SURF NACIONAL RUMA AO NORTE DO PAÍS

surf

Foto: Tó Mané Photography

Os melhores surfistas nacionais estão de volta às ondas do Porto e de Matosinhos para disputar o Porto Pro, segunda etapa da Liga Surf, que se realiza de 12 a 14 de Abril nas praias do Porto e de Matosinhos.

A elite do surf nacional volta a medir forças na 1ª divisão do surf português, que decide os títulos máximos de campeões masculino e feminino, num total de cinco etapas.

Galeria Vencedores Somersby Porto Pro (últimos cinco anos)

2023 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2022 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
2020 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
2019 – Tomás Fernandes e Yolanda Hopkins

Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot venceram a etapa inaugural e lideram o ranking nacional tendo direito a envergar a licra amarela Go Chill.

Outros dos surfistas em evidência neste arranque de ano foram Tiago Stock e Gabriela Dinis, vice-campeões da 1ª etapa da Liga MEO Surf.

Leia também

JUNIOR TOUR 2024 COMEÇA EM MATOSINHOS

Fonte: ANSurfistas

surf
Tiago Stock – Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

“O Porto é um sítio muito interessante”

Tiago Stock – vice-campeão da 1ª etapa da Liga MEO Surf 2024 referiu:

Na primeira etapa da Liga MEO Surf alcancei o 2° lugar, foi importante para mim conseguir mostrar o meu surf e a consistência que tenho vindo a ter.

Este “salto” no meu nível de surf foi, sem dúvida, pela maturidade que ganhei este ano.

Comecei a ver as competições de forma diferente e a ser mais confiante no meu surf.

O Porto é um sítio muito interessante, pessoas simpáticas e boas ondas.

O meu primeiro resultado decente na Liga MEO Surf foi no Porto (round 3) e tenho a ambição de ir mais longe e manter a consistência.

“…não consegui o objetivo na final”

Gabriela Dinis – atual vice-campeã nacional e finalista da 1ª etapa da Liga MEO Surf 2024 salientou:

O meu objetivo era ganhar a primeira etapa deste ano da Liga MEO Surf.

Senti-me bem, estava a surfar bem e a fazer boas notas. Mas não consegui o objetivo na final.

Agora vou para o Porto onde o estilo de onda é diferente e mais desafiante. Espero que dê boas ondas e vou dar o meu melhor.

Na final de 2023 no Porto estive um pouco mais perdida no mar.

Este ano vou novamente fazer heat a heat e melhorar aquilo que não consegui fazer no ano passado. E quero vencer a etapa”.

Gabriela Dinis – Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

Desta vez, foram os surfistas mais experientes a levar a melhor sobre os juniores num saudável duelo de gerações que promete muita competitividade até à última etapa.

O Porto Pro será a 19ª vez sem interrupções que a Liga Surf visita as cidades do Porto e Matosinhos.

“…promover modalidades olímpicas como o surf…”

É com grande satisfação que a Câmara Municipal do Porto se associa, uma vez mais, a eventos desportivos como a Liga MEO Surf.

Esta parceria é um dos muitos exemplos que reforçam, não apenas o compromisso da nossa cidade com o desporto, mas também a importância de promover modalidades olímpicas como o surf, que têm um impacto significativo no panorama desportivo nacional e internacional.

Portugal, e especialmente a região norte, oferece condições únicas para a prática de surf.

Circunstância que em muito tem contribuído quer para a promoção de um estilo de vida saudável, quer para a dinamização da economia local, através do turismo desportivo.

Ao apoiarmos a Liga MEO Surf, estamos não só a impulsionar o desenvolvimento desta modalidade como também a projetar a imagem do Porto como destino de excelência para os amantes do surf.

Recordo que o Município apoia esta modalidade desde 2023, através do programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo.

Acolher a Liga MEO Surf nas nossas praias é, também, reflexo do nosso empenho em continuar a investir no surf e em proporcionar oportunidades para que os atletas possam evoluir e brilhar, tanto a nível nacional como internacional.” declarou Rui Moreira, Presidente Câmara Municipal do Porto

Foto de arquivo da autoria de MPaulino

“Matosinhos no progresso e na promoção desta modalidade”

Nuno Matos – Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos mencionou:

Matosinhos, tendo presente o seu contexto geográfico, histórico e social, naturalmente se associa com o mar e a prática de desportos de deslize.

Tem sido consistente a valorização dos desportos de deslize por parte desta autarquia, nomeadamente do surf, nas suas componentes desportiva e recreativa, atendendo ao imenso potencial desportivo, económico e turístico das praias matosinhenses e dos inúmeros agentes inseridos neste contexto.

A realização da 2ª etapa da Liga MEO Surf 2024 no nosso território, releva o reconhecimento da comunidade do surf no trabalho desenvolvido pelo Município de Matosinhos no progresso e na promoção desta modalidade.

Assim como, na atuação para a valorização da qualidade das nossas águas balneares e respetiva monitorização, do investimento na segurança aquática através de uma equipa permanente de socorro balnear, e da colaboração estreita com as várias escolas de surf concelhias no âmbito do crescimento deste tipo de atividade.

A Câmara Municipal de Matosinhos continua comprometida com este evento desportivo e certa de que a sua realização será, à semelhança das edições anteriores, um enorme sucesso.

Somersby Porto Pro 2023 em números

Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Francisca Veselko

1189 ondas surfadas por 96 surfistas inscritos

Melhor onda (máximo 10 pontos): 8,60 pontos de Vasco Ribeiro

Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 15,00 de Vasco Ribeiro

Recorde-se que o Somersby Porto Pro insere-se na programação do Wave Series 2024 onde, no próximo fim de semana, 6 e 7 de Abril, se irá disputar a 1ª etapa do Junior Tour.

O evento é reservado a surfistas de até 20 anos, na praia de Matosinhos junto ao Onda Pura Surf Center, o que ajudará os mais novos a aquecer motores para a Liga MEO Surf que se seguirá na semana seguinte.

Parceiros

Deixe um comentário