RICARDO LOUREIRO FORÇADO A DESISTIR

Ricardo Loureiro - Foto: Pick Prego a Fundo
De regresso após ter estado ausente nas duas provas anteriores da temporada, o piloto do Caramulo Racing Team, Ricardo Loureiro foi 5º na subida de prova de sábado, sempre muito perto dos lugares do pódio, mas, um problema no seu Ford Escort MKII, forçou-a a estar ausente em toda a jornada final de domingo.
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Um autêntico balde de água fria. Eis a forma de descrever o que sucedeu a Ricardo Loureiro neste seu regresso ao Campeonato de Portugal Clássicos de Montanha.
O piloto-edil do Caramulo Racing Team compareceu na prova sadina com justas expectativas de poder lutar pelos lugares de topo, motivado pelo profundo trabalho que foi feito durante o defeso de época no Escort.
E, nas três subidas de treinos realizadas durante o dia de sábado, conseguiu imprimir um ritmo gradualmente mais forte, logrando descer cerca de oito segundos da primeira para a terceira sessão, rodando aí em 2:20.241, colocando-se claramente entre os pilotos capazes de discutir os lugares do pódio dos Clássicos.
Na 1ª Subida de Prova, que fechou o programa competitivo saturnino, Ricardo loureiro rodou em 2:12.252, piorando assim a marca e, no fecho da subida, a razão foi revelada o piloto:
“Partiu o apoio do alternador e isso originou, a meio da subida, a perca da correia e a bomba de água deixou de funcionar, o que, por sua vez, obviamente levou o motor para temperaturas proibitivas.
Mesmo assim, consegui terminar e com um tempo que, dadas as circunstâncias, não era muito mau”, colocando-o no 5º lugar provisório, mas muito perto dos demais candidatos ao pódio.
“Foi desolador para mim e para a equipa”
Chegado à zona de assistência, cedo lhe foi dado o pior veredito:
“Fizemos um teste à compressão do motor e aferimos que seria um risco enorme continuar. Foi desolador para mim e para a equipa.
Agora, há que trabalhar ainda mais no carro e preparar tudo para que, já na próxima prova, possamos corrigir este mau momento”.
Agora, é tempo de retemperar forças e começar depois a preparar o encontro anual entre a “Família da Montanha” lusitana e a congénere europeia.
Será na Rampa Internacional da Falperra, organizada pelo Clube Automóvel do Minho e que animará terras bracarenses nos dias 20 e 21 de maio.