SARA PEDROSA “TRAIL UMA PAIXÃO”
Sara Pedrosa de 32 anos de idade que representa o Clube Desportivo de Espite é a madrinha do Trail de Pombal.
O 9º Trail Pombal Sicó irá para os trilhos da Sicó no dia 21 de abril de 2024, é organizado mais uma vez pelos Bombeiros Voluntários de Pombal em parceria com o Município de Pombal e o apoio média de OPraticante.pt.
Uma prova inclusiva e que já faz parte do calendário dos Trail Runners de todo o país.
Organizado em torno da mítica Serra do Sicó esta é uma prova para todos.
Leia também
TRAIL POMBAL SICÓ É PARA TODOS
“2016 marcou a minha vida no trail”
Começou Sara Pedrosa por nos dizer sobre a sua vida desportiva “Comecei por praticar Natação e Basquetebol no Instituto D. João V, onde estudava.
Mais tarde passei a praticar Basquetebol pelo Núcleo Desporto Amador de Pombal (NDAP) durante cerca de 10 anos.
Na escola apenas participava nos corta matos, mas nunca pratiquei atletismo.“
E o trail como se cruzou no caminho da sua vida “Em 2016, numa das primeiras edições do Trail de Pombal, e como praticante de desporto, decidi experimentar a prova de Pombal, de onde sou natural.
Sem qualquer treino específico (apenas fazia uma corrida na rua ou em passadeira de vez em quando), e ainda me lembro de participar nessa prova com roupa de ginásio (eheh).
Talvez o meu historial de treino físico em ginásio (e profissão nessa mesma área) me tenham ajudado 😃 (ainda subi ao pódio ao lado da atual Vereadora do Desporto em Pombal, Gina Domingues 😁)”
Que não é difícil gostar do trail “É difícil não se gostar de algo que esteja em contacto com a natureza, uma modalidade livre, onde cada um pode andar ou correr de acordo com a sua condição física.
O espírito e entreajuda entre atletas também são fantásticos.
Comecei a ir a algumas provas da zona, a treinar de vez enquando na serra com outros colegas que já praticavam a modalidade, e rapidamente passou a ser uma paixão.“
Sara Pedrosa madrinha do Trail de Pombal
Sobre o convite que lhe foi endereçado para ser madrinha “Nem hesitei! Será sempre um gosto apoiar qualquer iniciativa desportiva em Pombal, principalmente no Mundo do Trail, o qual gosto tanto.“
Acrescentando “O Trail de Pombal será sempre o marco do meu início no Trail e uma prova em casa, embora não treine lá regularmente por viver em Almada.
É com todo o gosto que aceitei este desafio, e o qual faço questão de convidar a participarem e a visitarem a cidade de Pombal (têm uma excelente gastronomia para recuperar as energias 😄).”
“Na verdade venho da recuperação de uma prova Final do Campeonato de Trail, em Melgaço há 2 semanas, e por isso toda a preparação para esta prova fez-se até à data dessa mesmo, restando estas duas semanas para recuperar e estar pronta de novo :)” sobre a sua preparação para o Trail de Pombal
Deixando convite para que venham participar no Trail de Pombal “A prova contempla diferentes distâncias de corrida e ainda a caminhada.
Qualquer pessoa que pratique algum tipo de atividade física, consegue participar numa das provas disponíveis, mesmo sendo a caminhada para que possa contemplar a nossa Serra da Sicó, viver o espírito do Trail, e onde pode contar com vários pontos de abastecimento para hidratar e comer algo.
O valor desta prova reverte ainda a 100% para os Bombeiros Voluntários de Pombal.
Por isso mesmo que não tenham a certeza se conseguem participar no dia, podem fazer a inscrição que irão estar a apoiar os Bombeiros Voluntários de Pombal.“
Próximos objetivos já se encontram traçados
Após o Trail de Pombal, os objetivos já se encontram traçados “Irei estrear-me na Serra da Estrela a 10 e 12 de maio, com duas provas inseridas no mesmo evento.
Na 6 feira farei o KM Vertical, uma subida única de 700d+ durante 6km, e no domingo terei os 26km de Trail.
No final do mês de maio irei até ao Anadia Trail, Capital do Espumante, participar na prova de distância longa.
E em junho terei a Serra da Freita, para um belo 31 (km) 😁”
“Uma vez que tenho uma pequenina (grande) a completar 4 anos, o apoio em casa para poder sair para treinar, ir às provas ao fim.de semana é sempre muito importante.” referiu Sara Pedrosa sobre o apoio familiar
“…me dá prazer treinar e ver toda a evolução ao longo do tempo”
E concluiu sobre os sacrifícios que efetua para se superar e alcançar os objetivos que traça “Não digo que são sacrifícios, uma vez que faço com gosto e me dá prazer treinar e ver toda a evolução ao longo do tempo.
Mas sem dúvida que o ter que treinar a maior parte das vezes pelas 05h/05h30 da manhã porque não tenho mais de 1h livre no meu dia de trabalho para cumprir o treino, seja a maior disciplina que tenha de ter, e ainda conciliar com o tempo de descanso que preciso.
As saídas à serra para treinos mais longos ao fim de semana também requerem algum tempo fora de casa, e por isso opto por ir mais cedo para estar em casa a tempo de estar com a família ao fim de semana, ou de não sair à noite para poder acordar cedo e ir treinar.
São escolhas em prol do gosto pela modalidade e dos resultados que quero alcançar.“