Regata de Portugal leva a Lisboa um mar de portugueses

Regata

É entre os próximos dias 3 a 7 de outubro que Lisboa acolhe a primeira edição da Regata de Portugal, um evento que pretende celebrar Portugal e os portugueses tendo como principal tema o Mar – elemento tão presente na história e ADN do país.

O evento, de entrada livre, realiza-se no Terminal de Cruzeiros de Lisboa e promete 14 horas de festa por dia, com o recinto a abrir as suas portas às 10h00 e a encerrar à 00h00, e uma programação diversa onde, além da Vela, haverá também espaço para a Música, a Arte, a Gastronomia e a Sustentabilidade.

Regata de Portugal, Quer celebrar Portugal e os portugueses

Queremos celebrar Portugal e os portugueses.
Serão cinco dias de uma grande festa de Portugalidade que conta, obviamente, com o melhor da Vela mas, também, com tantos outros talentos nacionais nas áreas da música, da gastronomia, da arte.
Um evento que pretende enaltecer o “mar de portugueses” que levam o país além-fronteiras, seja a bordo de um dos mais velozes catamarãs, seja através de uma música que põe multidões a dançar noutros continentes, seja através de uma peça de arte que percorre o mundo ou de sabores e aromas tão típicos do nosso país que fazem as delícias dos paladares estrangeiros”, contextualiza Francisco Mello e Castro, Responsável pela Organização da Regata de Portugal.

Foto: Yachts and Yachting

World Match Racing Tour

Num recinto com capacidade para 50.000 pessoas, o público vai poder assistir de perto à competição inédita da etapa portuguesa do mais importante circuito de vela profissional do mundo – o World Match Racing Tour (WMRT).

São 12 equipas de velejadores profissionais a mostrar as suas habilidades táticas, a bordo de alguns dos catamarãs mais velozes e ágeis do mundo, numa prova com ação perto da costa.

Para Francisco Mello e Castro, “esta é, também, uma forma de democratizar o acesso à vela, uma modalidade para muitos ‘distante’ e com a qual, na Regata de Portugal, poderão ter um contacto mais próximo e em tempo real”.

Bernardo Freitas

Para Bernardo Freitas, velejador olímpico e embaixador da Regata de Portugal para a Vela, “a realização deste evento terá um impacto muito positivo para Lisboa e, também, para o país.
Ter uma disciplina como o Match Racing nas nossas águas mostrará aos Portugueses o espetáculo que é o nosso desporto e dará oportunidade aos velejadores nacionais de competir ao mais alto nível.
Agregar todas estas áreas será uma explosão de cultura que, com certeza, chegará além-fronteiras!”.

Recorde-se que o desportista português regressou recentemente de uma regata de nove meses à volta do mundo, tendo sido considerado um dos destaques da prova. Bernardo Freitas conta já com algumas conquistas no seu currículo, nomeadamente o 3.º lugar na Taça América Juvenil (Red Bull Youth America’s Cup, 2013) e a 8.ª posição nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), na classe 49er, sendo esta uma das melhores classificações de sempre na vela olímpica portuguesa.

E porque também as empresas ajudam a levar o nome de Portugal para outros portos, são várias as que estarão representadas no evento.

Foto: Yachts and Yachting

A Grande Festa da Portugalidade

A Regata de Portugal é muito mais que um evento desportivo. É, na verdade, um evento de entretenimento que além de uma competição de vela em pleno rio Tejo conta com DJ Sets – diariamente, diferentes nomes da música eletrónica nacional vão “dar som” à Regata; dois espaços gastronómicos com diferentes conceitos e um elemento em comum – o peixe português; arte pela mão de artistas urbanos portugueses; uma exposição sustentável, com peças inéditas, dedicada aos mares; e tantas outras atividades que também as marcas levarão para o recinto do evento.

Mais informação.

Parceiros

Deixe uma resposta