António Bessone Basto a História de uma vida desportiva
Foi inaugurada esta 5ª feia, dia 2 de Julho, a exposição de António Bessone Basto na Marina de Oeiras
António Bessone Bastos é um dos atletas mais premiados do desporto português. Conta no seu curriculum com mais de 1500 medalhas e troféus ganhos nas mais variadas modalidades desportivas, a par de distinções como as Medalhas de Mérito Desportivo e de Amizade do Comité Olímpico Português. Foi internacional em três modalidades: andebol (45 vezes), natação (37) e pólo aquático (10)
B. Bastos nasceu em Algés, a 9 de Novembro de 1945 numa família fortemente ligada ao desporto. O avô paterno, Rodrigo Bessone Basto, era um apaixonado da natação, e leva-o a fazer diversas travessias do Rio Tejo fundando um dos mais emblemáticos clubes da natação portuguesa, o Sport Algés e Dafundo.
Também o Pai, tinha herdado o gosto pela modalidade, e participa nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952, como membro da equipa nacional de pólo aquático. Genovesa Rosa, a Mãe pratica natação, e a irmã conquista também alguns títulos.
Perante este historial de família António Bessone Basto, com apenas três anos, dá os primeiros passos na natação do Algés e Dafundo, tocando no entanto as mais variadas competições.
Aos oito anos, faz a primeira travessia do Tejo e aos 12 tem a primeira internacionalização.