Trilhos dos Abutres continua a superar todas as espectativas

Trilhos dos Abutres

Foto: Bernardete Morita

Trilhos dos Abutres continua a superar todas as espectativas

Os trilhos “abutrenhos” foram amplamente preenchidos de cor e suor durante todo o fim de semana, por centenas e centenas de atletas e pelo muito público que se fez representar em vários locais da prova.

Trilhos dos Abutres

Num espectáculo digno das melhores provas internacionais, resultado da excelente organização que nada deixa ao acaso.

Desde a “festa” montada no mercado municipal, local de partida e chegada, passando pelo profissionalismo revelado na entrega dos dorsais, até à qualidade das marcações e abastecimentos, tudo foi feito para que nada falhasse… e nada falhou.

A dureza da prova e dos trilhos, valorizaram em muito a prestação dos atletas que subiram ao pódio, mas também a prestação de todos os atletas que conseguiram finalizar as diversas distâncias que tinham à sua disposição.

Photo powered by PROZIS

 

Os vencedores

Cristiano Santos venceu os 20 kms, Romeu Gouveia os 30 km e André Rodrigues os 50 km dos Trilhos dos Abutres, que tiveram lugar em Miranda do Corvo.

Em femininos nos 20 kms a vitória foi para Denise Pereia, Lucinda Sousa nos 30 kms venceu, e nos 50 kms a 1ª foi Ekaterina Mityaeva.

Foto – Fotos do Zé

20 kms

Na distância dos 20 km saiu vencedor Cristiano SantosA.D.Amarante Trail Running, com 2h05’, seguido de Ricardo Carreira a cerca de dois minutos do vencedor com o tempo de 2h07’15’’ e em terceiro ficou José SequeiraMontanha Clube Trail Running Efapel, com 2h07’35’’.

O pódio feminino desta distância foi ocupado por Denise Pereira da equipa Runcrosstrail com 2h32’, seguido de Sílvia Santos a cerca de nove minutos da vencedora e Diana Elias da equipa CA Barreira que gastou mais 15 minutos que a vencedora.

Ana Loredo – Montanha Clube Trail Running Efapel – Foto: Bernardete Morita

 

30 Kms

Romeu Gouveia, atleta da Salomon Suunto Portugal percorreu os trilhos difíceis desta prova épica em 2 horas e 55 minutos, quase 10 mais rápido do que o segundo classificado, Paulo Oliveira, e a 15 minutos do terceiro, Paulo Costa – A.D.Amarante Trail Running.

Romeu Gouveia participa pela segunda vez

Foi a segunda vez que Romeu fez esta prova. No ano passado participou pela primeira vez nos 30 km dos Abutres e ficou em 2.º lugar, este ano, já com experiência neste terreno, foi o mais rápido, fazendo praticamente toda a prova isolado no 1.º lugar.

Romeu Gouveia – Foto – Fotos do Zé

Fiz a prova de trás para a frente e estou muito satisfeito com este resultado, o terreno é muito técnico, mas este ano como estava mais seco foi um pouco mais fácil.
Agora é preparar-me para a minha primeira ultra!” declarou no final Romeu Gouveia.

Romeu ainda não desceu do pódio desde que iniciou a época, já que deu o tiro de partida com um 1º lugar no Trail Meda de Mouros no passado dia 7 de janeiro.

Prepara-se agora para a sua primeira ultra, no Território Centro em Proença a Nova, onde será disputada a Taça de Portugal de Trail Running.

Lucinda Sousa luta até à meta com Daniela Russo

Na prova feminina de 30 quilómetros, com 1.500 metros de desnível positivo, a portuguesa Lucinda Sousa foi a grande vencedora com o tempo final de 03h42m31s.

Foto: Bernardete Morita

A atleta da Prozis Xtrail Team Equipped By Berg Outdoor teve uma acesa luta com Daniela Russo, da Oralklass – Amigos Do Trail, que durante toda a prova manteve-se no encalço da vencedora.

Daniela Russo – Oralklass – Amigos Do Trail – Foto – Fotos do Zé

A segunda classificada manteve-se sempre a menos de minuto e meio, terminado a 1m20s da liderança, e a terceira classificada Susana Rodríguez da equipa Coimbra Trail Running demorou 3h45’ para concluir esta distância.

Maria Areias – Oralklass – Amigos Do Trail – 4ª geral 30 kms – Foto: Bernardete Morita

50 kms

A edição de 2018 dos Trilhos dos Abutres foi uma das mais concorridas da história da competição, com a presença de atletas nacionais e internacionais de elite a disputarem a vitória na prova mais longa, com 50 quilómetros e cerca de 2.800 metros de desnível positivo.

O vencedor foi André Rodrigues

O vencedor dos 50 km dos Trilhos dos Abutres foi André Rodrigues da equipa Prozis Xtrail Team/Berg precisando apenas de 4h44’ para concluir esta distância, repetindo o triunfo obtido no ano passado, seguido de Dimitry Mityaev que ficou a mais de dez minutos e de Mario Sancha que demorou pouco mais de 5h para concluir a prova.

André Rodrigues – Photo powered by PROZIS

André Rodrigues, Campeão Nacional de Trail Ultra de 2016 e 2017, travou um intenso despique com o russo Dmitry Mityaev, vice-campeão da Taça do Mundo de Skyrunning, conseguindo isolar-se a dez quilómetros do final, terminando os 50 quilómetros com o tempo de 04h44m36s, e deixando o atleta russo a mais de 10 minutos (04h55m13s).

Em terceiro lugar, ex aequo, chegaram os espanhóis Mario Olmedo Sancha, também atleta da Prozis Xtrail Team Equipped By Berg Outdoor, e Jordi Gamito, terminando a 17m39s do vencedor.

Os dois andaram praticamente juntos durante toda a prova, terminando ambos com o mesmo tempo final (05h02m16s).

Foto – Fotos do Zé

Ekaterina Mityaeva a vencedora

Ao pódio feminino subiu Ekaterina Mityaeva atleta da equipa Adidas Terrex que demorou 6h04’ para concluir a prova seguido por Fátima Gonzalez que demorou mais 15 minutos que a primeira classificada e em terceiro ficou Cristina Couceiro da equipa ARSM – Associação Recreativa de S. Miguel com o tempo de 6h35’.

O elemento feminino da equipa Salomon Suunto Portugal, Ester Alves, também esteve presente nos Abutres, alinhando nos 50 km, mas uma queda obrigou-a a parar.

Ester já está em estágio para o primeiro grande desafio do ano – The Coastal Challenge 2018.

 

OPraticante.pt longe do pódio

Viriato Dias – OPraticante.pt / CTAD – Trilhos de Cinfães – Foto: Bernardete Morita

O Praticante foi representado nesta prova pelo atleta Viriato Dias da equipa OPraticante.pt / CTAD – Trilhos de Cinfães nos 30 km, 178 geral / 20º M45, tendo demorado 4h34 para concluir esta distância, e nos 50 kms por António Soares a representar OPraticante.pt que obteve 205 geral / 11º M50 com 7h32m19s.

António Soares – OPraticante.pt – Foto: Bernardete Morita

Visualize mais fotos em Fotos do Zé e Bernardete Morita.

As classificações finais.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Viriato Dias / BAN / Ana Águas
Fotos: Fotos do Zé / Bernardete Morita

Parceiros

Deixe uma resposta