Jornada positiva para equipas portuguesas na Europa

Num sábado de competições europeias, as equipas portuguesas tiveram praticamente perfeitas. Em nove partidas, oito das equipas que representam Portugal venceram, apenas com o Valongo a lograr apenas um empate, ainda assim valoroso.

Liga Europeia
A participação das equipas portuguesas na principal prova europeia de clubes, passou praticamente por um raio pequeno em torno do Porto. Em Fânzeres, “casa” pontual do FC Porto, os azuis-e-brancos receberam e venceram o atual campeão europeu com um golo solitário, mas suficiente, de Reinaldo Garcia.
Em Valongo, a jovem equipa de Paulo Pereira recebeu a experiente equipa do Forte dei Marmi (campeã italiana) e, pese ter estado em vantagem, não evitou o empate final a cinco. Um pouco mais longe, em Oliveira de Azeméis, a UD Oliveirense bateu o Liceo por 4-2.
De sublinhar a excelente moldura humana registada nos três pavilhões, em particular em Oliveira de Azeméis, onde o Dr. Salvador Machado – palco do próximo europeu de seleções – encheu.
Já em Itália, o SL Benfica deu um passo decisivo rumo ao apuramento com uma vitória por 2-8 sobre outro candidato. Os encarnados venceram o Bassano e complicaram as contas dos italianos.
Porto, Benfica e Oliveirense lideram os respetivos grupos só com vitórias. O Valongo é terceiro no grupo C mas a apenas três pontos do líder Forte e ainda com três jornadas para jogar.

Fase de grupos – 3ª jornada
Grupo A: FC Porto 1-0 FC Barcelona (Esp)
Grupo B: Bassano (Ita) 2-8 SL Benfica
Grupo C: AD Valongo 5-5 Forte dei Marmi (Ita)
Grupo D: UD Oliveirense 4-2 HC Liceo (Esp)

Taça CERS
Na Taça CERS, com o detentor do título, Sporting CP, isento e à espera de adversário, as três equipas portuguesas em competição não sentiram dificuldades de maior num triplo duelo com formações austríacas. O OC Barcelos venceu no sábado o Villach por 1-16 depois de na véspera – em virtude do problema com a bagagem austríaca na data inicialmente agendada para a primeira mão – ter vencido por 16-2. Também na Áustria, a AJ Viana venceu por 3-6, ao passo que o HC Turquel recebeu e venceu o Wolfurt por 8-3.

A equipa da Aldeia do Hóquei defronta agora o finalista vencido da última edição, Reus, naquela que será a “fava” dos oitavos-de-final. A Juventude de Viana também não deverá ter tarefa fácil com os espanhóis do Vilafranca, que estão a surpreender na OK Liga, enquanto que OC Barcelos (com o Coutras) e Sporting CP (Cronenberg) deverão impor a sua maior valia com mais ou menos dificuldade.

16-avos-de-final, 1ª mão
OC Barcelos 16-2 Villach (Aut)

16-avos-de-final, 2ª mão
Villach (Aus) 1-16 OC Barcelos
Turquel 8-3 Wolfurt (Aus)
Dornbirn (Aus) 3-6 AJ Viana

Oitavos-de-final
OC Barcelos vs US Coutras (Fra)
Cronenberg (Ale) vs Sporting CP
HC Turquel vs Reus D (Esp)
AJ Viana vs CP Vilafranca (Esp)

Women’s Cup
Na competição feminina, que arrancou este fim-de-semana, o Benfica iniciou a defesa do título da melhor maneira ao vencer o Matera. De regresso ao palco do último campeonato da europa feminino, as encarnadas venceram por 1-4.

Em Coimbra, a Académica registou também uma excelente vitória, ao bater as vice-campeãs europeias do Manlleu por 4-3.

A tarefa das estudantes não será fácil no jogo da segunda mão na Catalunha, mas pode ser escrita mais uma página brilhante do hóquei patinado nacional, com o apuramento de duas equipas femininas para os quartos-de-final.

Oitavos-de-final, 1ª mão
AA Coimbra 4-3 CP Manlleu (Esp)
Matera (Ita) 1-4 SL Benfica

Texto e foto de: FPP

Parceiros

Deixe uma resposta