MELHORES SURFISTAS NACIONAIS NO PORTO PRO
Os melhores surfistas nacionais já chegaram às praias do Porto e de Matosinhos para darem sequência à luta pelos títulos nacionais masculinos e femininos da primeira divisão do surf português no Somersby Porto Pro.
Leia também
TOMÁS FERNANDES E TERESA BONVALOT VENCEM
Fonte: Associação Nacional de Surfistas
Três surfistas que se qualificaram recentemente para o circuito Challenger Series da World Surf League vão marcar presença
O Somersby Porto Pro que hoje se inicia , na praia de Leça da Palmeira, vai contar com três surfistas que se qualificaram recentemente para o circuito Challenger Series da World Surf League, a divisão de qualificação para a elite do surf mundial, que começa no final do mês na Gold Coast (Austrália).
O campeão nacional da Liga MEO Surf 2022, Guilherme Ribeiro, a atual líder do ranking feminino e ex-campeã nacional (2014, 2015, 2020 e 2022), Teresa Bonvalot, e a atual bicampeã nacional (2021 e 2023) e campeã em título desta etapa, Francisca Veselko, vão assim chamar as atenções para si, antes de levarem a bandeira de Portugal até à Austrália.
Já o vice-campeão nacional de 2019 e atual líder do ranking masculino, Tomás Fernandes, e Teresa Bonvalot vão chegar ao Norte de Portugal a envergar o estatuto de licra amarela Go Chill após terem vencido a etapa inaugural da Liga MEO Surf.
Com o duelo de gerações cada vez mais ao rubro na Liga MEO Surf, os surfistas locais do Porto e de Matosinhos também têm uma palavra a dizer com Francisco Alves do lado dos mais experientes em competição contrastando com a nova geração personificada por Teresa Pereira.
“A melhor estratégia é saber competir” Francisco Alves
Francisco Alves – top nacional e surfista local referiu:
“Foi um inverno muito duro aqui no Norte com ondulações demasiado grandes. Não surfei muito.
Mas tenho aproveitado estes últimos dias para ganhar ritmo e tentar pôr a prancha no pé para chegar à etapa com vontade de passar heats e ter uma boa prestação.
A melhor estratégia é saber competir bem e escolher as melhores ondas dependendo do banco de areia. Haverão heats mais fáceis e outros mais difíceis porque as mudanças de maré fazem muita diferença aqui no Porto.
Da maré vazia para a maré cheia podem ser dias completamente diferentes. Tudo vai depender da capacidade de adaptação dos surfistas.
Os meus objetivos passam por fazer um bom campeonato. Gostava de passar alguns heats, estar com bom ritmo e apresentar bom surf.
Vou tentar dar o meu melhor, estou a competir em frente à minha casa, já vivo aqui há nove anos, por isso, é uma etapa em que gosto muito de competir em que os meus filhos, a minha família e os meus amigos vêm ver.
Espero que corra bem.”
Teresa Pereira “…é bom para aprender”
“As minhas últimas sessões de surf têm sido divididas entre treinos e competições. As condições do mar têm estado difíceis o que torna os treinos mais desafiantes, mas é bom para aprender!
Quando não é possível surfar, vou treinar a parte física e fazer natação.
A Liga MEO Surf no Porto é o maior evento de Surf do Norte e, por isso, é sempre um acontecimento!
Há cada vez mais crianças e jovens interessados em praticar surf e esta etapa acaba por atrair cada vez mais gente para o surf e motiva a competir e não apenas a praticar.
O meu objetivo nesta etapa é sair com aquela sensação que fiz altas ondas.
Quando estou a competir no Porto nas praias onde geralmente treino é sempre especial.
Por isso, espero que nesta etapa consiga dar o meu melhor!” as declarações de Teresa Pereira – surfista local.
Com previsões de bom tempo, com temperaturas de Primavera / Verão e uma boa ondulação de Oeste com vento fraco, estão reunidas todas as condições para as estrelas do surf nacional proporcionarem um bom espetáculo nas ondas nortenhas.