AX-Trail termina com o seu lugar assegurado no top 3 das provas portuguesas de Trail Running

No fim-de-semana de 16, 17 e 18 de outubro de 2015, sob a organização da Go Outdoor, Miranda do Corvo foi o local escolhido para o centro de evento, da 4ª UTAX (Ultra Trail das Aldeias do Xisto), conhecida por percorrer trilhos únicos e mágicos na Serra da Lousã, no território das Aldeias do Xisto, este ano com 112km. Este ano a prova faz parte do Circuito Nacional de Trail Ultra Endurance da ATRP, finalizando o circuito.
O Trail Serra da Lousã integra o European Mountain Marathons (EMM), que é um circuito internacional de provas de trail running na distância de maratona.

Sob o lema da Eco-Responsabilidade, “Não deixar nada a não ser pegadas, Não tirar nada a não ser fotografias, Não levar a não ser saudade”, o UTAX, que dá nome ao evento, acolheu diversas provas, a saber:
UTAX – 112 km 6000D+
Trail Serra da Lousã – 50km – 3000 D+
Trail do Xisto – 22km – 1100 D+
Mini Trail do Xisto – 9,6 km – 680D+
Caminho do Xisto – caminhada de 9,6 km
Ax Trail Kids – entre os 500mts e os 2500mts, Com o objectivo de promover a prática desportiva e o contacto com a natureza nas camadas mais jovens e simultaneamente de captar novos atletas para a modalidade do trail running, a Go Outdoor irá apostar novamente na prova AXtrail Kids.
AX Trail da Inclusão – Para que todos usufruam dos trilhos da Serra da Lousã, é uma prova de corrida em Joelettes, que são cadeiras de todo-o-terreno mono-roda, que permitem a prática de pedestrianismo e o acesso a áreas montanhosas ou com pisos irregulares, a todas as pessoas com mobilidade reduzida, com o auxílio de dois ou mais acompanhantes.

O Ultra Trail das Aldeias do Xisto teve inicio às 00:00h de dia 17/10 e o Trail Serra da Lousã pelas 08:30 do mesmo dia. Ambos se iniciam em Miranda do Corvo e seguem percurso comum até ao Km 25. A primeira aldeia a ser visitada foi Gondramaz, permitindo aos atletas disfrutar de um belíssimo single-track, embora duro e técnico, logo nos primeiros quilómetros. Na Central hidroeléctrica, ocorre o ponto de separação, enquanto o TSL ruma à Aldeia do Xisto do Talasnal, onde volta a encontrar-se com o percurso da prova maior, para juntos percorrerem a Aldeia do Xisto do Casal Novo e o “Terreiro das Bruxas”, até ao Parque Eólico de Vila Nova, novamente no Município de Miranda do Corvo.
Depois do Parque Eólico o TSL segue “a solo”, até à aldeia abandonada do Cadaval e ao santuário da Piedade de Tábuas, voltando a juntar-se ao UTAX em Vila Nova, para juntos percorrerem os 9 últimos quilómetros até à meta em Miranda do Corvo
O percurso do Utax faz a sua passagem pelas Aldeias do Xisto de Góis, a partir da qual se inicia a subida ao ponto mais alto de todo o percurso, para depois descer até Castanheira de Pêra. Tomando a direcção Noroeste para o Ameal, sobe depois por um fantástico single-track ao início do Parque eólico no cimo da Serra da Lousã, e continua na direcção da Casa do Guarda Florestal. É então que se inicia a descida para as aldeias do Catarredor e Vaqueirinho. Reencontra-se este percurso com o TSL no sentido de Talasnal, Casal Novo, “Terreiro das Bruxas”, Parque Eólico de Vila Nova, de onde se afasta novamente do percurso do TSL alcançando depois a Praia Fluvial da Louçainha (Município de Penela). Já a apenas a cerca de 9quilómetros para o final o percurso entra em Vila Nova, onde se situa o Centro de Trail de Vila Nova, reagrupando-se ao TSL, dirigindo-se de novo a Miranda do Corvo, onde havia sido dada a partida.

O Trail do Xisto iniciou-se igualmente em Miranda do Corvo, pelas 10.30h de sábado decorrendo nos mesmos trilhos das provas maiores, sendo a primeira aldeia a ser visitada – Gondramaz, descendo depois até à aldeia abandonada do Cadaval e ao santuário da Piedade de Tábuas, voltando a juntar-se primeiro ao TSL e mais tarde ao UTAX, já em Vila Nova, para juntos percorrerem os 9 últimos quilómetros até à meta em Miranda do Corvo. O Mini Trail do Xisto percorreu uma linha de prova com 9,6km entre Miranda do Corvo e Gondramaz.

No domingo, aconteceram as provas de Trail Kids e Trail de Inclusão. E ainda a cerimónia de entrega de prémios

Durante o desenrolar das provas, os atletas foram confrontados com condições climatéricas diversas e bastante adversas. Momentos de chuva forte e muito vento, alternando com alguns períodos de sol, nevoeiro e até granizo. No entanto de uma maneira geral, os atletas que se propõem participar em provas deste grau de dificuldade, são dotados já de alguma experiencia, que lhes permite vencer estas adversidades. No entanto de referir, que de forma fácil e eficiente, qualquer atleta que decida desistir da sua prova terá o apoio logístico necessário para regressar à base em segurança. Foi possível avistar carros de apoio ao longo dos percursos, em que se deslocavam elementos da organização, que acautelavam as condições de realização da prova.

O local escolhido para o evento, dispõe das infra-estruturas necessárias, sendo que relativamente ao alojamento em solo duro, o mesmo se mostrou insuficiente em relação à procura, não obstante haverem sido feitas as reservas previamente.
Os percursos encontravam-se bem marcados, ainda que em determinados pontos de mudança de direcção, suscitasse alguma dúvida. Os dorsais, em material de boa qualidade e com informação bastante relevante, nomeadamente, o perfil altimétrico, os locais de abastecimento e número de contacto de emergência.
Verificou-se a existência de um sistema de monitorização dos atletas, que através da leitura do chip integrado numa pulseira, permitia saber os locais e tempos de passagem nos postos de controlo determinados para o efeito. Os resultados dessa monitorização podiam ser seguidos por qualquer pessoa através da internet e até mesmo junto à meta, num monitor disponibilizado para o efeito.
Verificou-se ser este um evento amigo do ambiente, porquanto não foram fornecidas garrafas de água individuais ou copos descartáveis, tendo cada atleta levado e utilizado o seu próprio material, como previsto. Os abastecimentos, encontravam-se bem distribuídos e em quantidade suficiente. Ao longo de grande parte do percurso, a cobertura fotográfica foi uma constante, o que permite guardar imagens de momentos de verdadeira emoção, espírito de esforço, amizade e cooperação.

A Organização do evento foi de excelência, com simpatia, disponibilidade e eficiência revelando-se uma anfitriã com boa capacidade de resposta ao evento.
A zona da meta, verificou-se ser um local de festa permanente durante todo o tempo das provas a decorrer. Visitantes, amigos e familiares dos atletas, aguardavam os mesmos num ambiente de euforia e de verdadeiro calor humano, verificando-se inclusive diversos atletas, não obstante o cansaço óbvio resultante da realização da sua prova, ainda assim, alguns se encontravam presentes na parte final do percurso, apoiando a parte final dos que se encontravam em prova.
Genericamente, uma boa organização que nos faz acreditar que este é um evento a marcar no calendário.

trail01
Cirilo Formiga e Isabel Barra representantes de O Praticante

O Praticante esteve representado com os seguintes atletas e respectivas classificações:
Utax 112 km – masculinos
Cirilo Formiga
1º lugar M60 e 112º Geral – 20:55:21

TSL 51 km – Femininos
Isabel Barra
15ª lugar FVet e 296º Geral- 11:02:22

Classificação Geral
Utax 112 km – masculinos
1º Jerome Rodrigues – Msen – EDVViana Trail 12:49:57
2º Cláudio Quelhas – Msen – Armada Portuguesa do Trail 13:42:12
3º Guilherme Lourenço – Msen – CRP Ribafria – 13:57:36

Utax 112km – Femininos
1ª – Sofia Roquete – Fsen – Offtel Runners – 16:12:53
2ª – Ana Campos – Fsen – Shots Internacional Runners – 18:52:57
3ª – Anabela Pombeiro – F40 – Agregar – 19:02:43

TSL 51km – Masculinos
1º – David Quelhas – Msen – Coimbra Trail Running – 05:23:30
2º – Paulo Lopes – Vet1 – Individual – 05:30:17
3º – Paulo Serra – Msen – Team Saltaypula – 05:42:26

TSL 51 km – Femininos
1ª – Ester Alves – Fsen – Salomon Portugal – 06:47:07
2ª – Nary Li – Vet – Intelling Interval – 07:23:19
3ª – Ana Sousa – Fsen – Budeguita Runners – 07:30:17

TX 22km – Masculinos
1º – Romeu Gouveia – Msen – Escaravelhos Team – 02:02:52
2º – Fábio Fontoura – Msen – a Minha Corrida/Kalenji – 02:02:54
3º – André Guedes – Msen – Dr.Merino Clinica Médica – 02:16:27

TX 22km – Femininos
1ª – Inês Marques – ProAventuras – 02:43:29-
2ª – Paula Lage – Fsen – Paredes Aventura – 02:43:38
3ª – Vanda Fernandes – Fvet – pace.makers – 02:54:32

MTX 9,6km – masculinos
1º – Jorge Pimenta – AD Galomar – 00:55:15
2º – Rafael Coelho – Individual – 00:57:02
3º – André Monteiro – CNI – 01:02:39

MTX 9,6 km – Femininos
1ª – Carla Reis – Fvet -ARSM- Associação Recreativa de São Miguel – 01:23:52
2ª – Margarida Silvestre – Fvet – JDMelidense- 01:24:45
3ª – Marina Carvalho – Fsen – ARSM- Associação Recreativa de São Miguel – 01:26:54

Texto de : Isabel Barra
Foto de: Salomon e Suunto

Parceiros