LUÍS XAVIER ENTRE OS MELHORES NO MUNDIAL
Luís Xavier - Foto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
Luís Xavier terminou esta segunda-feira no 9.º lugar a prova de fundo da classe C5 do Campeonato do Mundo de Paraciclismo de Estrada.
Evento que decorreu em Huntsville, Alabama, nos Estados Unidos.
Leia também
FLÁVIO PACHECO PODE LUTAR PELO TOP10
Quatro segundos separaram Luís Xavier do vencedor
O paraciclista português concluiu os 82,8 quilómetros da corrida em 1h50m13s, a apenas quatro segundos do vencedor, o francês Eliott Pierre, tendo mesmo estado integrado no sprint final que decidiu o novo Campeão do Mundo.
A medalha de prata foi para o colombiano Carlos Andres Vargas Villanueva e o francês Dorian Foulon completou o pódio.
“O Luís Xavier realizou uma corrida de excelência, terminando no 9.º lugar do Campeonato do Mundo.
Um final disputado em pelotão e integrado no grupo dos melhores corredores da competição.
Demonstrou uma postura muito controlada e uma excelente leitura de corrida, colocando-se sempre nas posições dianteiras e cumprindo de forma rigorosa a estratégia previamente definida.
Esteve permanentemente atento aos movimentos dos adversários e conseguiu manter-se ao nível dos melhores corredores do mundo.
Demonstrou maturidade, inteligência tática e uma excelente capacidade competitiva”, destaca Telmo Pinão.

“…uma prestação de grande qualidade e confirma a sua evolução…“
“Na última volta, o Xavier sofreu uma queda.
Mas mostrou uma excelente capacidade de reação, conseguindo voltar rapidamente à corrida.
Reposicionar-se junto dos melhores, mantendo-se competitivo até à chegada.
Este resultado representa uma prestação de grande qualidade e confirma a sua evolução enquanto atleta, não apenas pela capacidade física demonstrada.
Mas também pela forma como interpretou e executou a estratégia definida para esta prova.
Está de parabéns pelo resultado alcançado e pela excelente forma como encerrou a participação neste Campeonato do Mundo, colocando novamente Portugal entre os melhores”, concluiu o Selecionador Nacional.
Com a conclusão da prova de fundo de Luís Xavier terminou a participação da Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de Paraciclismo de Estrada, em Huntsville.
Portugal regressa com um 9.º lugar de Luís Xavier na prova de fundo C5, um 11.º lugar de Flávio Pacheco no contrarrelógio H4, um 12.º lugar de Flávio Pacheco na prova de fundo H4 e um 16.º lugar de Luís Xavier no contrarrelógio C5.