TAÇA FEDERAÇÃO COMEÇA HOJE EM AVEIRO

Taça Federação

A decorrer em Aveiro, de 26 a 28 de Janeiro, a Taça Federação coloca em campo os oito primeiros classificados da Liga feminina aquando do final da primeira volta do campeonato.

Assim, as oito equipas que conseguiram apurar-se para a Taça Federação são: Sportiva AZORISHOTELS, GDESSA Barreiro, Esgueira Aveiro TRIVGLASS, SL Benfica, Imortal TCars, CAB Madeira, Quinta dos Lombos e CPN.

Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Conheça melhor as oito equipas que vão marcar presença em Aveiro

A equipa do Sportiva AZORISHOTELS chega a esta prova como líder do campeonato com 14 vitórias em 16 partidas disputadas.

O conjunto açoriano tem-se mostrado a bom nível ao longo da época, conquistou o terceiro lugar na Taça Vítor Hugo, e apresenta o melhor ataque da Liga Betclic Feminina com 1152 pontos marcados, uma média de 72 por jogo.

Com um lançamento exterior capaz de ferir os adversários (eficácia de 30.4%, a segunda mais alta no campeonato), as comandadas de Ricardo Botelho também se destacam na defesa.

Com 197 roubos de bola, também lideram a tabela nessa categoria estatística.

Taça Federação
Audrey Warren tem sido um dos destaques do Sportiva

GDESSA chega enquanto campeão nacional em título

Em segundo lugar, com 13 triunfos, aparece o atual campeão em título, o GDESSA Barreiro.

A formação liderada por André Martins também se tem apresentado bem nas diferentes competições em que está inserida e tem no lançamento de três pontos uma arma importante (eficácia de 30.9%, a mais elevada da Liga).

A luta das tabelas também é ponto importante na estratégia de qualquer equipa e ninguém conquista mais ressaltos defensivos do que o emblema da margem sul do rio Tejo (466).

Também importa salientar que o GDESSA também é exímio a proteger o seu cesto e contabiliza 41 desarmes de lançamento, máximo no que toca ao campeonato.

Taça Federação
GDESSA Barreiro chega enquanto campeão nacional em título

Esgueira joga a Taça Federação em casa

A jogar em casa – a prova decorre em Aveiro, no pavilhão do CP Esgueira e no Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste – o Esgueira Aveiro TRIVGLASS procurará chegar longe e quem sabe juntar o seu nome ao leque de vencedores da Taça Federação.

Equipa que se destaca pelo trabalho e intensidade defensivos, apresenta a terceira melhor defesa do campeonato e o sétimo melhor ataque (um jogo a menos), bem como o segundo maior número de roubos de bola.

Uma equipa aguerrida e que procura atacar o cesto, consegue chegar várias vezes à linha de lance livre (278 tentados, segunda maior marca).

Com o apoio dos adeptos, Esgueira Aveiro quer escrever o seu nome na lista de vencedores

Benfica venceu as duas últimas edições da Taça Federação

Vencedores das duas últimas edições da competição, o SL Benfica chega à Taça Federação após fechar a primeira volta em quarto lugar.

A equipa lisboeta, que já apresentou algumas mudanças na equipa ao longo da época, tem vindo a crescer e tal evidencia-se no balanço estatístico.

Com o terceiro melhor ataque da Liga Betclic Feminina, as “águias” são quem mais lança, mas só convertem 37.9% dos lançamentos (oitava melhor marca).

No entanto, mostram-se seguras com a bola (segunda equipa com menos turnovers) e conseguem bater-se de frente no capítulo dos ressaltos e roubos de bola.

De salientar que esta temporada as comandadas de Eugénio Rodrigues já conquistaram a Taça Vítor Hugo.

Taça Federação
Benfica conquistou as duas últimas edições da prova

Imortal a aparecer na Taça Federação com destaque no ressalto defensivo

Diretamente de Albufeira chega o Imortal TCars, que tem encontro marcado com o Benfica.

O conjunto algarvio tem o sexto melhor ataque do campeonato e mostra-se mais confiante no lançamento de dois pontos (45.7% de eficácia, quarta melhor marca da Liga Betclic Feminina) do que no lançamento exterior (oitava melhor com 26.2%).

A força da equipa de Adriano Cerdeira encontra-se na luta das tabelas, em especial no ressalto defensivo onde se supera e consegue a segunda melhor marca com 455 ressaltos.

De salientar também o trabalho de passe, com o Imortal a aparecer em terceiro lugar no ranking de mais assistências.

Imortal tentará repetir a presença na final conseguida em 2022/2023

CAB Madeira é a segunda equipa com mais conquistas na Taça Federação

Chega o momento de apresentar mais um representante das regiões autónomas, desta feita da Madeira.

O CAB Madeira é a segunda equipa com mais conquistas na Taça Federação (2010, 2013 e 2015), mas já não levanta o troféu há sete edições.

A equipa de Fátima Freitas é a segunda com mais assistências no campeonato e aparece em quarto na lista de ressaltos defensivos, mas é o conjunto que menos ressaltos ofensivos conquista.

Não obstante, é a quinta com menos turnovers, sexta no capítulo dos roubos de bola e também nos desarmes de lançamento.

De destacar que também é a segunda equipa com menos faltas cometidas na Liga Betclic Feminina.

CAB Madeira quer recuperar um título que foge desde 2015

Quinta dos Lombos recordista na competição

Recordista na competição, a Quinta dos Lombos já levantou o troféu em quatro ocasiões (2011, 2014, 2017 e 2018), mas é um título que foge há alguns anos.

Já com um ponto alto conquistado esta temporada (Supertaça), a formação de Carcavelos procura aumentar o seu espólio e dilatar a diferença no que toca a triunfos na Taça Federação, mas para isso tem de ultrapassar o GDESSA nos quartos de final, uma reedição da Supertaça desta época.

Do ponto de vista estatístico importa salientar os 972 pontos sofridos (quarta melhor defesa) e 1046 marcados (quinto melhor ataque), bem como a vertente ofensiva da luta dos ressaltos, uma vez que ninguém conquista mais ressaltos ofensivos que as comandadas de José Leite (276).

Aliás, são a equipa com mais ressaltos na Liga Betclic Feminina.

Taça Federação
Quinta dos Lombos é recordista da prova com quatro títulos conquistados

CPN completa o lote de participantes

Proveniente de Ermesinde, o CPN completa o lote de participantes da 14.ª edição da competição.

O grupo liderado por Agostinho Pinto tem o pior ataque do campeonato, mas consegue recuperar ao apresentar a quinta melhor marca defensiva (987 pontos) e a quarta melhor eficácia no lançamento de três pontos.

Apesar de apresentar uma equipa jovem, o CPN é a formação com menos turnovers na Liga Betclic Feminina (209).

Justina King tem sido das atletas em maior evidência no CPN

A competição será acompanhada na íntegra, e de forma gratuita, na FPBtv.

Parceiros

Deixe um comentário