Ciclismo Master Amador pela perspetiva de uma Diretora Desportiva

Hoje falo vos de tema maioritariamente masculino, o ciclismo Master amador!

Texto: Henrique Dias / OPraticante.pt com a colaboração de Rita Barroso – Equilibrium Centro Terapêutico
Fotos: Cedidas pela União de Ciclismo do Alentejo

Ciclismo Master Amador pela perspetiva de uma Diretora Desportiva!

Em setembro de 2019 recebi o convite, por parte da União de Ciclismo do Alentejo – UCA, para ser Diretora Desportiva, durante a época de 2020!

Não sabíamos nós que iríamos viver esta pandemia e que iríamos ter uma época de ciclismo completamente atípica e onde todos nós teríamos de nos reinventar!

Para terminar a época de 2019 e preparar o verdadeiro espírito de equipa e as competições de 2020, organizamos um Bootcamp, com a grande competição a ser entre os rapazes!

Em janeiro de 2020 organizou se a apresentação oficial da equipa e dos seus Sponcer´s ou patrocinadores, como lhe queiram chamar!

Ciclismo Master

É fácil arranjar patrocínios no ciclismo amador?

Digo vos desde já, que arranjar bons Sponcers para o ciclismo amador é muito difícil.

Oonde os nossos conhecimentos pessoais tem de ser colocados a prova, mas quando te apresentas como Diretora Desportiva de uma equipa de Ciclismo, também tem o seu encanto, é uma abertura aos novos Patrocinadores, bem como juntos das entidades que organizam eventos!

Apesar de ser cada vez mais difícil arranjar apoios, por todo o momento que estamos a atravessar, as empresas despenderem dinheiro quando não há eventos, logo não há visibilidade.

Outra questão bem mais difícil é a organização de eventos, em determinadas zonas do país, onde a atividade de ciclismo não é tão vivida pela população e pelas autoridades políticas, em autarquias mais abertas ao desporto a sua entrada é mais fácil!

O apoio por parte das associações regionais e até pela própria federação de ciclismo é uma realidade bem complexa, existem associações dirigidas pela “velha guarda“ tem toda uma experiência de vida, mas no que te toca a inovação deixam muito a desejar!

Ciclismo Master

A minha experiência!

Na minha experiência enquanto diretora desportiva, penso ter sido vista com alguma frescura por muitos e com uma afronta por outros!

Frescura por ser uma mulher jovem, afronta por reclamar e por apontar a falta de apoio, bem como a falta de inovação dos órgãos referidos anteriormente!

Tive a oportunidade de participar em provas de ciclismo amador em Portugal e em Espanha, onde a realidade é bem diferente e com a qual temos muito que aprender e tirar ideias, mas os dirigentes nem sempre veem assim as coisas!

A minha equipa de ciclismo Master amador!

Na “minha equipa” sempre houve um espírito de verdadeira família e de entreajuda entre todos os elementos!

Tivemos vitórias, tivemos derrotas, mas tivemos juntos muita aprendizagem a todos os níveis e bastante evolução desportiva também!

Depois surgiu esta epidemia e tivemos de nos reinventar e deixar a competição e os ajuntamentos para depois!

Houve elementos que fizeram desafios individuais ( N2 ), tiradas de lés a lés! Entre muitas outras!

Ciclismo Master

O meu Balanço!

Findo 2020, findou o meu desafio de Diretora Desportiva do ciclismo Master amador!

Faço um balanço super positivo, muita aprendizagem e muitos conhecimentos adquiridos! Muito a agradecer a todos os meus colegas e elementos que conheci em Portugal e em Espanha!

Para já a nível do ciclismo, esperamos que o desconfinamento traga a tão esperada competição e que o que já era difícil, não se torne impossível!

A todos votos de excelentes competições e que permaneça sempre o bom espirito desportivo e de entre ajuda!

A nível pessoal, outros desafios estão na manga! Em breve vos conto!

Parceiros