III TRILHO DE S. TOMÉ ’16

A terceira edição do Trilho de S. Tomé’ 16, uma prova de trail irá decorrer no dia 24 de Julho de 2016 e encontra-se enquadrada nas festas em Honra a S. Tomé, sendo esta a mais tradicional é a mais antiga festa do concelho da Figueira da Foz.
Trilho de S. Tomé’ 16 é uma organização da equipa Mountain Trails em parceria com o Município da Figueira da Foz, com a Junta de Freguesia de Ferreira-A-Nova e com o Centro Social Paroquial de Ferreira-A-Nova.
Ferreira-a-Nova as origens
O ribeiro de Faja, enriquecido com as águas dos ribeiros de Toscana, Tromelgo, Zurrão e Vale de Liceia, esteve certamente na origem do povoamento desta úbere região.
Apesar da ascendência normanda e árabe, Ferreira-a-Nova consolidou a sua povoação a partir do reinado de D. Afonso Henriques. Documentos históricos vão dando noticia desta aldeia, designada como “Ferreira de Santa Eulália-a-nova”, “.S’anta Eulália da Ferreira-a-Nova” ou, simplesmente, “Ferreira-a-Nova”.
De acordo com a opinião de alguns esclarecidos, o topónimo “Ferreira” parece dever-se a uma homenagem feita aos ferreiros que, no passado, habitaram esta zona da Gândara.
Não obstante, com o passar do tempo, “-a-Nova” foi anexada ao topónimo original, talvez por ser considerada a primeira a ter aquela denominação.
Trilho de S. Tomé’ 16
Esta edição do Trilho de S. Tomé’ 16 é solidária, os fundos angariados revertem integralmente para o Centro Social e Paroquial de Ferreira-a-Nova, e é composta por uma prova longa (aproximadamente 25 kM), uma prova curta (aproximadamente 15 kM), e por uma caminhada (aproximadamente 12 kM).
A prova principal, TRAIL terá início às 9:00h, irá percorrer estradões asseiros e pequenos trilhos de terra batida, na distância aproximada de 25 Km e com 340 metros de desnível acumulado positivo, com início e fim em frente à Igreja Matriz de Ferreira-a-Nova.
O MINI-TRAIL terá início às 9:30h e terá cerca de 15 Km, tendo início dentro das instalações da empresa Helenos, S.A. e fim em frente à Igreja Matriz de Ferreira-a-Nova.
A CAMINHADA terá início logo após a partida do TRAIL e terá cerca de 12 Km, tendo início e fim em frente à Igreja Matriz de Ferreira-a-Nova.
As Provas de TRAIL e MINI-TRAIL fazem parte do Circuito Distrital de Trail de Coimbra, ADAC.
Os percursos não têm grande desnível, são praticamente planos e são compostos essencialmente por estradões asseiros, pequenos trilhos de terra batida e ribeiros e terão passagens obrigatórias pela Lagoa das Querídas, pela mítica Quinta de Fôja e pela fantástica “Ilha dos Caralhos”.
No final haverá uma zona de banhos e um último abastecimento (almoço) com caldo verde, bifana e cerveja.
Inscrições aqui.
Regulamento aqui.
Mais informação na página do evento no Facebook aqui.