Tour de France “Sprint” de 36km para a reviravolta
De arrepiar, deixar os cabelos em pé, ou roer todas as unhas, foi assim que o ciclista esloveno Tadej Pogacar, corredor da UAE Team Emirates deixou os adeptos do ciclismo de todo o mundo, ao vencer o contra relógio da 20ª etapa do Tour de France de 2020.
Depois de partir para a estrada Pogacar tinha uma desvantagem de 57s para o camisola amarela, Primoz Roglic também esloveno mas da Team Jumbo – Visma.
Pogacar cilindrou tudo e todos inclusive Tom Dumoulin, também da Team Jumbo – Visma, e campeão do mundo de contra relógio em 2017.
Pogacar concluiu o contra relógio de 36,2km em 55m55s, deixando tudo e todos para trás e com esta prestação conquistou a camisola amarela no final da etapa com 59s a menos que o seu adversário direto.
“Sprint” de 36km para a reviravolta da classificação do Tour de France
O ciclista de 21 anos eleva ainda o seu feito, sendo que irá cortar a meta nos Campos Elísios, não só com a camisola amarela.
Mas também com a mítica camisola de bolinhas vermelhas que distingue o vencedor do prémio de montanha no Tour de France.
E também com a camisola branca que distingue o vencedor do prémio de juventude na prova rainha do ciclismo.
O pódio da classificação geral ficou composto por Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) com 84h26m33s, Primuz Roglic (Team Jumbo – Visma) +59s e Richie Porte (Trek-Segafredo) +3m30s.
No que diz respeito á camisola verde, a classificação é composta por Sam Bennett (Deceuninck-Quick-Step) com 319 pontos, Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) com 264 pontos e Matteo Trentin (CCC Team) com 250 pontos.
Na montanha, a classificação ficou composta por Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) com 82 pontos, Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) com 74 pontos e Primuz Roglic (Team Jumbo – Visma) com 67 pontos.
O prémio da juventude foi também para Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) com 84h26m33s pontos, Enric Maas (Movistar Team) com +6m07s e Valentin Madouas (Groupama-FDJ) com 67 pontos.
A classificação por equipas é liderada pela Movistar Team com 253h34m22s seguida da Team Jumbo – Visma com +18m3s e Bahrain-Maclaren com 57m10s.
Tadej Pogacar, nascido a 21 de Setembro de 1998 em Komenda na Eslóvénia, vencedor das Volta ao Algarve de 2019.
Teve passagens pela equipas UCI Rog-Ljubljana (2017),Ljubljana Gusto Xaurum (2018) e actualmente na UAE Team Emirates (2019).
Colega de equipa dos portugueses Rui Costa, e dos gémeos Ivo e Rui Oliveira, deixa assim a sua marca histórica e uma carreira no ciclismo com uma das grandes promessas dos próximos anos.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Francisco Heitor