RALLY DE PORTUGAL PROMETE EMOÇÃO

Rally de Portugal

Foto: Organização

Rally de Portugal o maior evento desportivo realizado, anualmente, em Portugal, volta a trazer as estrelas do Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC) aos troços do Norte e Centro, de 9 a 12 de maio.

Três campeões do Mundo e sete antigos vencedores da prova encabeçam a lista de inscritos do Vodafone Rally de Portugal, a maior da época até ao momento, com 69 equipas, de 22 nacionalidades.

Depois de ter atingido um impacto económico recorde, em 2023, o evento do Automóvel Club de Portugal (ACP) promete voltar a movimentar cerca de um milhão de pessoas, em 15 concelhos do país.

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Rally de Portugal continua a ser um dos mais emblemáticos ralis do mundo

A caminho da 57.ª edição, o Vodafone Rally de Portugal continua a ser um dos mais emblemáticos ralis do mundo, inaugurando, como é hábito, a fase de terra europeia do WRC.

Com um percurso muito semelhante ao de 2023, com um total de 1.690,12 quilómetros de extensão e 337,04 quilómetros cronometrados (face aos 335,26 de 2023), a grande novidade é o figurino de 22 especiais de classificação, um número que já não era atingido desde a edição de 2012.

E a comprovar o apelo da prova do ACP está o facto de, até pilotos que não estão a disputar a totalidade do campeonato, como os campeões do Mundo Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä, fazerem questão de disputar o Vodafone Rally de Portugal.

Os dois pilotos reforçam uma lista onde estão sete antigos vencedores da prova: Ogier, Rovanperä, Elfyn Evans, Ott Tänak, Thierry Neuville, Kris Meeke e Armindo Araújo, estes dois últimos, agora, ao volante de carros da categoria Rally2.

Foto: Organização

Duelo Hyundai – Toyota ao rubro

Ao todo, estão inscritas 69 equipas de 22 nacionalidades para o Vodafone Rally de Portugal, a maior lista da época do WRC até ao momento. Esta é a quinta prova do calendário do Campeonato do Mundo e a quarta do Campeonato de Portugal de Ralis, que como é habitual, vai atribuir as suas pontuações no final da etapa de sexta-feira (10 de maio).

A campeã do Mundo em título, a Toyota Gazoo Racing, surge na máxima força em Portugal:

para além dos seus dois pilotos a tempo inteiro, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta;

também traz o regressado Sébastien Ogier, o mais bem-sucedido piloto da história do Rali de Portugal, empatado com Markku Alén (cinco vitórias);

e o bicampeão do Mundo em título, Kalle Rovanperä, que venceu o recente Rali Safari – Quénia e que aposta no terceiro triunfo consecutivo no Vodafone Rally de Portugal.

Por outro lado, a Hyundai Shell Mobis lidera o Mundial de Pilotos, por intermédio de Thierry Neuville, que abriu o ano com uma impressionante vitória em Monte Carlo, mas que viu a sua vantagem sobre Evans encurtar para seis pontos após o Safari e antes do Rali da Croácia deste fim de semana.

Ott Tänak é outro fortíssimo candidato da Hyundai à vitória em Portugal, o mesmo se podendo dizer do veterano Dani Sordo, segundo classificado na prova do ACP, em 2021 e 2023.

A M-Sport Ford volta a entregar os seus Puma Rally1 a Adrien Fourmaux, uma das boas surpresas do início de época, com pódios na Suécia e no Quénia, e ao menos experiente Grégoire Munster.

Ao todo, serão nove os carros da categoria-rainha em Portugal, mais um do que na edição do ano passado.

Rally de Portugal
Ott Tänak – Foto: Organização

40 inscritos na categoria Rally2

A categoria Rally2, por outro lado, tem uma impressionante lista de 40 inscritos, de longe a maior da época até ao momento.

Na prova do WRC2 estão todas as principais figuras do Mundial dos Rally2, como o líder do campeonato Oliver Solberg (Skoda), que vai tentar vingar a vitória perdida no ano passado em Portugal, devido ao pião – e posterior penalização – na Super Especial de Lousada.

Gus Greensmith (Skoda) e Yohan Rossel (Citroën) surgem logo atrás do norueguês no Mundial, mas há vários outros nomes sonantes no plantel em Portugal:

Teemu Suninen (Hyundai), Nikolay Gryazin (Citroën), Pepe López (Skoda), Sami Pajari (Toyota), Georg Linnamäe (Toyota) ou Jan Solans (Toyota), só para citar alguns.

Os principais concorrentes do CPR também reforçam a lista de inscritos:

pois a Kris Meeke (Hyundai), Armindo Araújo (Skoda), Ricardo Teodósio (Hyundai), José Pedro Fontes (Citroën), Ernesto Cunha (Skoda) ou Lucas Simões (Ford), também se juntam os pilotos do CPR 2RM, como:

Gonçalo Henriques (Renault), Hugo Lopes (Peugeot), Pedro Silva (Peugeot), Kevin Saraiva (Peugeot) ou Diogo Marujo (Peugeot), entre outros.

Entre os Rally3, destaque para o embate entre os melhores pilotos dos Ford Fiesta, como o líder do WRC3, Jan Cerny, e os pilotos dos Renault Clio, como Ghjuvanni Rossi ou Matteo Chatillon.

Rally de Portugal
Foto: Organização

Aposta na continuidade

A ação começa, como é habitual, na quinta-feira de manhã (9 de maio), em Baltar, com o Shakedown de 4,61 km, a que se segue a Cerimónia de Partida oficial, novamente em Coimbra, a partir das 17h00.

Os concorrentes rumam depois à Figueira da Foz, para a Super Especial de abertura, este ano com 2,94 km e com início às 19h05 (transmissão na RTP1).

Na sexta-feira (10 de maio), as tradicionais especiais de terra da região Centro são o primeiro grande teste para máquinas e pilotos, agora com a classificativa de Mortágua (18,15 km) a ser percorrida duas vezes, a abrir e a fechar o dia.

As duplas passagens por Lousã (14,30 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km) completam o primeiro dia competitivo.

Para a etapa de sábado estão reservados dois ‘loops’ pelas classificativas de Felgueiras (8,81 km), Montim (8,69 km), a mais longa especial do rali, Amarante (37,24 km) e Paredes (16,09 km) que, este ano, também tem duas passagens.

O dia encerra em apoteose, como é hábito, na Super Especial de Lousada (3,36 km), com transmissão na RTP2.

A decisiva etapa de domingo será composta por duplas passagens pelos 19,91 km de Cabeceiras de Basto, dos quais 12,6 km são completamente novos, e pelos icónicos 11,18 km de Fafe, também o palco habitual da Power Stage (com as duas passagens em direto na RTP1).

Foto: Organização

Responsabilidade ambiental é prioridade

O maior evento desportivo realizado, anualmente, em solo nacional, que em 2023 movimentou quase um milhão de espetadores ao vivo e teve um impacto recorde de 164,7 milhões de euros na Economia nacional.

Tem também uma forte componente de responsabilidade ambiental, reconhecida pela FIA com a atribuição consecutiva, desde 2017, da certificação ambiental máxima da federação internacional.

Para o Plano de Sustentabilidade Ambiental do Vodafone Rally de Portugal é, também, fundamental a colaboração do público da prova e a ação dos 15 municípios envolvidos no evento:

Amarante, Arganil, Cabeceiras de Basto, Coimbra, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Góis, Lousada, Lousã, Matosinhos, Mondim de Basto, Mortágua, Paredes e Vieira do Minho.

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