Quatro mosqueteiros procuram lugar ao sol
A prova de fundo para sub-23, a disputar hoje, sexta-feira, é o próximo compromisso da Seleção Nacional/Liberty Seguros no Campeonato do Mundo de Estrada, que decorre em Richmond, Estados Unidos da América.
Portugal estará representado pelo repetente Rúben Guerreiro e por três estreantes, João Rodrigues, Nuno Bico e Rui Carvalho. Os quatro corredores chegam a Richmond depois de terem pedalado na Volta a França do Futuro, onde deram boa conta do recado e apuraram a forma para o Mundial.
A corrida, como início às 17h45 (Hora de Portugal Continental), terá 162,2 quilómetros, resultantes de dez voltas ao circuito. “Para alcançar um bom resultado é preciso estar bem colocado durante toda a corrida, sobretudo nas zonas mais técnicas, de estrada estreita, procurando sempre estar junto dos melhores, de modo a conseguir entrar na discussão da corrida quando o pelotão se partir”, antevê o selecionador nacional, José Poeira.
Rúben Guerreiro foi 75.º, há um ano, em Ponferrada, mas tem a ambição de melhorar o resultado e de estar na luta pelos primeiros lugares. Para isso terá de debelar completamente a tendinite no tendão rotuliano esquerdo, que o apoquenta nas duas últimas semanas. O tratamento, a cargo do médico da Seleção Nacional/Liberty Seguros, Nuno Loureiro, está a provocar melhoras, pelo que as perspetivas são de batalhar por um bom resultado.
“A colocação vai ser a chave. Se me sentir bem, este circuito pode ser muito bom para as minhas caraterísticas”, acredita o ciclista natural de Pegões Velhos, Montijo.
Para Rui Carvalho “a corrida vai tornar-se dura com o passar das voltas, mas será uma boa experiência. Vou ajudar o Rúben que é o nosso ciclista com mais experiência cá fora, além de que este é um tipo de circuito a que ele se adapta bem”, frisa o corredor penafidelense.
O viseense Nuno Bico também está convencido de que a prova vai acabar por endurecer com o passar das voltas, “embora seja possível uma chegada de um grupo restrito, no qual tentaremos colocar um homem para que possa finalizar”.
“É o meu primeiro Campeonato do Mundo e terminar é o primeiro objetivo pessoal. Além disso, quero ajudar os meus companheiros ao máximo, especialmente o Rúben, que é o mais experiente de nós os quatro. Mais do que isto, um bom resultado, será bem vindo”, diz, por sua vez, João Rodrigues.
Texto e foto: José Carlos Gomes / FPC