Franceses e holandeses destacam-se em Sangalhos

As seleções nacionais de França e da Holanda dominaram o Troféu Centro de Alto Rendimento (CAR) Anadia de pista, que hoje terminou no Velódromo Nacional, em Sangalhos. Os gauleses e os holandeses deram, assim, conteúdo competitivo aos estágios realizados no concelho de Anadia, cumprindo as premissas do programa Cyclin’Portugal: atrair ao país as melhores equipas, seleções nacionais e praticantes para estágios e competições.

Depois de ontem se terem imposto na prova de velocidade, os franceses mandaram hoje na corrida masculina de keirin. Quentin Lafargue foi o mais veloz, beneficiando de ter um lançador de luxo para o sprint, o multimedalhado Grégory Baugé. O segundo classificado em keirin foi o italiano Luca Ceci (ASD Giovanile Albert) e o checo Tomas Babek fechou o pódio.

Os holandeses, que, nas jornadas anteriores já tinham vencido em scratch e em omnium, foram hoje os mais fortes na corrida de perseguição por equipas. O quarteto formado por Jan Willem van Schip, Joost van der Burg, Roy Pieters e Theo Bos superiorizou-se aos lusos João Silva, Ivo Oliveira, Rui Oliveira e João Matias.

Ainda na categoria de elite, mas no setor feminino, este domingo assistiu ao despique apertado despique pelo triunfo em keirin. Katy Marchant (Seleção da Grã-Bretanha) ganhou, diante de Sandie Clair (Seleção de França) e da belga Nicky Degrendele (Topsport Vlaanderen).

Em paralelo com as corridas pontuáveis para o ranking internacional, o Troféu CAR Anadia foi palco da competição de omnium para cadetes, masculinos e femininos, com o intuito de promover a pista junto dos clubes e dos jovens praticantes nacionais.

O vencedor do concurso de omnium foi Francisco Duarte (Acreditar/UDO/Malveira), que coleccionou 202 pontos, sendo seguido por Carlos Salgueiro (ACD Milharado/EC Manuel Martins), com 195, e por Francisco Marques (ACD Milharado/EC Manuel Martins), com 193. Maria Martins (ACD Milharado/EC Manuel Martins) foi a cadete mais forte, com 206 pontos, mais 13 do que a colega de equipa Raquel Rodrigues. A terceira, com 185, foi Maria Gonçalves (Acreditar/UDO/Malveira).

O Troféu Litério Marques, nos dias 19 e 20 de dezembro, será a próxima competição de classe 1 internacional a realizar-se no Velódromo Nacional.

Parceiros