Ultra Maratona Atlântica voltou com êxito

Depois de um ano de interrupção, devido à pandemia, o Verão de 2021 ficou marcado pelo regresso da Ultra Maratona Atlântica, ao calendário das provas de atletismo em Portugal.
Leia também
Ultra Maratona Atlântica Melides/Tróia supera recorde de 2016
Texto: Viriato Dias
Fotos: Cedidas pelo Município de Grândola
Verão de 2021 marcado pelo regresso da Ultra Maratona Atlântica
A manhã acordou envergonhada, as nuvens tapavam o Sol, antevendo uma manhã fresca, muito propícia a uma bela corrida à beira-mar.
Às 9h em ponto os cerca de 200 atletas da Ultra Maratona Atlântica fizeram-se ao areal a partir de Melides, para percorrerem os mais de 43 km de areal até à meta, situada em Troia.
Este ano o areal apresentou-se em excelentes condições para correr, mais compacto e menos inclinado que o habitual, perspetivando uma corrida rápida e bastante competitiva e este prognóstico confirmou-se.
Por volta das 9h30, foi dada a partida para a Corrida Atlântica, prova que contou com mais de 400 atletas, que levaram cor e muita animação ao longo do areal da Comporta até Troia.
Em ambas as provas, os atletas puderam sentir o carinho dos milhares de veraneantes que se deslocaram às diversas praias do concelho de Grândola, para apoiarem as centenas de atletas que se predispuseram ultrapassar estes desafios.
André Costa e Patrícia Serafim os vencedores da Ultra Maratona Atlântica
A Ultra Maratona Atlântica foi ganha pelo André Costa com o tempo de 2h47, não dando hipóteses à concorrência, Edgar Matias, um filho da terra, obteve um fantástico 2º lugar com o tempo de 2h56, o último lugar do pódio foi ocupado por António Sousa que precisou de 3h16 para completar a distância.
Nas femininas Patrícia Serafim voltou a vencer com o tempo fantástico de 3h18, seguida da Laura Grilo com o tempo de 3h37 e em terceiro terminou a vencedora de 2019 Palmira Quinhama que precisou de 3h55 para completar a prova.
Por equipas o G.D.R. São Francisco da Serra obteve o 1º lugar com 22 pontos, seguidos da Associação GDAK com 52 pontos e em terceiro ficou a equipa A Natureza Ensina com 97 pontos, em quarto lugar ficou a equipa Samorunning com 109 pontos e em quinto a equipa OPraticante.pt com 147 pontos.
Corrida Atlântica ganha por Bruno Paixão e Kcenia Bougnova
Quanto à Corrida Atlântica, esta foi ganha pelo Bruno Paixão com o tempo de 47 min, seguido do Carlos Silva com o tempo de 51 min e em terceiro o carismático Mário Cassaca com o tempo de 54 min.
Nas femininas Kcenia Bougnova venceu com o tempo de 59 min, seguida de Liliana Varíssimo que precisou de 1h para completar a prova e o último lugar do pódio foi ocupado pela Inês Gonçalves com o tempo de 1h10.
Por equipas a grande vencedora foi o G.D.R. São Francisco da Serra com 41 pontos, em segundo ficou a equipa TOPMAFRA com 46 pontos, em terceiro a equipa C.A. Viana Alentejo/FRIBAIÇO com 111 pontos, em quarto a equipa THE BRAVERY com 156 pontos e em quinto o Grupo Desportivo Santander com 198 pontos.

OPraticante.pt com boas prestações
Quanto aos atletas da equipa OPraticante.pt, António Silva teve uma estreia fantástica na UMA, obteve 15º posto da geral com o excelente tempo de 3h33, António Soares obteve o 59º posto da geral com o tempo de 4h30, Isabel Almeida brilhou na estreia com um excelente tempo 4h30 que lhe permitiu obter 7º lugar nos femininos, Viriato Dias precisou de 4h31 ficando em 61º lugar e o Nuno Lucas obteve o 84º lugar com o tempo de 5h02.