PRINCIPAIS REGRAS DE CORFEBOL, UMA MODALIDADE DIFERENTE
Hoje vamos conhecer as regras do Corfebol, que apareceu pela primeira vez em Portugal, em 1982, numa ação de divulgação de Jogos Tradicionais em Lamego, Jogos Populares e Desportivos Tradicionais orientada pela International Korfball Federation.
Principais regras de corfebol
O grande diferenciador do Corfebol é a igualdade com que os sexos são tratados. É o único desporto onde é obrigatório que as equipas sejam constituídas por 50% dos participantes do género masculino e 50% do género feminino.
Durante o jogo, homens podem apenas marcar homens e mulheres apenas marcar mulheres.
Isso faz com que não haja preconceito devido ao género das pessoas, transformando o desporto num meio altamente eficaz de integração social.
O objetivo principal é introduzir a bola no cesto da equipa adversária. O cesto está colocado num poste a 3.50 m do solo.
A bola é disputada por duas equipas de oito elementos, quatro rapazes e quatro raparigas (2 à defesa e 2 ao ataque), e só pode ser jogada com a mão.
Não pode ser driblada e os jogadores não podem dar passos com a bola na mão.
Como todo jogo desportivo que existe na seção de apostas da plataforma Bettilt, o Corfebol se tornou mais popular hoje em dia.
Isso significa que podemos apostar nesse tipo de desporto num futuro próximo.
Campo de Jogo
O campo de jogo é retangular e deve possuir as dimensões de 40X20 metros, sendo dividido ao meio por uma linha central.
Cada uma das zonas de divisão contém um cesto, colocado a 6.67 metros da linha de fundo. A 2.50 metros do cesto, no sentido da linha central, existe a marca de penalidade.
Em cada uma das zonas são colocados 2 jogadores e 2 jogadoras de cada equipa, designados por “quadrado“: numa zona haverá um quadrado atacante e na outra um quadrado defensivo.
Os jogos têm a duração de 50 minutos de tempo real, 2×25 minutos, com 10 minutos de intervalo.
No início do jogo, da 2ª parte e depois de cada cesto marcado, a bola é jogada a partir da linha central (no meio desta).
Cada cesto equivale a um ponto. Sempre que há cesto a bola é reposta pela equipa que o sofreu.
Quando o somatório dos pontos das duas equipas é par (p.e. 1-1; 3-1; 2-2), as equipas mudam de zona. Isto significa que sempre que se marcam dois pontos, quem estava a defender passa a atacar e quem estava a atacar passa a defender.
No início da 2ª parte, os quadrados atacantes (de ambas equipas) do fim da primeira parte mantêm-se, mas trocam de meio-campo.
A defesa deve ser individual e por sexo, o que quer dizer que cada jogador defensivo deve defender (marcar) um jogador atacante da equipa adversária do mesmo sexo.
Não é permitido lançar ao cesto quando se está coberto (defendido ou marcado).
Estar defendido é ter um adversário defensivo do mesmo sexo, à distância de um braço, entre si e o cesto e manifestando intenção de impedir o lançamento.
O Corfebol é sobretudo um jogo tácito. O contacto físico só é permitido de forma moderada.
Principais proibições
As regras são claras na proibição da violência e/ou contacto físico entre adversários direta ou indiretamente por ação sobre a bola de jogo.
É pois interdito:
Tocar a bola com a perna ou com o pé ou com o joelho.
Bater a bola com o punho ou com o pé.
Bater ou tirar a bola das mãos do adversário ou de um companheiro.
Correr ou andar com a bola ou driblar.
Lançar de uma posição defensiva.
Lançar de uma posição defendida: entre o atacante e o cesto; de frente para o atacante; com o braço levantado à distância de um braço.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Andreia Freitas
Fotos: Marco Spelten