TRAIL DOS ARROZAIS NO VALE “DOURADO” DO RIO CÉRTIMA!
A Secção de Trail do Sport Clube Paradela, em parceria com o Município de Águeda, organizou a primeira edição “Trail dos Arrozais” que decorreu no dia 18 de Setembro de 2022. OPraticante.pt teve o privilégio de ser média partner do evento.
O evento, inserido no troféu “Trail terras de Águeda”, teve duas distâncias competitivas Trail Longo (30 km) e Trail Curto (15 km) e uma caminhada (8 km). Contou com cerca de 400 participantes nas várias distâncias.
Leia também
ARROZAIS DESAFIAM-TE PARA UM TRAIL, ACEITAS?
Fonte: Pedro Garrido // OPraticante.pt
Fotos: Afonso Estevão / Organização / ShootingMax.STX · Fotografia e videografia
Vale “dourado” do Rio Cértima
A partida, bem como a chegada, aconteceu no Largo da Igreja de S. Pedro, no centro de Paradela, freguesia de Recardães e Espinhel.
Depressa deixamos o asfalto e entramos nos trilhos. Aquele sobe e desce, maioritariamente em single-track, em que com o embalo da descida quase subimos sem ligar a tração… nesta fase as pernas ainda estavam frescas!
A partir do km 7,5 entramos nos estradões junto aos campos de arroz do Vale do Rio Cértima. Incrível a paisagem dos arrozais com a sua cor dourado de final de Verão.
A inexistência de desnível nesta zona era propícia a ritmos elevados até cerca do km 11,5, local de separação das duas distâncias competitivas.
Pateiras de Espinhel e de Óis da Ribeira
O percurso dos 30Km continuava em direção à Pateira de Espinhel e em seguida à Pateira de Óis da Ribeira.
Zona também muito bonita mas difícil, com variações acentuadas de desnível e alguma lama que obrigavam a grande esforço físico.
Já com quase 20km de prova, voltávamos a uma zona plana junto ao Rio Águeda que permitia aumentar novamente o ritmo de corrida. Mas não por muito tempo! Entravamos num single track sempre a subir.. tração ligadíssima!
Dolorosa subida final
A faltar cerca de 5 km para a meta, um dos voluntários (sempre muito presentes a apoiar), confirmava o que dizia o gráfico.. uma zona rolante com um “fosso” mesmo no fim. Será que ia ser assim?
Nem sempre os gráficos traduzem fidedignamente a dificuldade do terreno, mas não foi o caso! A faltar cerca de um km para a meta, junção dos atletas para juntos enfrentar aquela dolorosa subida final!
A meta essa estava já bem perto, e logo surgiu a alegria de mais um desafio concluído.
Organização do Trail dos Arrozais
Parabéns à organização, a todos aqueles que contribuíram para a concretização da prova. Impecável, ainda mais sendo a primeira edição!
Nada a apontar de negativo à marcação da prova, muito bem fitada, com sinais de aproximação/de orientação e alguns sinais divertidos. Percurso muito bem conseguido, com muitos single-tracks para surpresa de certamente de muitos atletas.
Abastecimentos com um leque grande de produtos! “Queres água? Queres cola? Queres uma mini?.. Queres chouriço?..”.
Prémio finisher original, bem como os trofeus atribuídos aos atletas que subiram ao pódio. Muito bem idealizado!
No final, ainda tivemos direito a uma bifana, bebida e um saboroso arroz doce que foi “a cereja no topo do bolo”.
Já a salivar pela próxima edição!
A equipa de OPraticante.pt com direito a pódio individual e coletivo
OPraticante.pt esteve representado por cerca de onze atletas. Ao pódio, na distância de 30 km, subiu Pedro Garrido que alcançou o primeiro lugar da Geral/MSénior.
Na distância de 15 km, graças aos resultados obtidos pelos atletas Augusto Tavares (14º), João Miguel Garrido (19º) e João Matos (23º) a equipa Opraticante.pt alcançou o terceiro lugar na classificação por equipas.
Parabéns a todos que se desafiaram seja a correr ou a caminhar.