RECORDES QUEBRADOS EM MATOSINHOS
A estreia dos atletas africanos na Meia Maratona de Matosinhos ficou marcada pelos novos recordes da prova – 01h03m05s (masculino) e 01:09:58 (feminino)
Leia também
MEIA MARATONA DE MATOSINHOS QUER BATER RECORDES
Fonte / Fotos: RunPorto
Meia Maratona de Matosinhos
Foi esta manhã que a marginal de Leça da Palmeira se voltou a preencher de atletas a correr a Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto ou a caminhar os 7 km da Mini Maratona.
Num belo percurso, sempre com o Atlântico como fundo, a terceira edição da prova decorreu a partir das 9h00, começou no Farol da Boa Nova, e passou por vários pontos míticos da cidade, como a Ponte Móvel, o Cabo do Mundo entre outros, foi um verdadeiro Mar de Desporto.
A manhã começou com um aquecimento que animou logo os 3.200 participantes do evento.
Com o sinal de partida dado por Vasco Pinho, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos, foi com muita motivação e alegria que se preencheram os quilómetros desta prova, sempre estimulados pelo forte apoio da população a todos os participantes.
Atletas quenianos dominaram as primeiras posições
Com uma elite internacional de peso, a chegada ao Farol da Boa Nova foi protagonizada pela grande disputa pelo primeiro lugar entre os atletas.
Contudo, Josphat Mutula (Quénia) foi o primeiro atleta a alcançar a linha da meta, com o tempo oficial de 01:03:05, conseguindo assim bater o record de Rui Pedro Silva em 2018, com 01:06:17.
Para além de Mutula que alcançou o primeiro lugar, o pódio masculino terminou com Peter Wanjiru (Quénia) em segundo lugar com o tempo 01:03:53: e em terceiro lugar, Nuno Lopes, a manter os portugueses no pódio masculino, com o tempo de 01:05:57.
Boulaid bateu o recorde feminino da prova
A atleta marroquina destacou-se das colegas durante toda a prova e conseguiu ultrapassar o melhor tempo feminino da prova, recorde que pertencia desde 2018 a Mónica Silva, 01:16:33.
Kawtar Boulaid foi assim a grande vencedora da competição feminina da Meia Maratona de Matosinhos, chegando à meta com o tempo 01:09:58.
Na segunda posição ficou Maurine Jemutai (Quénia) que chegou com 01:10:51. E a ocupar o terceiro lugar, Rafaela Fonseca, vencedora da terceira edição, terminou a prova com 01:14:54.
O cenário da cerimónia de pódio foi o mar do oceano atlântico, Mar de Desporto, que dá nome ao evento.
Pode consultar os resultados da prova aqui.