CONTAGEM DECRESCENTE NO REGRESSO DAS ESTRELAS DO SURF
Com previsões de tempo favoráveis e de boas ondas no horizonte, adivinham-se três dias de surf de alto nível com a elite do surf nacional a iniciar a luta pelos títulos masculinos e femininos que irá decorrer ao longo de cinco etapas em vários locais do país.
Sequência de prova – 1º dia de competição (sujeito a alteração)
Trials – masculino (4 heats)
Round 1 – masculino (16 heats)
Round 1 – feminino (8 heats) – on stand-by / aguarda mais informações
Dois dos nomes da nova geração, o campeão nacional de 2022, Guilherme Ribeiro e a atual vice-campeã nacional, Gabriela Dinis, venceram esta prova em 2023 e vão estar a defender os títulos do Allianz Figueira Pro.
O experiente surfista, Ivo Cação, e a sua conterrânea, Catarina Jesus, vão ser os representantes dos surfistas locais, numa cidade que tem uma longa tradição na história do surf nacional e internacional sendo uma das etapas preferidas de vários atletas da Liga MEO Surf.
Fonte: Associação Nacional de Surfistas
“…evoluir constantemente o meu surf.” Ivo Cação
Ivo Cação, surfista figueirense, 29º classificado na Liga MEO Surf 2023 referiu:
“É com alegria que volto a estar presente em mais um ano no circuito nacional de surf e da oportunidade de participar nesta etapa da Liga MEO Surf.
O Cabedelo é um local cheio de recordações especiais para mim, pois foi um dos locais onde cresci e fiz mais surf.
Competir em casa é sempre uma experiência incrível.
Estou bastante entusiasmado para este evento na Figueira da Foz, cidade que é reconhecida pelas suas ondas fortes e longas, ideais para a prática de surf de qualidade.
Quanto maiores e melhores forem as ondas, mais me encaixo e divirto.
O regresso da Liga MEO Surf à Figueira da Foz, eleita várias vezes pelos competidores como a melhor etapa do circuito nacional de surf, aumenta a expectativa de encontrarmos ondas de excelente qualidade, o que me motiva ainda mais para competir neste local.
Trás consigo uma importância significativa para a comunidade local e para os surfistas da região o facto deste evento se realizar na Figueira da Foz.
É uma oportunidade ímpar para destacar o potencial deste local para o surf e para incentivar mais pessoas a envolverem-se neste desporto.
A Associação Nacional de Surfistas e os seus patrocinadores, juntamente com o apoio da autarquia local e da Associação de Surf da Figueira da Foz (ASFF), têm desempenhado um papel fundamental ao proporcionar esta oportunidade e ao continuar a motivar os jovens a praticar desporto e seguir um caminho saudável. Estou bastante motivado para competir e desfrutar das ondas da Figueira da Foz. Conto com a presença de todos!”
“Tenho boas expectativas para a minha performance” Catarina Jesus
Catarina Jesus, surfista figueirense, convidada da organização falou sobre o evento:
“Com a experiência que tive o ano passado nesta etapa, sinto-me mais confiante, apesar de, por motivos académicos, tive menor concentração nos treinos.
Independentemente desse obstáculo o meu foco principal continua a ser o mesmo, melhorar a minha experiência e vivência competitiva.
Tenho boas expectativas para a minha performance. Já pude verificar que as previsões das condições favorecem a minha performance e estou muito satisfeita.
Esta etapa realmente enriquece a cidade, seja pela exposição que tem em Portugal, mas também para a comunidade surfista local, que pode garantir posição na Liga MEO Surf e representar a Figueira da Foz.
De certa forma, proporciona uma abertura para os possíveis futuros surfistas que queiram entrar neste mundo competitivo com os melhores atletas.
Tal como foi para mim, estar a competir na Liga MEO Surf é um desafio, mas também um desejo de vida.
Neste momento os objetivos a longo prazo são alcançar as melhores pontuações e evoluir constantemente o meu surf.
Agradeço desde já à ASFF pelo wildcard e a oportunidade de me juntar como atleta da associação e promover o surf feminino da Figueira da Foz.”
Allianz Figueira Pro
O Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que irá distinguir os melhores surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.
Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko são os atuais detentores do troféu que distribui um prémio igualitário para ambas as categorias e que este ano vai já para a sua 10ª edição.
Em termos de prémios paralelos, o Allianz Figueira Pro irá incluir o Best Wave (melhor onda da etapa); Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3), Waikiki Junior Award (melhor surfista júnior em competição) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Figueira da Foz.