Ruben luta pela azul, João Almeida continua líder do Giro
João Almeida terminou a 17ª etapa do Giro de Itália integrado no grupo de favoritos, mantendo a liderança, mas o destaque vai para Ruben Guerreiro.
Ruben Guerreiro luta e recupera a camisola azul
Ruben Guerreiro escapou durante a primeira fase da etapa e recuperou a camisola azul, de líder da montanha.
Um grupo de 18 ciclistas onde Ruben se incluia ganha avanço ao pelotão, o ciclista já tinha afirmado ir fazer tudo para recuperar a camisola azul.
Chegam à primeira contagem de montanha, Ruben pontua 40 pontos, Giovanni Visconti não seguia com os fugitivos.
Giovanni Visconti perde o avanço de 30 pontos que tinha sobre o português, que recupera a camisola azul.
Surge a segunda contagem de montanha e Ruben volta a ser o primeiro, somando mais 40 pontos, já leva de avanço 50 pontos.
Ruben Guerreiro descola dos grupos de fugitivos e não pontua na terceira contagem de montanha.
Continua a prova com João Almeida sempre bem escudado pela sua equipa.
Aproximação da meta, começaram os ataques
A meta coincidia com uma contagem de primeira categoria, Ruben Guerreiro já tinha garantido a camisola azul, deixou-se ficar para trás sendo absorvido pelo pelotão.
Os homens da frente atacam a subida em direcção à ultima contagem de montanha, mas antes terão um spint intermédio para voltar a pontuar.
Na frente do pelotão segue a Deceuninck-Quick Step, que intensificou o ritmo recuperando tempo ao grupo da frente, cinco quilómetros separam estes dois grupos.
Com a aproximação da meta, aumentam as movimentações dos principais concorrentes, analisando o poder de reação de João Almeida.
Kelderman atacou, mas João não lhe deu qualquer oportunidade, levantou-se do selim e responde de imediato, Fausto Masnada colega de João ajuda-o puxando por ele.
O australiano Ben O’Connor – NTT Pro Cycling foi o vencedor da etapa, seguido do austriaco Hermann Pernsteiner – Bahrain McLaren, e o belga Thomas De Gendt – Lotto Soudal, completou o pódio.
Mais um dia, mais uma etapa que João Almeida se superou e manteve a camisola rosa, dia após dia, o sonho mais perto, é já ali em Milão.
Venha a 18ª etapa do Giro de Itália para o João se voltar a superar
Se foi dura a 17.ª etapa, que podem os ciclistas dizer da 18ª etapa?
207 quilómetros esperam o pelotão, mas serão 25 km com uma inclinação de 7,5%, que farão a diferença no pelotão que terminará em Stelvio, a mais de 2.700 metros de altura.
No total a etapa conta com quatro contagens de montanha, uma de segunda, uma de primeira, uma de categoria especial.
Paisagens de rara beleza são o resultado do feliz encontro entre a natureza e o trabalho do homem, no percurso que os ciclistas vão superar amanhã.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Henrique Dias – OPraticante.pt