VINGEGAARD ATACOU E VENCEU A SEGUNDA ETAPA DO “O GRAN CAMIÑO”

Jonas Vingegaard

Jonas Vingegaard no comando - Foto: O Gran Camiño

A 2º Etapa do “O Gran Camiño” foi marcada pelas condições adversas, desta vez por chuva intensa, os ciclistas alinharam ontem em Taboada , para uma tirada de 151 Km em direção a Chantada.

Site oficial

Fonte: Henrique Dias // OPraticante.pt em cooperação com a Lusa

Ciclista português Frederico Figueiredo integra a fuga do dia

Ass primeiras movimentações a surgirem logo no início da etapa, mas apenas aos 35 km se formou a fuga do dia.

Foto: O Gran Camiño

Um grupo com 12 homens, onde estava o ciclista português Frederico Figueiredo (Sabgal), juntou-se em cabeça de corrida, com uma vantagem que nunca passou os dois minutos.

Nas duas primeiras montanhas do dia, Alto de Paradela e Alto de Sonán, o ciclista português Frederico Figueiredo passou em 2.º lugar e bonificou 4 pontos.

A situação de corrida mudou na primeira subida ao Alto de San Pedro de Líncora (2.ª categoria), com a fuga a perder unidades.

Foto: O Gran Camiño

O grupo ficou reduzido a nove homens, onde permanecia Frederico Figueiredo, sendo que na frente seguia isolado Xabier Azparren (Q36), que atacou na subida, juntando-se a ele Alex Molenaar (Illes Balears Arabay Cycling).

A dupla manteve-se até à segunda subida ao Alto de San Pedro de Líncora, mas Jonas Vingegaard atacou e seria o grande vencedor do dia.

Jonas Vingegaard – Foto: O Gran Camiño

Vingegaard já começa a dar cartas

Jonas Vingegaard (Visma) já começa a dar cartas na sua primeira prova da temporada de 2024. O dinamarquês venceu esta sexta-feira a segunda etapa do O Gran Camiño, na Galiza, impondo-se na chegada de terceira categoria com 23 segundos sobre Egan Bernal (Ineos).

Ruben Guerreiro (Movistar) foi o 11.º a cortar a meta, a 47 segundos do bicampeão da Volta a França.

O português subiu ao sexto posto da geral (era 20.º), estando a 53 segundos de Vingegaard.

Refira-se que a primeira edição do O Gran Camiño, em 2023, foi ganha precisamente por Jonas Vingegaard, è frente do espanhol Jesus Herrada e de Ruben Guerreiro, que volta agora a estar na luta pelo pódio final

Entre as equipas portuguesas presente na prova espanhola, Frederico Figueiredo (Sabgal) foi o melhor, em 38.º (a 6.23 minutos) e neste momento ocupa a 4.ª posição da Geral da Montanha.

Foto: O Gran Camiño

173,2 km de muito sobe e desce esperam os ciclistas na 3ª etapa

Este sábado será disputada a 3.ª Etapa, que vai percorrer o Camiño de Ourense – Camiño vía de Prata, com uma ligação entre Xinzo de Limia (12H50 espanholas) e Castelo de Ribadavia (16H57 locais), num total de 173,2 km, a maior das tiradas.

O percurso será de muito sobe e desce, com quatro Prémios de Montanha:

3.ª categoria – Alto de Estivadas – (14,50 km);

2.ª categoria – Alto Alberguería – (57,80 km);

3.ª categoria – Alto O Castro de Beiro – (120,70 km);

e 3.ª categoria – Alto do Couso – (149,50 km).

Parceiros

Deixe um comentário