35.ª Seixalíada Um Projeto Singular, Uma Força Coletiva

A apresentação pública da 35.ª edição da Seixalíada tem lugar este sábado, dia 15 de setembro, às 17 horas, no Moinho de Maré de Corroios.
Esta apresentação é simultaneamente uma mostra das modalidades que compõem o evento pelo que este ano será possível assistir a uma demonstração de karaté e outra de Capoeira.
No Moinho de Maré de Corroios poderá ainda ser visitada uma exposição onde estarão patentes as medalhas referentes aos 35 de existência da iniciativa.

Seixalíada chega a 2018 com o lema «Um Projeto Singular, Uma Força Coletiva»
Com 35 anos de história, a Seixalíada chega a 2018 com o lema «Um Projeto Singular, Uma Força Coletiva». Aquela que é considerada a grande festa do desporto popular realiza-se este ano de 22 de setembro a 20 de outubro, com uma ampla oferta desportiva que agrega milhares de pessoas.
A festa de abertura da Seixalíada está marcada para o dia 22 de setembro, às 15.30 horas, no Parque Urbano de Fernão Ferro. Seguem-se quatro semanas de intensa atividade desportiva nos equipamentos municipais e do movimento associativo, este ano com uma oferta de 56 modalidades, que vão das artes marciais, às atividades náuticas, futebol e patinagem, entre outras.
Esta edição conta com novas modalidades, como o duatlo, que integra pela primeira vez o calendário da Seixalíada. O desporto adaptado marca presença com o corfebol, andebol adaptado, boccia e futebol para cegos, bem como com atividades de experimentação de tricicleta e slalom.

Seixalíada certificada com a Bandeira da Ética
A somar a tantos outros reconhecimentos, em 2018 a Seixalíada foi certificada com a Bandeira da Ética. Este é um processo de certificação dos valores éticos no desporto, dirigido aos clubes, escolas e projetos cujo objetivo seja a promoção dos valores éticos através do desporto, conceito evidenciado com o projeto Seixalíada, no âmbito da promoção do Desporto para Todos.
Os números da Seixalíada
A Seixalíada é um dos pontos altos do calendário desportivo do concelho e a comprová-lo estão os números de 2017, ano em que a iniciativa somou 198 eventos, 65 modalidades e 20199 participantes, dos quais 15 334 eram do concelho. Foram ainda realizados 179 eventos de nível local, 16 de nível regional e 3 eventos de dimensão nacional.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, juntas de freguesia, movimento associativo e escolas do concelho, e conta também com o apoio do Centro Humanitário Estuário do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa no Seixal, associações de bombeiros, forças de segurança pública e patrocinadores.
Texto / Fotos: Câmara Municipal do Seixal