MAIS DE UM MILHAR NO RAID DAS MASSEIRAS

Masseiras

Foto: Bikeservice

Com temperaturas quase primaveris, 1200 participantes animaram na manhã deste domingo, 4, o Raid das Masseiras, uma das maiores clássicas de BTT nortenhas.

A freguesia da Estela, na Póvoa de Varzim, voltou a receber esta prova que, através do seu nome, consagra um método de agricultura único no mundo e que está ali bem presente: os campos masseira (ou masseiras, como também são conhecidos), talhados nas dunas sob a forma rectangular.

Esta forma de produção está também presente em Navais e Aguçadoura, também elas freguesias do concelho poveiro.

Evento

Masseiras
Foto: Bikeservice

Atletas de dez nacionalidades disputaram o Raid das Masseiras

Disputado por atletas de dez nacionalidades, de entre as quais os espanhóis chamaram a si o maior número, o Raid das Masseiras propunha uma distância mais curta, com 35 km, e uma outra de 46 km.

Em ambos os casos, cronometradas e abertas a participantes com idade superior a 16 anos (excepcionalmente 15, mas sujeitos a cumprirem o trajecto mais curto).

A ausência de pendentes reduziu o nível de exigência física, mas, em contrapartida, a areia obrigou a um esforço suplementar em alguns sectores dos percursos.

Nada, ainda assim, que tivesse impedido os primeiros classificados de conseguirem tempos ‘canhão‘.

Na geral masculina dos 46 km, Mário Costa, Rafael Baltarejo e Filipe Ramos, respectivamente 1.º, 2.º e 3.º classificados, concluíram a prova separados entre si por escassos segundos, mas todos dentro do mesmo minuto: 1h30m.

Este tempo confere-lhes uma média horária ligeiramente superior a 30 km.

Joana Monteiro (1h44m20s) destacou-se entre as participantes femininas, enquanto que Jessica Costa e Virgínia Miranda, separadas por 18 segundos, cruzaram a meta com mais sete minutos do que a líder vilacondense.

Foto: Bikeservice

No que concerne à geral individual da prova mais curta, Fábio Abreu conservou até à meta a ligeira vantagem que conseguiu nos quilómetros iniciais e venceu isolado, com o registo de 1h09m57s.

Luís Torres, 2.º classificado, gastou mais 43 segundos e, a nove deste, entrou para a 3.ª posição Miguel Ribeiro.

Nas senhoras, as diferenças ganharam outra expressividade.

Mais de 15 minutos separaram a vencedora Sónia Araújo (1h18m05s) da 2.ª classificada, Ângela Santos (1h33m25s).

Diana Magalhães fechou o pódio com a marca de 1h38m19s.

Parceiros

Deixe um comentário