Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

World Athletics lançou o ‘Road to Tokyo’

A World Athletics lançou uma ferramenta online, ‘Road to Tokyo’, para ajudar atletas, órgãos de comunicação social e fãs a acompanhar o processo de qualificação para os Jogos Olímpicos do próximo ano.

World Athletics lança ‘Road to Tokyo’ para ajudar a acompanhar o processo de qualificação

As pesquisas podem ser feitas por disciplina, país e estatuto de qualificação (por qualificação direta, ou por estar na quota através dos rankings mundiais), a ferramenta fornecerá uma visualização em tempo real de cada evento ao longo do período de qualificação para Tóquio 2020, que termina em 29 de junho de 2021.

Conforme foi anunciado no mês passado, o sistema de qualificação para Tóquio 2020 já em vigor foi adaptado para atender às novas datas dos Jogos, que foram adiadas em março. Os Jogos serão realizados de 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Os princípios de qualificação permanecem inalterados, com atletas capazes de se qualificar através das marcas de qualificação e, em seguida, dos World Rankings.

Os atletas que já conseguiram as marcas de qualificação direta desde o início do período de qualificação em 2019 permanecem qualificados e serão elegíveis para seleção pelas suas respetivas Federações e Comités Olímpicos Nacionais, juntamente com outros atletas que se qualificarão dentro do período legal de qualificação.

Recorde-se que, devido à pandemia de coronavírus, a World Athletics anunciou em 7 de abril que o período de qualificação (para todos os eventos) se encontra suspenso de 6 de abril a 30 de novembro de 2020.

World Athletics

Vários portugueses qualificados e outros elegíveis

Numa visita rápida à ferramenta, confirma-se as qualificações diretas de Pedro Pichardo no triplo (4º nos World Rankings), João Vieira nos 50 km marcha (10º WR), Patrícia Mamona (15ª WR) e Evelise Veiga (22ª WR) no triplo, Salomé Rocha (22ª WR) e Catarina Ribeiro (31 WR) na maratona.

De acordo com a World Athletics, há mais 14 portugueses com posição nos World Rankings que, se terminasse assim a qualificação, estariam elegíveis para participar em Tóquio.

São os seguintes: Nelson Évora (21º) no triplo, Tsanko Arnaudov (28º) e Francisco Belo (29º) no peso; Lorene Bazolo (44ª) nos 100 metros, Cátia Azevedo (33ª) nos 400 metros, Marta Pen (32ª) nos 1.500 metros, Vera Barbosa (37ª) nos 400 metros barreiras, Evelise Veiga (25ª) no comprimento, Susana Costa (29ª) no triplo, Auriol Dongmo (25ª) no peso (mas os recentes recordes de Portugal seriam suficientes para a qualificação direta), Irina Rodrigues (20ª) e Liliana Cá (25ª) no disco, Dulce Félix (76ª) na maratona, e Ana Cabecinha (33ª) nos 20 km marcha.

Por AQUI chegamos à referida ferramenta.

Texto / Foto: Federação Portuguesa de Atletismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta