SPORTING NÃO ULTRAPASSA BARÇA E VAI LUTAR PELO BRONZE

O gigante espanhol não teve uma tarde fácil em Viana do Castelo mas acabou por ser feliz ao vencer por 37-32; Leões vão tentar garantir a primeira medalha na prova, às 12h00 deste domingo, dia de reedição da Final de 2022, a partir das 15h00.

O segundo jogo do dia voltou a opor Sporting CP e FC Barcelona, tal como na primeira edição da Supertaça Ibérica, em 2022, e o desfecho foi o mesmo: vitória do crónico campeão espanhol, que vai assim defrontar o FC Porto na Final.

Quanto aos Leões, no horizonte está agora a medalha de bronze, que fugiu no ano passado, em Málaga, para os espanhóis do Fraikin BM. Granollers.

Sporting CP e Logroño La Rioja entram em campo às 12h00 deste domingo, antes da grande Final, que tem início às 15h00.

Leia também

SUPERTAÇA IBÉRICA 2023

Fonte: Federação de Andebol de Portugal

Desfecho entre Sporting CP e FC Barcelona foi o mesmo da primeira edição

Já a conhecerem o desfecho da primeira Meia Final, Sporting CP e FC Barcelona mediam forças em jogo especial para o internacional português Luís Frade, titular esta tarde pela equipa catalã.

O Barça entrou melhor e cedo chegou ao 4-1, antes do reforço espanhol Jan Gurri reduzir a desvantagem para a margem mínima.

Com 10 minutos decorridos, o Sporting CP já havia reduzido novamente para o mínimo, por duas ocasiões, mas o empate não surgiu, e Timothey N’Guessan deu quatro golos de vantagem ao FC Barcelona (9-5), o que motivou o primeiro pedido de time-out do encontro, por parte de Ricardo Costa.

No seguimento da paragem a equipa verde e branca melhorou e continuou a forçar o empate, mas os espanhóis cumpriam na defesa e contavam com a qualidade do seu guarda-redes, o dinamarquês Emil Nielsen, imperial nos momentos chave.

Carlos Ortega e Ricardo Costa foram mexendo de forma cirúrgica em alguns postos especificos e, depois de tanta insistência, o Sporting CP conseguiu mesmo quebrar a barreira blaugrana para chegar ao empate (14-14), já dento dos 10 minutos finais da primeira parte, pela mão de Salvador Salvador.

Sporting conseguiu liderar na primeira parte

O poderoso emblema espanhol encontrava-se na fase mais frágil desde o começo e nem um time-out pedido logo de seguida interrompeu o ímpeto leonino: com o marcador em 14-14, o Sporting CP assinou um parcial de 0-2 e não só se colocou na liderança pela primeira vez, como atingiu dois golos à maior (14-16), com cerca de cinco minutos para se jogar.

Leonel Maciel, guardião argentino dos Leões foi decisivo para a recuperação.

Mesmo com pouco tempo até chegar o intervalo, valeu ao FC Barcelona a experiência para não perder o Norte e voltar a reverter as contas.

Dika Mem assinou o último golo da primeira parte e o emblema do país vizinho recolheu aos balneários na frente.

Barcelona volta a entrar melhor

Quatro minutos após o recomeço o Barça voltou a fixar a vantagem em dois golos (21-19) mas com João Gomes em destaque, o Sporting CP demorou poucos minutos até colocar de novo tudo a zeros (21-21).

Alguns erros no ataque leonino permitiram novo crescimento do FC Barcelona, que se fazia valer da exímia capacidade de remate exterior dos seus executantes, particularmente Dika Mem e Timothey N’Guessam (24-21).

Aos 42 minutos e com o marcador em 28-24, Ricardo Costa voltou a lançar a primeira linha que iniciou a partida (Martim Costa, Jan Gurri e Francisco Costa) mas nem isso, nem a inspiração do guardião André Kristensen, travou o poderio contrário até ao final.

Francisco Costa foi o melhor marcador do encontro, com nove golos, à frente do francês Dika Mem, que assinou sete.

Sporting

Com este desfecho, o Sporting CP vai agora medir forças com o Logroño La Rioja, este domingo, para tentar obter uma medalha pela primeira vez nesta competição ibérica, já que na edição inaugural, em Málaga, não foi além do 4.º lugar.

Já o FC Barcelona vai tentar revalidar a conquista do troféu numa reedição da Final de 2022.

Parceiros

Deixe um comentário