TRAIL VITORIANO EM VILA DE ERMIDAS – SADO

Na vila centenária de Ermidas Sado, concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, vai decorrer a 19 de novembro, mais uma edição do Trail Vitoriano.
Será a VII edição deste evento que veio movimentar as gentes da terra, e dar a conhecer a localidade e a sua aldeia mineira vizinha a todo o mundo.
VII Trail Vitoriano
O Trail Vitoriano é um evento de natureza desportiva, organizado pela secção de atletismo do Vitória Futebol Clube Ermidense, com os apoios da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Juntas de Freguesia de Ermidas do Sado e de Azinheira de Barros, Guarda Nacional Republicana e Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Ermidas Sado, de OPraticante.pt como média partner entre outros apoios e patrocinios.
O Trail Vitoriano tem como objetivo promover Ermidas Sado, dando a conhecer a todos os participantes, o seu património incluído a Mina do Lousal e a respetiva aldeia mineira, e toda a natureza envolvente, tendo como base a prática desportiva.
Mina do Lousal e a aldeia mineira
A Mina do Lousal e a respetiva aldeia mineira localiza-se na freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, concelho de Grândola.
A Aldeia Mineira do Lousal é especialmente indicada para todos os que procuram um local cheio de paz e tranquilidade para viver ou passar as suas férias, incluindo a instalação de projetos para a 3ª idade.
Esta aldeia encontra-se bastante perto de algumas das mais bonitas praias Portuguesas, com grandes areais, longe do rebuliço das grandes cidades e aproveitando os cerca de 300 dias de sol por ano, que o Alentejo pode proporcionar.
Vitória Futebol Clube Ermidense
Na década de 50 surge uma nova coletividade recreativa e desportiva, em Ermidas-Sado, o “Vitória Futebol Clube Ermidense“.
Depois do desaparecimento de coletividades anteriores e de um reaparecimento da Sociedade Primeiro de Janeiro entre 1950 1954 e o surgimento de um novo grupo de futebol em 1949/50, batizado pelo seu fundador, o Sr. Álvaro Guerreiro, de União Sado, equipando de camisolas amarelas e calções pretos.
A população sentia falta de uma agremiação com aquelas características; pois a terra tinha algumas tradições neste domínio, nomeadamente ao nível do futebol.
Foi pensando assim, que um grupo de jovens aficionados do futebol, organizaram-se e começaram a angariar associados, mesmo sem terem nome para o novo clube, utilizando como único argumento a necessidade de formar uma nova coletividade ligada ao futebol e que representasse toda a comunidade.
Algum tempo depois e, necessitando oficializar a nova agremiação, falaram com o Sr. Cabrita, proprietário do Café Vitória, para que se juntassem no seu café algumas pessoas com mais experiência, dinâmicas e capazes de darem inicio ao processo de oficialização.
Foi assim, que ainda em 1954 se juntaram novamente e daí saiu a determinação da fundação do novo clube e já com o nome de Vitória, nome que advém do topónimo do café, que serviu de sede às reuniões fundadoras.
São várias as modalidades que neste momento dinamiza, proporcionando que muitos dos residentes na região possam praticar a actividade física.