Rui Oliveira 14.º em omnium

O português Rui Oliveira terminou hoje na 14.ª posição a disciplina olímpica de omnium do Campeonato da Europa de Elite, que decorre em Grenchen, Suíça. Ivo Oliveira 15.º em perseguição e em eliminação.

Rui Oliveira começou a metade final do omnium com o sétimo lugar na prova de 1 km contrarrelógio, na qual melhorou o registo pessoal em 937 milésimos de segundo, um avanço significativo numa distância tão curta, terminando esse exercício individual com 1’04’’009. Na volta lançada voltou a ser sétimo entre os 20 participantes, também retirando tempo ao seu anterior máximo.

A prova decisiva para a classificação final é a corrida por pontos, na qual Rui Oliveira foi 13.º classificado, o que o atirou para o 14.º posto na geral final. O italiano Elia Viviani, corredor da Sky, sagrou-se campeão europeu, embora com os mesmos pontos do dinamarquês Lasse Norman Hansen, atual campeão olímpico. O terceiro foi o britânico Jonathan Dibben.

“A corrida por pontos teve um ritmo muito elevado e o Rui não conseguiu manter a posição com que entrou nesta prova. É um género de corrida em que tem de melhorar e tem margem para isso”, frisou o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Ivo Oliveira competiu em duas disciplinas, neste sábado, sendo 15.º classificado em ambas. Na prova de perseguição individual melhorou o registo pessoal e atingiu o objetivo declarado à partida: cumprir os 4 quilómetros em menos de 4m28s. O português gastou 4’27’’333, sendo o sexto melhor entre os 32 concorrentes no último quilómetro da corrida. A vitória foi conquistada pelo suíço Stefan Kueng, campeão mundial da especialidade e corredor de estrada da BMC.

“O Ivo melhorou o tempo pessoal em 485 milésimos, fazendo uma prova regular com um excelente quilómetro final. Foi muito bom, sobretudo por ter competido na perseguição com fadiga transportada da corrida por pontos, uma vez que não teve 24 horas a separar as duas provas”, explica Gabriel Mendes.

Em eliminação, uma disciplina que se estreou no programa do Campeonato da Europa de Elite, Ivo também foi 15.º, conseguindo eliminar três adversários antes de ficar de fora de uma corrida ganha pelo francês Bryan Coquard, ciclista da Europcar.

Texto e foto de: F.P. de Ciclismo

Parceiros