a ganhar durante muito tempo e de termos sabido lidar com isso.
Mentalmente estávamos preparados para estar à frente, e isso deixa-me muito satisfeito. Houve jogos em que queríamos e sonhávamos com isso, mas em que não conseguíamos.
As jogadoras estão de parabéns! Estamos a uma vitória de conseguir o nosso objetivo, estamos onde queríamos estar. Vamos desfrutar da pressão”, garantiu.
No capítulo individual, do lado português, destaque para a fantástica exibição de Maria João Correia (32pts, 6/8 3P, 6/8 LL, 6res, 4ast, 5rb), sem esquecer Sofia Silva (10pts, 9res, 1ast, 2rb).