Troféu CAR Anadia: Corredores estrangeiros mais fortes em Sangalhos

A armada estrangeira entrou com o pé direito no Troféu CAR Anadia, que se iniciou no Velódromo Nacional, em Sangalhos, vencendo oito das dez finais disputadas. As únicas vitórias lusas pertenceram ao júnior Daniel Viegas (SC Bombarralense).

A derradeira prova da jornada, scratch para a elite masculina, foi também uma das mais emocionantes. Rui Oliveira atacou de longe, à entrada das três últimas voltas, mas não resistiu ao contra-ataque da concorrência. Tim Veldt (Seleção da Holanda) pedalou a alta velocidade nos derradeiros 200 metros, acabando por ganhar o sprint. Na roda do holandês foi o luso Miguel Amorim (Bairrada), que conseguiu o segundo lugar, atirando Rui Oliveira (Liberty Seguros/Carglass) para o terceiro posto. Ficou provado que o selecionador nacional, Gabriel Mendes, tem a tarefa complicada na hora de escolher o representante nacional para a corrida de scratch do Campeonato do Mundo, marcada para 19 de fevereiro.

A prova de scratch para a elite feminina assistiu ao domínio avassalador de Kirsten Wild (Seleção da Holanda), que teve companhia, no pódio, da espanhola Ainara Elbusto (Reyno de Navarra/WRC Conor) e da portuguesa Daniela Reis (DN17 Poitou Charents), segunda e terceira.

Os corredores do Bombarralense arrasaram a concorrência no scratch de juniores, conseguindo a primeira posição, por intermédio de Daniel Viegas, e a segunda, através de João Almeida. O terceiro foi o Alejandro Iglesias (Seleção das Astúrias). Itsaso Ahechu (Reyno de Navarra/WRC Conor) destacou-se entre as juniores, com Soraia Silva (Bairrada) no segundo posto e Marina Cerezo (Reyno de Navarra/WRC Conor) a fechar o pódio.

Daniel Viegas ganhou a corrida por pontos para juniores, batendo Jorge Magalhães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Pedro Preto (Bairrada), que completaram o pódio. No setor feminino de juniores a melhor foi a espanhola Marina Cerezo, seguida por Joana Ferreira (SB Salzdetfurth) e por Soraia Silva.

Os corredores estrangeiros dominaram as provas de contrarrelógio. No exercício individual de 1 km para a elite masculina, impôs-se o espanhol Jaime Veja (Reyno de Navarra/WRC Conor), diante de Rafael Apolinário (Liberty Seguros/Carglass) e de José Sousa (Bairrada). Olga Ismayilova, da seleção do Azerbaijão, ganhou a corrida de 500 metros para elite feminina, sendo seguida pela espanhola Gudane Araiz (Reyno de Navarra/WRC Conor) e por Virginie Pointet, da seleção da Suíça.

Entre os juniores masculinos, o mais rápido no contrarrelógio de 1 km foi o espanhol David Orgambide (Reyno de Navarra/WRC Conor), relegando Pedro Preto para o segundo posto e Alejandro Iglesias para o degrau mais baixo do pódio. Marina Cerezo triunfou nos 500 metros para juniores femininas, suplantando Joana Ferreira e Itsaso Ahechu, segunda e terceira, respetivamente.

Iniciaram-se também as competições de omnium para elite. Nos homens, depois de disputadas as três primeiras provas pontuáveis – scratch, perseguição individual e eliminação – o equilíbrio é a marca mais profunda, com apenas 12 pontos a separarem o quinto, o holandês Tim Veldt, que tem 102, do primeiro, o luso Ivo Oliveira (Liberty Seguros/Carglass), que soma 114. O segundo é Loic Perizzolo (Seleção da Suíça), com 108 pontos, o terceiro Rui Oliveira, com 106, e o quarto Miguel Amorim, com 104.

Entre as senhoras manda a Kirsten Wild, com 120 pontos, mais oito do que Simona Frapporti (Seleção de Itália). Ainara Elbusto parte para as derradeiras provas pontuáveis no terceiro posto, com 108 pontos.

O Troféu Internacional CAR Anadia termina hoje.

Texto e foto de: F.P.Ciclismo

Parceiros