RALLY SERRAS DE FAFE ABRE CPR

Rally Serras de Fafe

Foto: Rally Serras de Fafe

O boliviano Sebastian Contreras (Citroen C3 Rally2) e a jovem promessa espanhola Sergi Perez (Hyundai i20 N Rally2) foram os primeiros estrangeiros a inscrever-se no Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto.

O Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto volta a ser em 2024, o ponto de partida do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), nos próximos dias 23 e 24 deste mês de fevereiro, com um traçado em piso de terra que apresenta, face à edição anterior, algumas novidades, como a partida na vila transmontana de Boticas, na tarde de sexta-feira.

A uma semana do fecho das inscrições, e no que toca a pilotos estrangeiros, são já dadas como certas as participações do boliviano Sebastian Contreras (Citroen C3 Rally2), um estreante em provas na Europa, e de Sergi Perez (Hyundai i20 N Rally2), o jovem espanhol de 19 anos que em 2023 se sagrou vencedor da Peugeot Rally Cup Ibérica.

Evento

Foto: Rally Serras de Fafe

Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto com novidades

No primeiro dia, os pilotos começam por cumprir as duas primeiras classificativas na região de Boticas:

Boticas/Vale do Tâmega (9,64 km) tem um traçado idêntico ao de 2023;
enquanto Boticas/Senhor do Monte (11,53 km) surge agora com menos cinco quilómetros de extensão e embora tanto o início como o final não tenham sofrido alterações, a parte intermédia será uma estreia.

A jornada termina com a já tradicional super-especial (1,62 km) noturna no centro da cidade de Fafe.

Rally Serras de Fafe
Foto: Rally Serras de Fafe

Sábado, durante a manhã, disputar-se-á uma dupla passagem pelas classificativas de Luílhas (11,9km), em versão um pouco mais longa que a do ano passado e já utilizada em edições anteriores, e Cabeceiras de Basto (10,68 km), a qual decorrerá integralmente nesse concelho.

O início será o mesmo do troço do Rali de Portugal, incluindo depois três quilómetros nunca antes utilizados, para terminar no mesmo local de 2023.

A parte final do rali organizado pelo Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto inclui uma dupla passagem pelas classificativas de Seixoso (9,97 km), sem alterações em relação a 2023, e Lameirinha (11,18 km), esta numa versão mais curta que a do ano anterior e que será a Power Stage, estando o final da prova, em Fafe, previsto para as 17h32.

Rally Serras de Fafe

Foi imperativo antecipar a data do rali

Com a marcação das eleições legislativas para o início de março, foi imperativo antecipar a data do rali, que continua, como nos anos anteriores, a abrir o Campeonato.

Embora a presente edição não faça parte do calendário do Europeu, ficou a porta aberta para um possível regresso ao ERC em 2025, procurámos manter as entidades que nos têm apoiado nos últimos anos.

De resto, creio que a estrutura da prova vai ser do agrado dos pilotos, reunindo todas as condições para proporcionar um excelente espetáculo.

Oxalá a emoção da disputa pelos primeiros lugares se prolongue até à derradeira classificativa”, adiantou Carlos Cruz, presidente do Demoporto.

O Qualifying e o Shakedown, na manhã de sexta-feira, voltam a ter, à semelhança da edição transata, como palco a classificativa de Montim (3,61 km), em Fafe.

Prova de abertura do CPR, o Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto será também pontuável no:

Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes);
no Campeonato de Portugal de Masters de Ralis;
no Campeonato Promo de Ralis, no Challenge R5/S2000;
sendo a prova de abertura da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup 2024.

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