O TRAIL CHEGOU À CAPITAL COM O “UTL”

Foto: Urban Trail Lisboa
As noites de sábado, costumam ser muito animadas na capital do nosso Portugal, mas dia 24 Setembro, foi outro tipo de noctívagos que a invadiu, foram os participantes do UTL – Urban Trail de Lisboa.
A música que tocava em plena Praça do Comércio, animava todos os que a percorriam, desde os estrangeiros que eram surpreendidos, assim como às centenas de Atletas, que se iam concentrando para participarem no UTL – Urban Trail Lisboa, tendo à sua disposição um percurso de 10 km de corrida ou os 8 km de caminhada, com passagem pelos locais mais bonitos e emblemáticos da cidade de Lisboa.
Nada foi deixado ao acaso pela Organização, sendo disponibilizado um serviço de bengaleiro e estando o Secretariado a funcionar de forma rápida e eficiente, quer fosse na entrega dos sacos contendo o dorsal personalizado, a luminosa t-shirt técnica e a útil lanterna, como a fazer inscrições “last minute”, permitindo que todos pudessem participar no desafio.
Muitos Grupos e muita animação transformaram a Praça do Comércio em um grande recinto de festa, mas a hora aproximava-se e começamos a entrar no alinhamento da partida.
É engraçado ouvir as conversas do pessoal, enquanto uns definem estratégias, outros contam aventuras passadas e projectos para o futuros, mas os verdadeiros atletas apenas falam das mazelas do corpo e a falta de tempo para treinarem….hehehehe.
Finalmente é feita a contagem decrescente e pelas 21H00, partimos com o objetivo de conquistar as sete colinas.
Leia também
A GRANDE FESTA DO DESPORTO URBANO ESTÁ A CHEGAR A LISBOA
Site oficial do evento
Texto: Nuno Lucas // OPraticante.pt
Fotos:
UTL – Urban Trail Lisboa para conquistar as sete colinas
Seguimos em direção ao Cais do Sodré, subimos ao Jardim do Alto de Santa Catarina, onde o “Adamastor” observa os atletas
O Nobre Povo não se deixa intimidar e segue em direção à Calçada Bica, entra no Bairro Alto, e encorajados pelas muitas pessoas nas ruas, seguimos em direção ao Jardim São Pedro de Alcântara.
Felizmente percorremos a Calçada da Glória no sentido descendente, mas essa alegria pouco durou, atravessamos os Restauradores.
Atacamos a Calçada do Lavra, onde está instalado o mais antigo elevador da Cidade de Lisboa, entramos no Jardim do Torel, que desde 2014, durante o Verão se vê transformado em uma original Praia Urbana, com areia espalhada em redor da Fonte Maior.
Seguimos até à Praça Martim Moniz, entramos na Rua do Benformoso, em direção ao Largo do Intendente Pina Manique e o nosso olfato é assaltado pelo cheiro de milhares de especiarias.
Voltamos a subir, percorremos o Caracol da Graça, uma autêntica galeria a céu aberto, com várias obras de Street Art.
Avançamos em direção ao Campo de Santa Clara, espaço onde ocorre a Feira da Ladra e recordo-me da minha juventude, quando estendia um pano no chão, para vender o que conseguia recolher, apenas com o objetivo de angariar algum dinheiro que viesse a proporcionar momentos de diversão com os amigos.
Frente ao Panteão Nacional estava instalado um automatismo fotográfico, onde os mais vaidosos, não se importaram de perder alguns segundos, desde que ficasse bem registado o momento.
Do Castelo de São Jorge desfrutamos da mais bela vista sobre Lisboa
Atacamos o Castelo de São Jorge e somos presenteados com a mais bela vista sobre a Baixa Pombalina com o Rio Tejo ao fundo, percorremos o interior das suas muralhas e seguimos para Alfama e as suas sinuosas Ruas, passamos por restaurantes com esplanadas e somos surpreendidos pelo cheiro das sardinhas assadas.
Que contraste de cheiros e sensações sentimos ao longo desta prova, com palavras de incentivo gritadas em várias línguas, originando momentos mágicos e fazem com que este Urban Trail seja algo de memorável.
As irregularidades das pedras da calçada, os carris dos Eléctricos, degraus, buracos, assim como todos os habituais obstáculos urbanos, obrigaram a cuidados redobrados durante todo o percurso, fazendo também com que fosse muito mais divertido de percorrer.
Já faltava pouco, começamos a ouvir a música e ao virarmos para Rua Augusta, vislumbramos o Meta, com um último esforço terminamos com a satisfação de desafio superado.
Organização de parabéns pela estrutura montada
Foi uma das provas mais divertidas em que participei, agradeço à Organização pelo profissionalismo e ao OPraticante.pt por o poder representar, esperando que a parceria entre ambos se mantenha por muitos anos.
Aproveito igualmente para agradecer a todos os voluntários que nos guiaram e animaram ao longo do percurso e à PSP por garantir a nossa segurança em tão movimentada noite.
O OPraticante.pt esteve representado por Óscar Lopes, com o tempo de 55:05m, 56º Geral, 22º Veterano M40, Nuno Lucas, com o tempo de 56:29m, 72º Geral, 28º Veterano M40 e António Soares com o tempo de 56:36m, 78º Geral, 13º Veterano M50.
A 1ª Classificada Feminina foi Rita Mogo, com o tempo de 54:22m, seguida por Rita Santos, que completou em 55:13m e o terceiro lugar do pódio foi ocupado por Cátia Nascimento, com o tempo de 57:10m.
O 1º Classificado Masculino foi Alexandre Felício, com o tempo de 41:31m, seguido por Tiago Lousa, que completou em 42:11m e o terceiro lugar do pódio foi ocupado por Luís Pereira, com o tempo de 42:11m.