5 MINUTOS COM SOFIA MARQUES VIEIRA

Foto cedida pela atleta
Sofia Marques Vieira, de 39 anos, que representa o Clube Desportivo de Espite, foi a vencedora do Leiria X-Mas Night Trail em 2022 e OPraticante.pt esteve à conversa com ela sobre o evento, a sua vitória e a sua vida desportiva.
Com o ano a chegar ao fim, o clube de Trail – Liz Runners, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, e de OPraticante.pt como média partner, organiza o 11º Leiria X-Mas Night Trail, no dia 2 de dezembro de 2023.
Fica o convite da atleta para participarem, desfrutarem nesta “atrativa prova, com características fascinantes“
Leia também
X-MAS NIGHT TRAIL, UMA REFERÊNCIA NO TRAIL
Página da atleta
“Trail seria a minha paixão” Sofia Marques Vieira
A atleta começou por nos dizer que “O desporto voltou à minha vida em 2019, com a participação na [ Prova do Bodo].
Uma prova de 10km em estrada, dita por os entendidos, como uma prova dura, integrada nas festas anuais da cidade de Pombal, onde resido atualmente.
Parada desde o liceu, onde pratiquei algumas modalidades inseridas no Desporto Escolar, já na altura, os corta-matos escolares era o que me suscitava mais interesse.“
Continuando Sofia Marques Vieira “O Trail foi-me apresentado por um amigo, que iria participar na 6ª edição do Trail-running do SICÓ, lançou-me o desafio em que eu participasse também.
Com todo o seu conhecimento e pratica na modalidade, afirmou-me que o Trail seria a minha paixão pois era a “minha cara” e fiquei convencida 😅
A verdade é que realmente acabei a prova rendida à modalidade e com “sede” de mais.
Toda aquela envolvência da natureza, paisagens,o espírito que se vive entre as pessoas e as adversidades, torna esta modalidade fascinante.
O querer conhecer mais e querer superar-me a cada desafio, fez-me criar uma dependência saudável, a esta modalidade.“
“1º pódio fui presenteada com um chouriço”
“As primeiras provas que realizei, ainda como individual, ia sempre com o espírito de desfrutar ao máximo do convívio entre atletas.
Claro que tentava dar o melhor de mim em todos os desafios mas sem treino, as expectativas não eram muitas.
Lembro-me de um episódio engraçado, onde o meu interesse final era ir fumar um cigarro, [pois na altura ainda contraia esse vício] e no qual vim a perceber que iria ao pódio, o meu 1º pódio, onde fui presenteada com um chouriço, ficando assim a ser o chouriço mais famoso daquele ano 😅.
Faz também parte das memórias algumas quedas, onde o spa de lama era sempre muito bem aproveitado.” referiu.
Sofia Marques Vieira mencionou que “Já como atleta do Clube Desportivo de Espite, em 2021 participei pela 1ª vez no X-Mas Night Trail.
Após um ano, em 2022 alcançar o 1º lugar Feminino, numa das minhas primeiras provas feitas com a camisola do CDE, teve sem dúvida, um sabor especial.
Após um ano com uma paragem de 4 meses devido a lesão, a preparação para esta prova passou por construir uma base sólida e não ser demasiado exigente comigo própria.“
Leiria X-Mas Night Trail “Esta prova, para mim é muito atrativa, com características fascinantes”
Sobre o evento do Leiria X-Mas Night Trail, que foi vencedora informou-nos “Esta prova, para mim é muito atrativa, com características fascinantes.
A particularidade de se dar o início ainda com a luz do dia e acabar já no anoitecer é uma das maravilhas.
É uma prova de trail com uma grande diversidade de terrenos, desde trilhos rochosos a asfalto, onde a dada altura podemos ser contemplados pela magnífica vista sobre a cidade.
Um dos pontos marcantes é o aproximar à meta, pois esta, está inserida no seio da cidade de Leiria, a qual há data do evento já se encontra toda iluminada, com a decoração de Natal.
Por toda a envolvência que esta prova proporciona, recomendo a todas as pessoas a participar, seja em modo competitivo ou não, será certamente uma experiência muito positiva.“
“Planeamento e gestão é a base uma das chaves.”
“Este ano, com imensa pena, não vou conseguir estar presente na 11ª edição.
No dia 2 Dez, estarei a abraçar o maior desafio a que me propôs até hoje. Vou participar na prova [Extreme 90], 90k feitos em estrada, pela serra do GERÊS.
A próxima época, a título individual passará por participar no circuito do Carlos Sá mas o foco é alcançar objetivos em equipa.“
Concluindo Sofia Marques Vieira que “A família, os amigos e um bom treinador, são um bom suporte de apoio, sem ele, torna-se impensável continuar este caminho.
É necessário um espírito de sacrifício grande, onde o maior desafio, por vezes passa em criar 48h num dia de 24h.
Planeamento e gestão é a base uma das chaves.“