TRILHOS DOS ABUTRES CADA VEZ MAIS INCLUSIVO
A grande aventura dos Trilhos dos Abutres 2024 arrancou no passado dia 6 de outubro com as pré-inscrições, numa edição focada na inclusão das pessoas incapacitadas, com o Trail Inclusivo, assim como aposta nos mais jovens com o Trail Jovem, e ainda uma forte aposta no público, que este ano vai ser “rei”, nunca esquecendo a competitividade que tanto carateriza esta prova de Miranda do Corvo.
Aquela que é considerada por muitos, uma das mais mediáticas provas nacionais de Trail, regressa a Miranda do Corvo de 26 e 28 de janeiro, e tem como pano de fundo, as belas Aldeias do Xisto.
Site oficial do evento
Trilhos dos Abutres são inclusivos e cada vez mais sustentáveis
Nesta 12ª edição do Trilhos dos Abutres a organização regressa com energias renovadas e um punhado de boas novidades, trazendo a Miranda do Corvo perto de 1.600 atletas nacionais e internacionais, para além dos aficionados da modalidade de trail running.
Após um ano de ausência, nada fazia prever que as inscrições esgotassem sendo que, a 20 de Outubro, se realizou o sorteio para atribuição dos dorsais.
Os atletas que conseguirem a tão desejada inscrição terão a oportunidade de correr num dos mais belos e espetaculares percursos nacionais – passando pela emblemática Aldeia do Xisto Gondramaz e o Cadaval, várias cascatas, pelo Observatório Astronómico do Parque Eólico de Vila Nova, o Templo Ecoménico, assim como pela mítica escadaria da Senhora da Piedade.
Como habitualmente, esta edição conta com 3 provas principais, nas quais a emoção estará garantida para os atletas e entusiastas do Trail Running:
Ultra Trail Trilhos dos Abutres: A prova-rainha, com 50 quilómetros e 2.500 metros de desnível positivo, agendada para o dia 27 de janeiro.
Trilhos dos Abutres: Percorrendo 30 quilómetros e com 1.500 metros de desnível positivo, 28 de janeiro.
Mini Trilhos dos Abutres: Uma distância de aproximadamente 21 quilómetros e 835 metros de desnível positivo, 28 de janeiro.
A trabalhar para a integração e promoção do futuro da modalidade.
Mas, além das 3 principais provas, conta com mais 3 provas muito especiais: o Trail na Escola, e o Trail Inclusivo, a realizarem-se a 26 de janeiro, e o Trilhos Júnior José Godinho, a realizar-se no dia 28.
O Trail na Escola é uma coorganização com o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, e está integrado no Desporto Escolar.
No âmbito deste projeto, um dos nossos principais objetivos é criar uma primeira experiência no trail running destinada aos jovens estudantes entre o 2° ciclo e secundário, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.
Pretendemos implementar esta iniciativa no Desporto Escolar a nível nacional, oferecendo aos estudantes a oportunidade de participar em eventos desportivos de natureza, promovendo a prática desportiva e os valores de superação, trabalho em equipa e respeito pela natureza.
Mais informação sobre este evento aqui.
“Trilhos Júnior José Godinho”
Um dos focos da entidade organizadora, a Associação Abutrica, será tornar o “Trilhos Júnior José Godinho”, para jovens entre os 6 e os 17 anos, mais próximo das escolas.
Divulgando a prática do trail running como uma modalidade acessível e emocionante, despertando o interesse dos jovens e incentivando-os a explorar outras oportunidades desportivas, sendo um projeto que terá mais desenvolvimentos nas próximas semanas
O Trail Inclusivo é um evento pensado para pessoas com vários tipos de incapacidades, nomeadamente motora, mental, visual e auditiva.
Uma corrida pelos trilhos envolventes do centro de Miranda do Corvo, que teve uma edição experimental em 2023, “onde se percebeu, que esta competição faz todo o sentido, no nosso panorama nacional”
Os melhores atletas nacionais e internacionais
Mais uma vez, a Associação Abutrica, entidade responsável pelo evento, prevê a presença dos melhores atletas nacionais, tendo, também, já confirmada também alguns atletas de referência na modalidade vindos de outros países.
Hugo Cabral, responsável pela organização, afirma: “Regressamos com energias renovadas, com vontade de, mais uma vez, proporcionar a todos os atletas presentes uma prova de qualidade superior.
Este ano, vamos também trabalhar para proporcionar uma experiência diferente ao público que nos visita para ver os melhores atletas nacionais a competir.”
Continuamos focados na minimização da pegada ecológica e defesa da natureza
As preocupações ambientais têm feito parte do ADN desta prova desde o primeiro ano, tendo a Associação Abutrica reforçado a sua aposta numa pegada ecológica mínima para esta edição.
A “eco” inscrição , o programa “Green Commitment” da iTRA são algumas das iniciativas.